O cartão de produtor rural é um serviço disponível e indispensável a todos os produtores do agronegócio.

Maikon Richardson
· Atualizado em 12/09/2025
O que é o cartão de produtor rural?
O cartão de produtor rural é fundamental para quem trabalha ou deseja ser um produtor do campo.
Os motivos englobam diversos benefícios e facilidades para investir em recursos que contribuem para o crescimento de um agronegócio.
Se você está começando a empreender nessa área e ainda não tirou o seu cartão do produtor rural, neste artigo você vai ver o quanto este documento pode te ajudar a resolver inúmeros problemas, desde a desburocratização na hora de buscar capital até a emissão de documentos.
Com ele, é possível conseguir linhas de crédito para pagamento com maior tempo de carência, juros reduzidos, até isenção em impostos, como o ICMS para quem produz produtos hortifrúti, por exemplo.
Ele também permite a emissão de notas fiscais, o que dá mais segurança para as vendas e a contabilidade do empreendedor, evitando problema com a Receita Federal.
Se você deseja emitir o seu cartão de produtor rural, mas ainda tem dúvidas sobre como fazer este procedimento, continue com a leitura deste artigo.
Como diz o nome, o cartão de produtor rural é um serviço disponível a todos os produtores do agronegócio, que devem fazer o cadastro na Secretaria de Fazenda do Estado onde atuam.
Com este documento, o produtor rural tem a possibilidade de acesso a diversos serviços e benefícios. Entre eles estão:
- Consulta de documentos;
- Retirar Guia para Trânsito Animal (GTA);
- Emissão de documentos;
- Pagamento de taxas;
- Emissão de Nota fiscal.
Ou seja, o cartão é como se fosse um CPF de seu negócio, comprovando a sua atuação como produtor rural. Ele é o início da vida no setor rural, onde a atividade é reconhecida de forma legal.
O documento facilita o acesso a recursos essenciais para a sua produção, incluindo recursos financeiros para compra de materiais, mão-de-obra, ração, adubo, entre outros itens necessários.
Como funciona?
Através do cartão, o produtor rural terá acesso à Plataforma de Gestão Agropecuária, obtendo acesso ao banco de dados nacional, através da internet. Logo, independentemente de onde você esteja e do horário ou dia, será possível acessar a plataforma eletrônica, de forma simples e segura, e ter em mãos os serviços necessários.
Outra facilidade do cartão é que o produtor pode solicitar documentos acessando a plataforma, e não precisará se deslocar ao órgão responsável para ter acesso a essas solicitações, tudo isso com a ajuda da tecnologia.
Assim, o produtor poderá otimizar seu tempo, sem ter que passar pelos processos burocráticos, e de forma rápida resolver suas demandas. E focar em outras questões e sua produção.
A facilidade do acesso aos serviços é uma grande alternativa para quem trabalha como produtor rural, que tem as informações necessárias para a regularização e impulsionamento de seus negócios.
Como obter o cartão?
Para obter o cartão, o produtor rural precisa estar cadastrado na Agência de Defesa Agropecuária (Diagro). Este é o primeiro passo que deve ser feito na agência. Lá, todos os procedimentos serão orientados.
O cadastro permite que o Estado saiba quantos estabelecimentos e produtores rurais existem em uma determinada área, facilitando, de forma ágil, o agrupamento desses produtores em seus respectivos estabelecimentos.
Assim, para iniciar o cadastro, o produtor deve estar munido dos seguintes documentos:
- Carteira de Identidade;
- CPF;
- Comprovante de Endereço;
- Cópia da Escritura do terreno usado para a produção (caso seja proprietário);
- Contrato de Arrendo do terreno (caso seja de terceiros), com número da matrícula, dados da escritura, período usado e assinatura do proprietário, reconhecida em cartório;
- Matrícula atualizada do imóvel;
- Comprovante de pagamento do ITR (Imposto Territorial Rural) e CCIR (Certidão de Cadastro do Imposto Rural).
