Conteúdo explicativo e resumido com exemplos de melhorias e benefícios que o profissional imobiliário tem ao se regularizar, e um passo a passo.

EDINO NASCIMENTO GALENO
· Atualizado em 06/10/2023
Formalização
A formalização de uma empresa é o processo legalização para realizar negócios dentro da jurisdição a qual escolheu na hora de formalizá-la.
É uma obrigação legal, na maioria das jurisdições, que ajuda uma empresa a operar da forma devida e legal, oferecendo maior segurança e confiança para parceiros e clientes.
Hoje em dia, é muito comum que várias profissões, atividades e empresas se enquadrem no exercício de MEI – Microempreendedor Individual.
Essa classe foi criada para unificar impostos e formalizar, de alguma forma, aquelas classes de profissões que não possuem uma regulamentação estabelecida.
Ainda sim, para a classe de corretores de imóveis e imobiliárias, há uma regulamentação e, portanto, esses profissionais não podem ser apenas MEI.
Mas sim, precisam se formalizar como empresa de outra maneira, visto que há esta possibilidade frente a sua regulamentação profissional.
Contudo, ainda há alguns benefícios que esses profissionais e empresas podem usufruir, como o enquadro no Simples Nacional, que é um sistema simplificado para pagamentos de impostos.
Mesmo que o corretor autônomo ou imobiliária não tenha acesso ao CNPJ de MEI, eles podem, ainda assim, receber benefícios que os MEIs recebem, como é o caso do enquadro no modelo Simples.
No entanto, de uma maneira geral, vamos listar cada uma das etapas do processo de emitir CNPJ imobiliária. Veja:
- O contrato social precisa ser elaborado;
- Depois, vem a análise e registro em cada entidade da classe;
- Faz-se o cadastro na Junta Comercial;
- Faz-se o cadastro na Receita Federal;
- Faz-se o registro no Município que a empresa é aberta;
Esses são os 5 passos considerados na hora de abrir um CNPJ para corretor de imóveis ou imobiliária, e todos eles precisam ser feitos em ordem, para seguir um rito.
Obter o CNPJ para corretor de imóveis abre um leque de possibilidades e vantagens para esses profissionais, como maior credibilidade e acesso a empréstimos e financiamentos.
Neste artigo, apresentamos quais são essas vantagens e como conquistar o seu CNPJ.
Veja alguns benefícios enxergados nesse processo:
- CNPJ imobiliária traz confiança e credibilidade para o corretor;
- Emissão de notas fiscais e mais facilidade para prestação de contas;
- Usar um nome fantasia de maneira oficial;
- Benefícios financeiros para eventuais empréstimos e financiamentos;
- Desconto em veículos para frota da empresa;
- Mais possibilidades de parcerias e negócios;
- Mais motivação para o profissional imobiliário;
Imobiliária e corretores podem ter MEI?
Hoje em dia, é muito comum que várias profissões, atividades e empresas se enquadrem no exercício de MEI – Microempreendedor Individual.
Essa classe foi criada para unificar impostos e formalizar, de alguma forma, aquelas classes de profissões que não possuem uma regulamentação estabelecida.
No entanto, para a classe de corretores de imóveis e imobiliárias, há uma regulamentação e, portanto, esses profissionais não podem ser apenas MEI.
Mas sim, precisam se formalizar como empresa de outra maneira, visto que há esta possibilidade frente a sua regulamentação profissional.
No entanto, ainda há alguns benefícios que esses profissionais e empresas podem usufruir, como o enquadro no Simples Nacional, que é um sistema simplificado para pagamentos de impostos.
Mesmo que o corretor autônomo ou imobiliária não tenha acesso ao CNPJ de MEI, eles podem, ainda assim, receber benefícios que os MEIs recebem, como é o caso do enquadro no modelo Simples.
A dúvida se corretor ou imobiliárias podem, ou não, serem MEIs, começou em 2014, com a Lei Complementar 147.
