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Mon Jan 30 19:13:33 BRT 2023
Mercado e Vendas | MARKETING
5 técnicas de copywriting que podem ajudar a sua empresa

Existem diversas técnicas de copywriting que ajudam a vender mais. Aprendê-las vai aumentar a lucratividade do negócio!

· Atualizado em 30/01/2023
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Contar apenas com bons produtos e serviços não é mais suficiente para alcançar resultados expressivos em seus negócios. Por isso, mesmo as empresas de pequeno porte já estão utilizando algumas técnicas de copywriting em sua estrutura de vendas. Ao incluir elementos simples, você consegue melhorar a sua oferta, criar um senso de escassez e aumentar as suas margens de lucro.

Tudo isso é possível por meio de boas técnicas de redação publicitária, criadas com a intenção de atrair a atenção dos clientes e conduzi-los de maneira rápida por sua jornada de compra. Se você quer saber como usar elementos de copywriting para potencializar os seus resultados, continue a leitura e confira o nosso post!

O que é copywriting?

A expressão "copywriting" pode ser traduzida como "redação", mas o uso desse termo representa a aplicação da habilidade de persuasão de um redator. Esse tipo de escrita foi desenvolvido a fim de convencer o leitor a realizar uma ação específica, seja ela a inscrição para um evento, seja ela a visita a alguma página da web, seja ela até mesmo a compra de um produto ou de um serviço.

Todos os textos que estão presentes em sites de vendas, anúncios, páginas de captura, propagandas de TV e os demais conteúdos desse tipo podem ser chamados de copywriting. Assim, sempre que o objetivo for convencer o público sobre alguma ação, um dos caminhos mais eficientes é por meio de um texto persuasivo.

Qual é a sua importância? 

O fato é que, por meio de boas técnicas de copywriting aplicadas no cotidiano do seu negócio, é possível maximizar a lucratividade e conquistar muitos clientes. Há vários métodos que podem ser usados, por exemplo, no intuito de prender a atenção dos potenciais consumidores.

Além disso, por meio de gatilhos mentais, você consegue gerar diversos sentimentos importantes, que podem conduzir as pessoas a comprarem da sua empresa. Portanto, ao aprender a usá-los na organização, as chances de aumentar as vendas e obter destaque no seu mercado de atuação são elevadas.

Para isso, é válido entender quais são as principais técnicas que podem ser aplicadas, como utilizá-las na companhia e quais são os passos para atingir ainda mais eficiência com esse conceito tão relevante. Vamos tratar disso no tópico seguinte!

Quais são as melhores técnicas de copywriting?

Agora que você já descobriu o que é copywriting e qual é a sua importância, que tal descobrir quais são as principais técnicas disponíveis? Com a intenção de ajudá-lo, separamos diversas delas. Vale a pena continuar a leitura e conferir!

1. Criar bons títulos

Em geral, as pessoas costumam dar poucos segundos para que uma empresa consiga chamar a atenção. Nesse sentido, se o título utilizado nas suas campanhas publicitárias não for bom e atraente, provavelmente o consumidor não lerá o restante da sua carta de vendas.

Então, é importante abusar da criatividade a fim de conquistar mais tempo e prender a atenção dos seus potenciais clientes. Além disso, nos dias atuais, é preciso considerar que há muita concorrência. Dessa forma, caso você não consiga atrair os consumidores "logo de cara", provavelmente, vai enfrentar dificuldades para vender.

Existem boas práticas que podem ajudar a chamar a atenção do seu consumidor, como incluir números no início do texto, usar perguntas com a intenção de despertar a curiosidade, empregar adjetivos atraentes e ir direto ao assunto. Esse é o primeiro passo para aproveitar o copywriting no intuito de alavancar os resultados da companhia.

2. Evitar repetir palavras

A repetição de palavras pode deixar o texto menos fluido e até gerar dificuldades no entendimento da sua mensagem. Desse modo, o adequado é tomar cuidado com esse fator na hora de redigir os conteúdos da empresa.

Nesse sentido, uma boa dica é utilizar um dicionário de sinônimos para substituir palavras idênticas que estejam muito próximas no texto. Além disso, vale a pena fazer uma leitura de revisão com o objetivo de encontrar pontos de melhoria com relação a esse aspecto.

Assim, você conseguirá melhorar a sua escrita e torná-la mais persuasiva, otimizando as chances de conversão por meio das técnicas de copywriting. Consequentemente, as suas vendas tendem a aumentar.

3. Usar a voz ativa

O uso da voz ativa deixa o texto mais direto e facilita o entendimento do leitor. Assim, é possível passar mais clareza na mensagem e aumentar as chances de vender. Como você deve ter notado, o uso desse conceito é uma importante ferramenta a fim de elevar as receitas da sua empresa.