Portando toda a documentação, que deve estar regularizada, um formulário será respondido e no prazo de até 3 dias úteis, a ficha de inscrição está completa.
Posteriormente, o produtor rural pode solicitar a emissão do cartão e aguardar o prazo para a entrega, que é, em média, de 3 dias úteis.
Vale lembrar que será cobrada uma taxa anual pelo cartão. Para saber o valor, é necessário comparecer até à Secretaria da Fazenda de seu estado.
Quais as vantagens do cartão?
Emitir o cartão de produtor rural é muito vantajoso para o seu negócio, porque além de estar regularizado na Receita, também facilita o acesso a serviços importantes para o empreendimento.
Abaixo, reunimos as cinco principais vantagens para o produtor que emite o cartão. Acompanhe:
Mão-de-obra legalizada
As questões trabalhistas de mão-de-obra são simplificadas com o cadastro e o cartão de produtor rural, possibilitando que você siga todos os procedimentos legais para a contratação de forma simples e descomplicada, auxiliando a manter tudo em ordem para você.
Assim, você não terá que se preocupar com pendências na Justiça do Trabalho e ainda conseguirá uma economia considerável de tempo e custos na hora de contratar os seus trabalhadores.
Compra de veículos facilitada
Os veículos são muito importantes na produção rural e, por isso, existem condições especiais para a compra deles destinada aos serviços no campo.
Com o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), o produtor rural cadastrado consegue financiar veículos como:
- tratores e maquinários;
- veículos de carga;
- isotérmicos;
- caminhões;
- reboques e semirreboques;
- graneleiros.
Isso, além de outros veículos que se enquadrem dentro da atividade rural. Outro programa que facilita essa compra é o Plano do Fazendeiro, linha de crédito com juros menores e descontos exclusivos para os produtores.
Linhas de crédito
Seguindo o assunto de linhas de crédito, essa é outra grande vantagem para quem tem o cartão de produtor rural.
Esses incentivos financeiros ajudam os produtores na expansão do negócio, investindo em materiais e, também, na inovação tecnológica, que está cada vez mais presente no campo.
Mas esses investimentos costumam ter um alto custo, por isso, os programas de financiamento permitem que os produtores tenham acesso mais rápido ao avanço em sua produção, e com facilidade de pagamento.
No momento de buscar um financiamento para o seu empreendimento, é necessário ver qual melhor se encaixa na sua realidade.
Atualmente, diversas linhas de crédito estão disponíveis aos usuários do cartão, atendendo a várias necessidades distintas.
Tipos de créditos
Existem vários tipos de crédito para os produtores rurais, aqui elencamos alguns principais, segundo publicação do blog desenvolvedor do aplicativo Aegro, especializado em auxiliar negócios rurais: custeio, comercialização, investimento e industrialização.
Veja mais informações sobre cada um deles logo abaixo:
Crédito de custeio
O crédito custeio, como o próprio nome já indica, é utilizado para pagar atividades rurais que podem ser agrícolas ou pecuárias, como, por exemplo, a compra de adubos e fertilizantes e tratamentos diversos.
O crédito pode ser acessado individualmente ou por meio de cooperativas.
Crédito de comercialização
Essa linha de crédito auxilia na venda dos produtos e proporciona as seguintes vantagens: pré-comercialização, desconto de duplicata rural e emissão da nota promissória rural.
Essa modalidade pode ser utilizada para financiar estocagem e proteger preços de risco no mercado.
Crédito de investimentos
O crédito de investimentos é uma ótima opção para quem quer aumentar a produção e, claro, a competitividade. Os investimentos podem ser fixos ou semifixos em bens e serviços.
Se você está pensando em reformar o seu negócio, iniciar obras como construção de açudes, instalações, compra de maquinário e equipamentos, obras de irrigação e drenagem, você pode optar por essa linha de crédito.
Crédito de industrialização
Essa linha de crédito é utilizada para a industrialização dos produtos do campo com a obrigatoriedade de beneficiar pelo menos 50% da produção da própria fazenda.
O capital pode ser usado para atividades como secagem, pasteurização e compras de insumos.