Ela diz que os corretores de imóveis podem optar pelo Simples Nacional.
E isso, claro, fez com que muitos profissionais buscassem ajuda de escritórios de contabilidade para saber como proceder dali para a frente.
Então, está esclarecido: corretor de imóveis não pode ser MEI, mas pode se enquadrar no Simples Nacional.
Mas, será que realmente vale a pena abrir um CNPJ imobiliária, ou será que vale a pena continuar trabalhando de maneira “fria”?
Não só vale a pena, como é fundamental para algumas circunstâncias.
Por exemplo: Emissão de notas fiscais e mais facilidade para prestação de contas
Prestar contas para o Leão pode ser algo burocrático e chato de fazer. Porém, é fundamental.
E, mais do que isso: é primordial para que você possa continuar tocando o seu negócio sem amarras e problemas fiscais no médio e longo prazo.
De nada vale o seu esforço no hoje, se ele não estiver sendo feito de maneira organizada, legal e seguindo todas as determinações que regulamentam a profissão de corretor de imóveis ou imobiliárias.
Portanto, emitir um CNPJ imobiliária é, também, uma forma de facilitar o transporte de informações do seu negócio, até a Receita Federal, de modo que você possa continuar operando sempre.
O escritório de contabilidade que estiver trabalhando com você, terá muita facilidade para manter as coisas organizadas, a partir do momento que há, por traz, um sistema de Pessoa Jurídica emitindo notas e prestando contas.
É claro que, se você é um corretor iniciante, não precisará se preocupar com todas essas coisas.
O foco, no início, é estudar e se preparar para o mercado.
No entanto, ter em mente todos os processos burocráticos, é importantíssimo.
CNPJ Imobiliária Traz Confiança
Hoje em dia, com o mercado imobiliário evoluindo cada vez mais todos os dias, é muito importante que o corretor de imóveis possa se diferenciar e se profissionalizar o quanto antes.
E o processo de abertura de CNPJ, claro, é o passo número “zero” para isso.
Pode não parecer, mas um CNPJ vai trazer uma credibilidade muito grande para a imobiliária ou para o corretor.
Afinal, é a partir do CNPJ que o negócio pode ser visto, de fato, como uma empresa. E isso é muito importante para quem vai ser cliente no médio e longo prazo.
Basta imaginarmos a situação ao contrário: nós gostaríamos de sentir confiança em um profissional ou empresa na hora de comprar um imóvel, de modo que esta empresa realmente exista, certo?
Pois bem, isso cria um gatilho de autoridade muito importante nos prospectos, visto que eles vão se sentir mais confortáveis em confiar em alguém que está formalizado e regularizado.
O CNPJ traz verdade, confiança, segurança, maior visão de profissionalismo, entre outros aspectos importantes na hora de “mergulhar de cabeça” no mercado imobiliário.
Por exemplo, o simples compartilhamento de conteúdo em redes sociais, faz a sua credibilidade ser maior, sendo uma empresa.
Um exemplo básico de confiabilidade e credibilidade é o uso de um nome fantasia oficial e regularizado. Se você não quer envolver o seu nome no seu negócio imobiliário, saiba que isso não é necessário.
No entanto, para isso, você precisará emitir um CNPJ imobiliária e, assim, você poderá ter um nome fantasia para o seu negócio.
O nome fantasia é como se fosse uma “roupa” para a sua empresa, de modo que ela possa ser conhecida comercialmente de outra maneira.
Muitos tipos de empresas, por exemplo, levam em seu cadastro, o nome do próprio fundador ou sócio.
Só que isso, comercialmente, nem sempre é a melhor alternativa. Afinal, há estratégias de marketing para serem construídas e o nome importa bastante nesse processo.
É claro que essa questão é muito mais voltada para imobiliárias do que para corretores autônomos.
Afinal, é muito mais vantajoso para os corretores imobiliários autônomos usarem o seu próprio nome, do que um nome fantasia.
