this is an h1

Acessibilidade
Fechar

Portal Sebrae

Empreendedorismo | COMÉRCIO
Tendências de consumo: adaptação às exigências de saúde e bem-estar

Produtos inovadores, integrais, sem glúten e lactose são a nova tendência de consumo. Veja como sua padaria pode se adequar a essa realidade.

8 min de leitura · Atualizado em 31/01/2025
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

O mercado de consumo tem passado por profundas transformações nos últimos anos. A crescente preocupação com a saúde e o bem-estar leva as empresas a modificar a forma de produção de seus alimentos para seguir essas novas tendências de consumo.

Opções mais naturais, sem glúten e lactose deixaram de ser produtos escolhidos apenas por um grupo restrito e passaram a se tornar parte do dia a dia de muitos consumidores. Nesse cenário, um dos setores que mais foram impactados é o da panificação.

Vamos falar um pouco mais sobre essas tendências e como você pode adequar o seu negócio para atender essas novas demandas dos consumidores. Continue lendo!

O mercado de consumo de alimentos

Os fatores determinantes para a mudança nas tendências de consumo no mercado de alimentação são a facilidade de obter informações e a preocupação com a saúde. Há pouco tempo, um número restrito de pessoas tinha acesso à internet. Mesmo quem possuía essa tecnologia não encontrava muita informação na rede.

Havia escassez de conteúdo relevante, uma vez que o uso da internet como fonte de informações ainda era algo muito incipiente. Com o passar dos anos, isso foi mudando rapidamente. Nutricionistas, médicos e outros profissionais da saúde passaram a criar conteúdos relevantes e informativos, demonstrando às pessoas a importância da alimentação no desenvolvimento de uma vida mais saudável.

Esse movimento foi o responsável por trazer mais informações de qualidade para o público. Com isso, as pessoas passaram a buscar produtos com menor quantidade de açúcar, conservantes e ingredientes industrializados. Além disso, padrões alimentares como as dietas low carb (com baixa ingestão de carboidratos) e vegana têm se popularizado cada vez mais.

Nesse cenário, nós temos os empreendedores do setor de panificação, responsáveis por oferecer produtos para as principais refeições das pessoas. A partir de agora, essas empresas precisam ir além do básico, oferecendo alimentos que também alcancem essa parte da população que está mais preocupada com a sua saúde.

Aumento da preocupação com saúde e bem-estar

A crise sanitária que vivenciamos a partir do ano de 2020 serviu como um sinal de alerta em todos nós. Nessa época, pessoas mais saudáveis, com um sistema imune forte, teriam uma tendência maior a passar pela infecção sem complicações. A maioria dos consumidores, então, passou a dar mais atenção à sua própria saúde.

Isso mostra que esse tema não é nada novo ou “da moda”. Estamos diante de uma verdadeira revolução nas tendências de consumo da maior parte da população. Em 2024, quatro anos depois da crise sanitária, um estudo publicado pela revista Exame mostra que essa preocupação ainda é grande na população.

Além disso, o crescimento do setor de alimentação saudável também deixa claro que a saúde e o bem-estar são um tema que veio para ficar. Em 5 anos, o setor cresceu 33% e a expectativa é que cresça mais 27% em 2025, segundo dados publicados pela Valor Econômico.

Diante de tantas informações, o que deve ficar muito claro em sua mente é que o seu negócio precisa passar por modificações para atender a essa demanda. Produtos saudáveis devem ser inseridos no seu cardápio e quem não fizer isso corre um sério risco de ficar para trás e perder competitividade no mercado.

Principais tendências de consumo para padarias

As transformações que estamos presenciando nos hábitos de consumo geram a necessidade imediata de revisar todos os produtos oferecidos em um comércio alimentício. No setor de padarias, isso não poderia ser diferente. Afinal, a sua empresa oferece alimentos que não podem faltar em uma das mais importantes refeições das pessoas, o café da manhã.

É importante ter em mente que essas mudanças devem ser encaradas como uma oportunidade de inovar e sair na frente da maioria dos seus concorrentes. A oferta de novos produtos — alinhados com a demanda por mais saúde e bem-estar — pode abrir as portas do seu negócio para um público diferente, que pode contribuir para a lucratividade da empresa.

A seguir, tratamos das principais tendências de consumo que estão moldando o segmento de panificação. Confira!

Produtos integrais

Os alimentos integrais já ocupam um espaço importante dentro de muitas padarias. Itens como pães, bolos e biscoitos feitos à base de trigo integral conquistam as pessoas pelo seu alto valor nutricional, bem como pela sensação de saciedade que conseguem proporcionar.

