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Inovação | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Aprenda a tomar decisões assertivas baseadas em dados

Com o data driven você consegue tomar decisões de sucesso voltadas especificamente ao objetivo da sua empresa.

· 23/08/2023 · Atualizado em 07/12/2023
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Com a competitividade se tornando mais feroz no mercado, as empresas precisam encontrar maneiras para se diferenciar da concorrência ao mesmo tempo em que conquista novos clientes e mantem seus antigos.

Nesse contexto, a tomada de decisão baseada em dados (data driven) tem se mostrado uma estratégia fundamental para destacar a sua empresa no mercado.

O data driven é uma prática que consiste em colher e filtrar informações, a partir de indicadores verificáveis, que serão analisadas pelo gestor, essa análise vai ajudar a analisar padrões, números e estatísticas que irão auxiliar nas decisões de modo a torná-las mais assertivas.

Mas por que os dados são importantes para o marketing da empresa?

A ideia é que o data driven permita a visualização do aumento de vendas, comparado à geração de engajamentos para qualificar melhor os leads – visitantes que se mostram interessados pela marca e preenchem formulário para serem contatados novamente.

Quando o visitante se mostra interessado pelo que a empresa tem a oferecer, é necessário coletar dados de movimento e interpretar os sinais, só assim a sua empresa vai conseguir entender as probabilidades de geração de leads e possível cliente para o futuro.

A quantidade de dados diários presentes nos ambientes de interação de clientes e potenciais clientes é vasta, por isso, é importante coletar dados para atrair e reter esse público. São exemplos desses dados:

Segundo estudos realizados pelo Capgemini Research Institute, as empresas que se baseiam em dados tendem a obter 70% mais receita por funcionário e 22% mais lucro.

A importância dos dados nas decisões reflete na consistência e crescimento da empresa, com a criação de novas oportunidades para gerar receita, prever tendências, otimizar esforços operacionais e pensar em insights para ações que podem ser executadas.

Com o desenvolvimento de softwares, a análise de dados tem se tornado cada vez mais acessível, isto porque são apresentados dashboards bastante intuitivos para facilitar o trabalho dos colaboradores. A partir disso, a análise se tornou quantitativa e qualitativa.

A análise quantitativa se refere aos números e estatísticas (mediana, desvio padrão e outros modelos), já a qualitativa foca em informações que não são mensuradas através de números ou métricas, como entrevistas, vídeos e impressões, basicamente tudo aquilo que as pessoas pensam a respeito das ações da empresa.

A tomada de decisões baseadas em dados é importante para evitar o fenômeno conhecido como ‘HiPPO’, termo em inglês que descreve a tendência de a tomada de decisões ser repassada para aqueles que estão no topo da hierarquia, mesmo que não tenham qualificação para tal.

Resumindo, quais são os benefícios do data driven?

Confiabilidade na tomada de decisões

As decisões baseadas em dados têm como características principais sua racionalidade e objetividade, elas não dependem de emoções e meras opiniões, por isso são mais persuasivas. Assim, suas decisões serão muito mais assertivas.

Possibilidade de prever

Os dados quando apurados com eficiência, podem ser grandes aliados na predição de possibilidades e acontecimentos que sejam passíveis de impactar a empresa e então permitir que os gestores coloquem em prática ações preventivas.

Melhora a experiência de compra

Os dados ajudam a transformar a jornada de compras do cliente e acrescenta positivamente na experiência do usuário. E ao perceber o esforço da empresa em oferecer uma experiência de qualidade, o cliente se tornará mais cativado e envolvido com a marca.

Otimização de processos

Os dados facilitam a comunicação, compreensão e integração entre os times envolvidos, auxiliando na agilidade, precisão e praticidade das atividades.

E como colocar o data driven em prática?

Engaje os colaboradores

Implantar uma nova política requer tempo e cuidado, é preciso deixar os colaboradores cientes da importância da prática e como isso vai beneficiar todos os processos da empresa. É preciso realizar treinamentos e reuniões de conscientização.

Utilize ferramentas de automação

A tecnologia é a maior aliada para ajudar na análise dos dados, facilitando todo o procedimento e tornando-o mais palpável.

Dados acessíveis para todos

Além de engajar os colaboradores, é importante que eles saibam com quais dados estão lidando e que tenham acesso a todos os dados disponíveis, sendo uma fonte de informação e confiabilidade.

Defina responsáveis pela gestão de dados

Ter pessoas capacidades para coordenar as atividades é imprescindível, afinal, é preciso ter uma equipe muito bem-preparada para lidar com dados ricos em potencial.

Preserve os dados dos clientes

Embora os dados sejam importantes para o crescimento da empresa, é mais importante ainda proteger as informações dos clientes. Para isso, você precisa observar a Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD.

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