Nomes “humanos” trazem um tipo de conexão que nomes “empresariais” não trazem, que é a conexão humana. Ela é impagável e imensurável dentro do ramo dos negócios.
Nós já falamos sobre isso neste artigo aqui: Corretor: use a empatia para atrair mais clientes para a imobiliária.
Inclusive, corretores autônomos, mesmo que sendo empresas, têm o benefício de se relacionarem melhor com seus clientes, pois é de “pessoa para pessoa.
Relação Corretor e Simples Nacional
Mas afinal, o que é o Simples Nacional para corretores de imóveis?
Será que há mesmo vantagens na adesão?
Se não posso ser MEI, como posso optar pelo Simples?
Essas são as dúvidas mais comuns e, sim, geralmente a confusão acontece mesmo por causa da própria MEI.
Mas não é difícil de entender. A opção pelo Simples Nacional é obrigatória para quem é MEI, mas não você não precisa ser MEI para optar pelo Simples Nacional.
Isso significa que mesmo que não seja MEI, é possível optar pelo Simples Nacional – ou Super simples como também é chamado.
Tudo o que é preciso é que a sua empresa se enquadre na faixa de rendimentos brutos anuais. E ela é bem generosa.
O Simples Nacional nada mais é do que uma forma de arrecadação, fiscalização e cobrança dos tributos aplicáveis às ME e EPP.
Mas o programa só atende empresas com renda bruta anual igual ou inferior a R$ 360 mil (para Microempresas) e de R$ 360 mil a R$ 3,6 milhões (para Empresas de Pequeno Porte).
Se a sua imobiliária se encaixa nesse perfil, você pode optar pelo Simples Nacional para corretores.
As vantagens são bem significativas.
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4 benefícios de uma consultoria digital para o seu negócio
Ter apoio de uma Consultoria de Marketing Digital no seu negócio é a melhor maneira para implementar sua estratégia e alavancar sua empresa para o sucesso. Veja os principais benefícios para contar com a ajuda de uma Consultoria de Marketing Digital: 1 - Conhecimento geral da mecânica do Marketing Digital. Entenda o princípio Marketing Digital: Atrai o tráfego para seu site; Dar aos potenciais clientes uma razão para baixar seus conteúdos ou solicitar orçamentos; Nutri-los com conteúdo para se transformarem em clientes, etc. A consultoria de Marketing Digital, garante que sua estratégia funcione de maneira correta e gere bons resultados ao final do processo. 2 - Sua empresa vai contar com o apoio de uma equipe com experiência no ramo! Uma consultoria de Marketing Digital com consultores experientes em diversas áreas pode oferecer ao seu negócio formas diferentes para obter bons resultados nos mais diversos tipos de mercados. Com a experiência dos consultores, isso será de grande valor quando sua empresa precisar criar táticas para melhorar no retorno de suas ações dos seus negócios. 3 - Contar com um planejamento adequado para sua empresa. Contar com uma consultoria de fora, que seja extremamente dedicada no planejamento que sua empresa necessita será de extrema importância para o desenvolvimento da sua estratégia. 4 - Diminuir os custos nos investimentos Com a ajuda de uma consultoria você reduz os custos com Marketing. Um consultor é estudado para atuar nesse seguimento, diminuindo custos e gerando novos investimentos para sua organização e para obter melhores resultados, sua empresa precisa ter um setor completo com: Redator de conteúdo; Perito em SEO; Gestor de Tráfego pago; Web designer; Analista de mídias sociais, etc. Além do Marketing Digital impulsionar o crescimento dos seus negócios, ele também custará menos do que outras estratégias. Saiba mais Gostou do nosso artigo? Saiba o que mais o Sebrae pode oferecer-lhe e seu negócio, acompanhe as novidades do Portal Sebrae Amapá e busque uma consultoria adequada para seu negócio.