Para ter acesso a uma das linhas de crédito, você precisa reunir os documentos de microempreendedor rural e elaborar o seu projeto de crédito rural, documento que você precisa levar aos bancos e instituições governamentais.
Vantagens da redução de burocracias com o cartão do produtor rural
A redução da burocracia não acontece só quando o assunto é linha de crédito.
Com o cartão, fica bem mais fácil comprovar os rendimentos e ainda é possível ter uma maior simplificação no registro de funcionários que trabalham na propriedade.
Como você viu ao longo desse artigo, o cartão de produtor rural faz toda a diferença na vida do trabalhador do campo.
Assim, saber todos os procedimentos necessários para a emissão é fundamental para quem atua nessa área e quer ser mais competitivo, com maior crescimento e organização.
O documento dá praticidade e legalidade para a produção e otimiza a gestão do negócio rural, com facilidades de recursos e investimentos para sua expansão e profissionalismo.
O empreendedorismo no campo cresce a cada dia mais e o pequeno produtor pode e deve acompanhar esse crescimento.
Para isso, basta ficar atento às novidades, atualizações e tecnologias disponíveis para auxiliar a atividade de produção rural.
Tem sempre uma informação nova e de qualidade que pode ajudar você a ir mais longe. Que tal baixar uma cartilha do Sebrae com várias informações úteis para quem é produtor ou produtora rural? É só clicar aqui!
Se você quer mais conteúdos voltados a produtores rurais, não deixe de acompanhar o nosso site e busque mais informações presencialmente com nossos consultores! O Sebrae no Amapá tem prazer em atendê-lo.
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Perguntas e respostas sobre: Marketing de Experiência
1. O que são eventos de experimentação? É uma nova ferramenta do marketing? R= Não é ferramenta nova. Ela está sendo cada vez mais utilizada e já existe há muito tempo. O que é novo é a forma de experimentação e compreensão para saber que o grau de resíduo de experiência das pessoas é maior do que elas leem ou escutam. Como ferramenta de comunicação é preciso reter esta informação. O conceito é velho, mas ganhou corpo com nas diversas ações promocionais, e é preciso ser diferente para mostrar esta experiência. Está sendo usada cada vez mais. Usamos em todo o tipo de produto ou serviços, sem distinção. Portanto, basicamente, o marketing de experiência é utilizar a emoção dos clientes para conquistar, engajar e fidelizá-los. 2. Como surgiu a ideia deste trabalho? R= É uma tendência que já existe. Várias marcas possuem necessidade de imergir na mente das pessoas. É uma forma de descobrir por si só o é bom pra elas. Seja qual público for, começou com jornalistas, mas hoje serve para qualquer público. 3. Como é realizada a abordagem para evitar as experiências de uma determinada marca? R= São diversas maneiras de fazer isso. Uma empresa de seguros, por exemplo, ao invés de comunicar a substituição de carro, ela faz você sentir isso. Ela leva um carro para que você experimente o serviço, antes mesmo de precisar dele. Sem a necessidade, a ideia fica retida na hora da escolha. Muda o produto, não lembrança. Muda também a maneira de você fazer. 4. Qual é o resultado das pesquisas através do marketing de experiência? R= Vai além da efetivação da venda, da fidelização da marca. Além de gerar novas compras, o que é mais importante e a mais concreta: o público efetivamente degustar determinado item, experimentam de forma prática. Não fica apenas na abstração conceitual de vivência. É capaz de formar uma opinião, após entender e analisar. 5. As marcas mais conhecidas possuem menos resistência à experimentação? R= Não necessariamente! Temos que lembrar que a experiência mostra que é preciso ir além. Mas o que deve ser levado em conta é o produto ou serviço, o que representa em conceito de vida? O que o produto leva em si? A diferença é isso. As menos conhecidas tem realizado ótimos ações e são bem percebidas. O consumidor é mais exigente hoje! Uma ação e são bem estruturada faz com que as pessoas sejam mais curiosas, o consumidor está mais maduro. 