É uma opção para empreendedores que desejam abrir um negócio diferente e com a receita pronta para o sucesso e apoio logístico.

A abertura
O primeiro passo para se abrir uma franquia é conhecer e entrar em contato com a administração do setor desejado (também denominado como franchising). A empresa dará a você o direcionamento necessário para adquirir uma filial na sua cidade.
O processo seguinte depende do franqueador ou consultor. Este analisará o pedido de franquia, fará entrevistas com o candidato para saber se este se adequa ou não ao perfil, consultará referências, e etc.
Quando o contrato for fechado, o franqueado deve solicitar ao consultor uma lista de próximos passos e esclarecimentos a respeito do negócio. É importante também ter acesso aos principais contatos para casos de dúvidas e suporte até a data da inauguração da franquia.
Mas, lembre-se, a franquia não é uma empresa sua, logo, a matriz pode exigir que você abra uma empresa, como sociedade anônima, por exemplo, para que se possa dar andamento ao processo de aquisição da marca.
Segundo passo
Formalizadas as questões contratuais da franquia, você seguirá o processo de abertura da sua empresa em sua cidade:
- Obter CNPJ: como obter o Documento Básico de Entrada (DBE), que permite obter o cadastro na Receita;
- Alvarás do Corpo de Bombeiros e Prefeitura de Macapá ou da cidade em que você reside;
- Abertura do negócio na Junta de Comércio do Amapá e na Receita Estadual (Sefaz), entre outros.
O franchising é responsável hoje por mais de 777 mil empregos diretos gerados no Brasil e tem como responsável a Associação Brasileira de Franchising (ABF).
Confira o link abaixo para ler mais sobre o assunto:
Foi um prazer te ajudar :)