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Indicações de clientes: Uma poderosa ferramenta para empresa
As indicações de clientes são ferramentas fundamentais para a aquisição de clientes novos para seu negócio. Um cliente ao fazer uma indicação espera que você entregue o serviço com qualidade, pois não é só a reputação da sua empresa que estará em jogo, e sim o nome dele também. Por conta disso, as indicações não poderão ser tratadas ou feitas de qualquer maneira. Primeiro construa uma relação forte e de confiança com seu cliente, depois disso você pode pedir esse “favor” para ele, se seu serviço for bom ele se tornará um verdadeiro defensor de sua marca. Os clientes que fazem indicações querem que as outras pessoas tenham a mesma experiência positiva que eles tiveram ao contratar sua marca. Então, Construa uma relação forte e próxima com seus clientes, fazendo com que eles se sintam próximos da empresa, assim se sentirão motivados a falar da empresa e indicarão para amigos, familiares e até mesmo desconhecidos. Pense nos seguintes pontos antes de pedir indicações para seus clientes: O que você poderá proporcionar para que seus clientes se sintam motivados a indicar sua empresa? Ex: Poderia ser uma experiência incrível de serviços? Acesso especial dentro da empresa? Surpreender com algo a mais do que o esperado pelo cliente? Uma cortesia? Todos seus clientes estão dispostos a lhe indicar? Será que focar em poucos clientes que realmente estão dispostos a indicar a marca não seria melhor do que desperdiçar tempo e dinheiro com muitos que não estão dispostos a fazer isso? Você está gerenciando certo para ganhar escalabilidade, credibilidade dos seus clientes? Antes de criar programas de indicações pense nesses pontos, isso ajudará sua marca a ter bons resultados. O papel do marketing de indicações é eficiente, porque é direcionado a seus clientes qualificados e se baseiam na confiança repassada pela empresa. Não se esqueça de oferecer várias maneiras para que o seus clientes possa indicar o sua empresa ou marca ou produto para seus conhecidos. Ao criar um programa de indicações, lembre-se que ele deve ser acessível e facilmente compartilhável pelos usuários. Pode ser um simples formulário de contato ou até mesmo um email para que haja o feedback do seu cliente ou seu futuro cliente. Para isso deve ser desenvolvido cuidadosamente um monitoramento da equipe responsável pelo marketing da empresa, para que possam entender, prever e gerenciar de maneira eficiente as necessidades dos clientes . Invista tempo e dinheiro em programas estruturados e os resultados. Você verá que valerá a pena. O marketing de indicação dá resultados, porque além de ser gerado pela confiança é totalmente direcionado ao público-alvo da empresa. Veja dois programas de indicações que fornecem ferramentas que aumentam a produtividade da sua empresa, como e-mail profissional, armazenamento on-line, agendas compartilhadas e reuniões por vídeo, chat ao vivo, entre muitos outros recursos. G Suite e Pipz. Mas antes, faça o curso gratuito de "Atendimento ao cliente" no Portal Sebrae, com duração de 15 horas, e, aprenda boas maneiras no atender bem seus clientes. Por Maikon Richardson Especialista em Gestão de Pequenos Negócios Clique aqui e Fale com um Especialista /** * RECOMMENDED CONFIGURATION VARIABLES: EDIT AND UNCOMMENT THE SECTION BELOW TO INSERT DYNAMIC VALUES FROM YOUR PLATFORM OR CMS. * LEARN WHY DEFINING THESE VARIABLES IS IMPORTANT: https://disqus.com/admin/universalcode/#configuration-variables*/ /* var disqus_config = function () { this.page.url = PAGE_URL; // Replace PAGE_URL with your page's canonical URL variable this.page.identifier = PAGE_IDENTIFIER; // Replace PAGE_IDENTIFIER with your page's unique identifier variable }; */ (function() { // DON'T EDIT BELOW THIS LINE var d = document, s = d.createElement('script'); s.src = 'https://www-ap-sebrae-com-br.disqus.com/embed.js'; s.setAttribute('data-timestamp', +new Date()); (d.head || d.body).appendChild(s); })(); Please enable JavaScript to view the comments powered by Disqus.