6. O que é mais relevante para a realização do marketing de experiências? R= Depende para quem, para cada consumidor existem um objetivo claro: venda efetiva, ou, uma simples promoção de marca institucional. Depende do que cada marca almeja. Vale para qualquer tipo de objetivo. Seja ação de venda para incremento ou posicionamento da marca. A experiência e muito bem vinda para o consumidor. A relevância é sempre muita alta. Se for muito bom o consumidor responde de imediato, se for ruim, também. 7. Qual é o diferencial criativo da utilização do marketing de experiência em campanha promocional? R= Depende muito de cada promoção, mas sempre tem que vir alinhada como a marca. Para a tecnológica, deve ser voltada para isso, por exemplo. É sempre um grande desafio. Cada cliente tem um objetivo com a sua ação ela não é única. Mesmo sendo de segmento idêntico, a expectativa é formula de lidar. Isso é o legal da coisa. Se existisse seria muito mecânica. É isso que faz as ações, as experiências serem diferente a cada vez. 8. Então depende de produto? R= Sim! O consumidor é muito exigente, não quer perder tempo com algo banal, mas sim, que agregue que seja relevante, faça surpreender. Mesmo com um plano de marketing de experiências. É muito possível e não tem qualquer limitação. Seja em evento, ação promocional, endomarketing ou em um anúncio de mídia tradicional em que o cliente quer um contato além da página. 9. Como é conhecer uma marca produto ou serviço através de experimentação. R= É muito positivo. Na maioria das vezes sempre surpreende. Como resultado efetivo de venda é onde aparece mais. É difícil não alcançar o objetivo. As pessoas se encantam com o que foi oferecido, proposto e efetivado. O marketing de experiência ele é a mistura de todas as sensações pelas quais um cliente passa, desde quando era um desconhecido à marca até se tornar um cliente fiel. 10. É feita alguma pesquisa de público antes, para saber se existe interação com a marca antes da imersão? R= É realizada uma pesquisa, mas depende do tempo que se tem para ação. Mas é sempre feita para que seja mais assertivo. Sempre junto com o cliente que conhece muito do público dele. Alinha-se a ação para minimizar os efeitos e vamos para a rua testar o retorno que é rápido. Se a ação pensada, planejada, ela também, pode ser um tiro no pé, pois o retorno é muito imediato. Felizmente, conosco nunca ocorreu, mas existe no mercado ação que não deram certo. É tudo ao vivo.
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O que um MEI pode fazer?
Entenda o que é ser um MEI As pessoas que trabalham por conta própria, mas querem se legalizar como: Pequenos empresários; Com carga tributária mais baixa, e; Acesso a benefícios como a Previdência Social. Então, para essas pessoas é destinado o MEI. A lei que regulamenta o setor do MEI, foi aprovada no ano de 2008. Desde então, milhares de autônomos deixaram a informalidade e começaram atuar com suas pequenas empresas dentro da lei. Para se tornar um MEI é preciso seguir algumas regras Não pode ter faturamento acima de R$ 81 mil por ano; A lei não permite que ele tenha várias empresas ao mesmo tempo; O MEI trabalha sozinho, ou pode ter um empregado que receba um salário mínimo ou o piso da categoria. O MEI não precisa pagar os tributos federais, pois ele automaticamente é enquadrado no Simples Nacional, esse regime tributário simplificado reúne oito impostos e o MEI é isento, são eles: Imposto de Renda; PIS; Cofins; IPI, e; CSLL. O MEI paga apenas um valor fixo mensal que varia para cada setor: Comércio ou na indústria valor de R$ 45,00 (quarenta e cinco reais); Prestação de serviços R$ 49,00 (quarenta e nove reais); Empresas de comércio e serviços R$ 50,00 (cinquenta reais). Estes valores serão usados na Previdência Social e no pagamento de ICMS ou ISS. Saiba mais Agora que você já sabe um pouco sobre o que é ser um MEI, acesse o Portal do Empreendedor para realizar os serviços disponíveis para MEI.