Ou seja, o uso de frases com voz ativa otimiza o poder de persuasão dos seus conteúdos e, consequentemente, aumenta a probabilidade de reter a atenção dos seus potenciais clientes. Com isso, eles passam mais tempo lendo os seus conteúdos, criam um relacionamento de confiança com o seu negócio e, desse modo, tendem a comprar muitas vezes do seu estabelecimento.

4. Entender o seu público

Entender quem é o seu público vai proporcionar várias informações relevantes para que você consiga elaborar textos cativantes, persuasivos e que gerem resultados interessantes para o seu negócio.

Por meio de um estudo sobre o perfil ideal do cliente da sua empresa, é possível, por exemplo, entender quais são as principais dores que ele tem. Assim, fica fácil elaborar conteúdos adequados com a intenção de chamar a atenção dele.

Além disso, ainda é viável compreender quais são os medos e os desejos que essa pessoa apresenta. Desse modo, você consegue utilizá-los de forma estratégica, aumentando as taxas de conversão.

5. Usar gatilhos mentais

Usar gatilhos mentais é um modo de fazer a pessoa tomar uma ação que a sua empresa deseja. Então, por meio deles, é possível gerar estímulos para que o seu público tenha uma determinada iniciativa favorável ao negócio.

Há diversos gatilhos que você pode empregar, como promoções por tempo determinado, transmissão de autoridade por meio de bons conteúdos, provas sociais para atestar a qualidade das suas soluções etc. Vale avaliar quais fazem mais sentido dentro da sua estratégia e trabalhá-los para vender mais.

Como aplicá-las no seu negócio?

Agora que você já conhece quais são as principais técnicas de copywriting que estão disponíveis para a aplicação em sua empresa, é hora de pensar nas formas por meio das quais elas podem ser implementadas. Vamos conferir!

Blog

O uso de blogs é uma excelente maneira de atrair clientes, de aumentar a consciência do público sobre as suas soluções e de implementar algumas estratégias de Inbound Marketing, utilizando o conteúdo para atrair novos consumidores.

Com o intuito de alcançar sucesso com o seu blog, é importante realizar um mapeamento de palavras-chave e determinar quais assuntos são mais relevantes para o seu público. Esse mapeamento pode ser feito com base em ferramentas do Google Ads. Também é possível pesquisar temas de maneira intuitiva, considerando as principais dúvidas da audiência.

A forma de escrita é outro ponto que merece atenção, levando-se em consideração os requisitos de SEO (Search Engine Optimization). Assim, o seu blog será encontrado por pessoas de qualquer lugar do planeta que estão pesquisando sobre um determinado assunto.

Redes sociais

Nas redes sociais, outros elementos devem ser considerados para que a sua estratégia seja bem-sucedida. Os elementos visuais acabam ganhando mais destaque nessas mídias do que nos blogs. Por isso, investir em um design de qualidade associado a textos impactantes é uma excelente forma de obter resultados expressivos.

Também vale destacar que o formato de texto normalmente é mais curto do que nos blogs e demanda o uso de um CTA (Call To Action) para que o público seja conduzido. A verdade é que cada rede conta com as suas particularidades, sendo essencial que a sua marca escolha apenas uma para a qual produzir conteúdo, mantendo-a ativa.

Site

O site garante que a sua empresa também exista no ambiente digital, além de apresentar várias informações relevantes para o público. Nesse espaço, você consegue criar desejo e senso de urgência nos consumidores, apresentando ofertas disponíveis por tempo limitado e mostrando as transformações que o seu negócio consegue entregar.

Portanto, é interessante incluir cases de sucesso, depoimentos, avaliações e demais elementos que funcionam como prova social da validade da sua oferta. Assim, mais autoridade de marca é gerada diante dos consumidores.

Loja física

Apesar de os elementos textuais serem utilizados como os principais veículos das estratégias de copywriting, você também consegue incluir em sua loja física algumas técnicas e gatilhos para potencializar os seus resultados.

O uso de promoções por tempo determinado é uma excelente forma de verificar como o gatilho da escassez funciona. Outra iniciativa válida é deixar alguns itens de menor valor perto do caixa, pois muitos clientes acabam se interessando por eles no momento de finalizar a compra.

Ao contar com cores mais fortes, tal como o amarelo e o vermelho, também é gerado um estímulo visual atrativo para a sua oferta. Assim, associar a propaganda feita nas redes sociais com elementos físicos em sua loja é uma ótima maneira de potencializar as vendas, pois isso faz com que a empresa fique mais interativa e capaz de fidelizar o seu público.

Viu como é relevante contar com algumas técnicas de copywriting no dia a dia da sua empresa? Inclusive, o mais importante é iniciar logo e fazer vários testes para entender como o público reage a diferentes estímulos. Portanto, não deixe de conversar com a sua audiência e entender quais são as melhores formas de atender às suas demandas. 

Aproveitando o gancho, quer saber como arrasar em suas estratégias de marketing digital? Então, confira o nosso post e entenda quais são as tendências na publicidade digital!


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