March, 2025
Amapá – Amazônia - Brasil
Segundo o Ministério do Turismo esta é a atividade do setor terciário que mais cresce no Brasil. O mercado interno desta atividade tornou-se competitivo e tem se destacado atraindo empreendedores e provando a potencialidade deste negócio. O Amapá se destaca por seus recantos naturais, entretanto esse investimento precisa ser avaliado e planejado de forma que possa competir por igual com outras atividades. Todos potenciais naturais devem ser explorados de forma que agregue valor a seu empreendimento. Recepcionar turistas estrangeiros e acompanhá-los no reconhecimento integral das belezas naturais é um exemplo de modelo atual de negócio, neste ramo de atividade. Aqui começa o Brasil O Amapá, localizado no extremo norte do Brasil, conhecido por ser o Estado brasileiro mais bem conservado ambientalmente, dispondo de uma rica biodiversidade; representa a porta de entrada da Amazônia e do Mercosul por um lado, e o eixo de ligação com a Europa e Caribe por outro, através do Platô das Guianas. No rio Oiapoque, as corredeiras são um convite a um passeio fascinante, ou ainda uma aventura radical Nesse ponto é importante o empreendedor reconhecer essa dinâmica entre a Guiana Francesa e o estado do Amapá. Fornecer um pacote turístico que engloba uma visita a Guiana, com uma passagem rápida pelo oiapoque, sem dúvidas uma plano com este aumentará seus lucros. O maior rio do mundo passa por aqui Banhando a capital do estado, o maior rio do mundo compõe cenário único dentre as capitais brasileiras, juntamente com o Trapiche Eliezer Levy que por anos foi ponto de chegada e partida da cidade, inspirando poetas, compositores e acolhendo calorosamente amapaenses e visitantes às margens do majestoso rio Amazonas. Outro fenômeno é a arrebatadora pororoca, encontro das águas do rio Araguari com o oceano Atlântico. O Amapá selvagem é o destino perfeito para um roteiro de aventuras. Corredeiras, cachoeiras, trilhas e o espetacular surf na pororoca que lava a alma dos apaixonados aventureiros no arrebatador fenômeno na foz do rio Araguari. Para aproveitar a relação do Rio amazonas com a capital de nosso estado, o empreendedor poderá promover parcerias com proprietários de barcos fornecendo passeios seguros pelo rio, ou até mesmo um passeio de kitesurfe ou Stand Up. Um Estado de sensações espera por você O meio do mundo fica aqui. A separação linear do equador que une os hemisférios Sul e Norte sao potenciais a serem explorados. Nos meses de março e setembro o sol dá o tom da festa quando ocorre o equinócio, onde noite e dia tem a mesma duração. Outro orgulho desta bela cidade é a Fortaleza de São José de Macapá, encantada ao som do batuque e marabaixo. Nosso artesanato rico em referências das culturas Cunani e Maracá e a exótica gastronomia a base de peixes, camarão e açaí, são um convite a visitar esta parte da Amazônia.Oferecer um passeio turístico pela cidade e Macapá requer alguns cuidados: Conforto e segurança em primeiro lugar; Ter um veículo espaçoso e climatizado é essencial. Contar a história de cada ponto turístico, agrega valor a cada passeio. Tirar fotos em cada um dos lugares de forma que valorize cada momento vivido neste passeio. Como posso investir? Atualmente, existem modelos de negócio prontos que facilitam o investimento e oferecem um auxílio para o planejamento ao investidor. O modelo que mais recebe novos investimentos é o setor de franquias, com modelos de negócios que oferecem modalidades Home office, Quiosques em shopping e até com lojas físicas - onde o investimento é um pouco mais alto. Agências de turismo receptivo também apresentam um bom modelo de negócio para quem deseja lucrar com viajantes. Abertura da empresa Para abrir uma empresa você poderá contratar um contador que ficará responsável por fazer: Consulta e viabilidade do nome da empresa; Registro legal na Junta Comercial do Amapá (JUCAP); Registro da inscrição estadual; Registro municipal; Alvará