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Indicações de clientes: Uma poderosa ferramenta para empresa
As indicações de clientes são ferramentas fundamentais para a aquisição de clientes novos para seu negócio. Um cliente ao fazer uma indicação espera que você entregue o serviço com qualidade, pois não é só a reputação da sua empresa que estará em jogo, e sim o nome dele também. Por conta disso, as indicações não poderão ser tratadas ou feitas de qualquer maneira. Primeiro construa uma relação forte e de confiança com seu cliente, depois disso você pode pedir esse “favor” para ele, se seu serviço for bom ele se tornará um verdadeiro defensor de sua marca. Os clientes que fazem indicações querem que as outras pessoas tenham a mesma experiência positiva que eles tiveram ao contratar sua marca. Então, Construa uma relação forte e próxima com seus clientes, fazendo com que eles se sintam próximos da empresa, assim se sentirão motivados a falar da empresa e indicarão para amigos, familiares e até mesmo desconhecidos. Pense nos seguintes pontos antes de pedir indicações para seus clientes: O que você poderá proporcionar para que seus clientes se sintam motivados a indicar sua empresa? Ex: Poderia ser uma experiência incrível de serviços? Acesso especial dentro da empresa? Surpreender com algo a mais do que o esperado pelo cliente? Uma cortesia? Todos seus clientes estão dispostos a lhe indicar? Será que focar em poucos clientes que realmente estão dispostos a indicar a marca não seria melhor do que desperdiçar tempo e dinheiro com muitos que não estão dispostos a fazer isso? Você está gerenciando certo para ganhar escalabilidade, credibilidade dos seus clientes? Antes de criar programas de indicações pense nesses pontos, isso ajudará sua marca a ter bons resultados. O papel do marketing de indicações é eficiente, porque é direcionado a seus clientes qualificados e se baseiam na confiança repassada pela empresa. Não se esqueça de oferecer várias maneiras para que o seus clientes possa indicar o sua empresa ou marca ou produto para seus conhecidos. Ao criar um programa de indicações, lembre-se que ele deve ser acessível e facilmente compartilhável pelos usuários. Pode ser um simples formulário de contato ou até mesmo um email para que haja o feedback do seu cliente ou seu futuro cliente. Para isso deve ser desenvolvido cuidadosamente um monitoramento da equipe responsável pelo marketing da empresa, para que possam entender, prever e gerenciar de maneira eficiente as necessidades dos clientes . Invista tempo e dinheiro em programas estruturados e os resultados. Você verá que valerá a pena. O marketing de indicação dá resultados, porque além de ser gerado pela confiança é totalmente direcionado ao público-alvo da empresa. Veja dois programas de indicações que fornecem ferramentas que aumentam a produtividade da sua empresa, como e-mail profissional, armazenamento on-line, agendas compartilhadas e reuniões por vídeo, chat ao vivo, entre muitos outros recursos. G Suite e Pipz. Mas antes, faça o curso gratuito de "Atendimento ao cliente" no Portal Sebrae, com duração de 15 horas, e, aprenda boas maneiras no atender bem seus clientes. Por Maikon Richardson Especialista em Gestão de Pequenos Negócios /** * RECOMMENDED CONFIGURATION VARIABLES: EDIT AND UNCOMMENT THE SECTION BELOW TO INSERT DYNAMIC VALUES FROM YOUR PLATFORM OR CMS. * LEARN WHY DEFINING THESE VARIABLES IS IMPORTANT: https://disqus.com/admin/universalcode/#configuration-variables*/ /* var disqus_config = function () { this.page.url = PAGE_URL; // Replace PAGE_URL with your page's canonical URL variable this.page.identifier = PAGE_IDENTIFIER; // Replace PAGE_IDENTIFIER with your page's unique identifier variable }; */ (function() { // DON'T EDIT BELOW THIS LINE var d = document, s = d.createElement('script'); s.src = 'https://www-ap-sebrae-com-br.disqus.com/embed.js'; s.setAttribute('data-timestamp', +new Date()); (d.head || d.body).appendChild(s); })(); Please enable JavaScript to view the comments powered by Disqus.
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