do Corpo de Bombeiros; Alvará de funcionamento; Cadastro na Previdência Social. Fique atento as exigências para abertura: Primeiro, é preciso contratar um contador profissional, que cuidará da legalização da empresa nos seguintes órgãos: Junta Comercial; Secretaria da Receita Federal (CNPJ); Secretaria Estadual de Fazenda; Prefeitura Municipal, para obter o alvará de funcionamento; Enquadramento na Entidade Sindical Patronal em que a empresa se enquadra (é obrigatório o recolhimento da Contribuição Sindical Patronal por ocasião da constituição da empresa e até o dia 31 de janeiro de cada ano); Caixa Econômica Federal, para cadastramento no sistema “Conectividade Social – INSS/FGTS”; Corpo de Bombeiros Militar. Você pode acompanhar o processo no passo a passo para o registro da sua empresa. Divulgação Feito todo o processo de abertura, agora é hora de pensar em como divulgá-la. Existem várias formas de divulgar seu negócio. São elas: Folder TV Rádio Impresso Internet É interessante pesquisar quais destes métodos é mais eficiente sempre visando atingir o seu público alvo. Contratar um profissional da área também pode ser uma ótima alternativa. Eai, ficou interessado? Para ter acesso a mais artigos como este entre em nosso Portal e faça seu cadastro. Em caso de dúvidas de abertura de negócio, entre em contato com nossa Central de Atendimento 0800 570 0800 a ligação é totalmente gratuita.
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Como montar uma distribuidora de bebidas
O segmento de bebidas está em expansão no mercado brasileiro. Em 2007, por exemplo, de acordo com dados do Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja – Sindicerv, revelaram que o Brasil era o 4º país do mundo a produzir por volume de cerveja. Entretanto, com a crise econômica, houve uma queda no volume de vendas de bebidas no país. Mas as empresas do setor já vem estudando a longo prazo, estratégias para que as vendas voltem a crescer, como por exemplo o investimento em produtos premium, para um público mais seletivo. Sabendo estruturar o negócio, o empreendedor que deseja abrir uma distribuidora poderá obter um bom lucro, sendo necessário apenas observar alguns pontos que podem fazer a diferença na hora do plano de negócio. Aprenda a como montar um plano de negócio em nosso artigo "plano de negócio"
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O que um MEI pode fazer?
Entenda o que é ser um MEI As pessoas que trabalham por conta própria, mas querem se legalizar como: Pequenos empresários; Com carga tributária mais baixa, e; Acesso a benefícios como a Previdência Social. Então, para essas pessoas é destinado o MEI. A lei que regulamenta o setor do MEI, foi aprovada no ano de 2008. Desde então, milhares de autônomos deixaram a informalidade e começaram atuar com suas pequenas empresas dentro da lei. Para se tornar um MEI é preciso seguir algumas regras Não pode ter faturamento acima de R$ 81 mil por ano; A lei não permite que ele tenha várias empresas ao mesmo tempo; O MEI trabalha sozinho, ou pode ter um empregado que receba um salário mínimo ou o piso da categoria. O MEI não precisa pagar os tributos federais, pois ele automaticamente é enquadrado no Simples Nacional, esse regime tributário simplificado reúne oito impostos e o MEI é isento, são eles: Imposto de Renda; PIS; Cofins; IPI, e; CSLL. O MEI paga apenas um valor fixo mensal que varia para cada setor: Comércio ou na indústria valor de R$ 45,00 (quarenta e cinco reais); Prestação de serviços R$ 49,00 (quarenta e nove reais); Empresas de comércio e serviços R$ 50,00 (cinquenta reais). Estes valores serão usados na Previdência Social e no pagamento de ICMS ou ISS. Saiba mais Agora que você já sabe um pouco sobre o que é ser um MEI, veja uma lista que o Portal do Empreendedor selecionou para você saber “O que o MEI pode fazer” se o que você faz é uma ocupação permitida pela lei.
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