Esses alimentos são muito funcionais, principalmente pelo fato de serem ricos em fibras, vitaminas e minerais, contribuindo para uma digestão eficiente e prevenindo doenças crônicas como o diabetes e condições de saúde como o colesterol alto.

Portanto, as padarias que investem em receitas integrais conseguem atrair um público que valoriza a qualidade dos ingredientes e, principalmente, está disposto a priorizar produtos que promovam bem-estar.

Opções de produtos sem glúten

Durante muitos anos, os produtos sem glúten eram direcionados apenas a pessoas que têm algum tipo de restrição alimentar. Como se tratava de um número limitado de consumidores, não era muito comum encontrar esses itens em padarias ou supermercados. Mas isso mudou bastante nos últimos anos.

A busca por produtos sem glúten ultrapassa a bolha de pessoas com restrições a esse elemento. Isso porque muitos consumidores têm optado por alimentos livres desse item para aproveitar os benefícios de uma alimentação menos inflamatória e mais leve.

Para as padarias, investir em receitas sem glúten — como pães feitos com farinha de arroz, amêndoas ou aveia sem glúten — é uma maneira de atender a um público em crescimento e expandir sua base de clientes.

Essa nova tendência afeta em cheio as padarias. Isso porque o bom e velho pãozinho francês é um dos principais alimentos associados ao glúten. Além de oferecer os produtos tradicionais, vale a pena inserir opções sem esse elemento em seu cardápio.

Itens sem lactose

A oferta de produtos sem lactose segue o mesmo padrão do item anterior. O uso desses alimentos era restrito a um número reduzido de pessoas, que têm intolerância ou alergia a produtos derivados de leite. Mas, com as mudanças nas tendências de consumo, muitas pessoas passaram a utilizá-los.

A oferta de produtos como pães, bolos e tortas sem leite ou derivados atrai tanto os consumidores com restrições alimentares quanto aqueles que buscam alternativas mais leves e menos gordurosas.

Além disso, oferecer produtos sem lactose é uma forma de praticar a inclusão. Ao disponibilizar esses itens em sua padaria, você passa uma mensagem de que a empresa está pronta para atender a todos os perfis de consumidores e suas necessidades.

Oferta de produtos com menos açúcar

Alimentos com baixo teor de açúcar também estão em alta demanda pelas pessoas ligadas às novas tendências de consumo de alimentação — principalmente com o crescimento avassalador de doenças como o diabetes. No Brasil, mais de 20 milhões de pessoas convivem com a enfermidade

Esses dados são um sinal de alerta, tanto em quem não sofre dessa doença quanto nos consumidores que lidam com ela. Por isso, oferecer produtos com baixo índice de açúcar, além de uma tendência importante, é uma forma de expandir o seu público.

Os principais desafios e como superá-los

Adaptar a sua padaria às novas tendências de consumo, de fato, pode abrir um leque de oportunidades incríveis que contribuirão para o crescimento da sua empresa. Mas nós ainda temos alguns desafios que precisam ser destacados.

Reformular receitas, alterar a comunicação com os clientes e modificar, até mesmo, a cultura da empresa pode gerar alguns conflitos que, se não resolvidos, prejudicarão a sua permanência no mercado.

Nos próximos tópicos, destacamos os principais desafios que essas mudanças no comportamento do consumidor podem gerar, bem como as formas de superá-los.

Reformulação de receitas

Além de manter a qualidade dos produtos que você já tem, é importante reformular algumas receitas para atender às novas demandas que demonstramos nos tópicos anteriores. Isso envolve alcançar o sabor e a textura que os consumidores desejam, mantendo a funcionalidade do produto, utilizando ingredientes sustentáveis e de qualidade.

Nesse caso, você pode fazer testes de receitas, variando quantidades e ingredientes para chegar a um resultado esperado. Também é importante consultar um nutricionista para garantir que os produtos criados ou adequados tenham características nutricionais saudáveis.

Custo dos ingredientes especiais

Outro desafio a ser considerado é o preço elevado de ingredientes e produtos mais saudáveis. Geralmente, opções como farinhas sem glúten, adoçantes naturais ou leites vegetais têm um custo maior e isso precisa ser muito bem apurado para evitar que a sua empresa tenha prejuízo.

O primeiro passo para superar esse desafio é apostar na negociação com fornecedores. Tente conseguir preços mais acessíveis e melhores condições de pagamento com eles. Outra dica interessante é trabalhar com receitas que utilizam ingredientes de produção local.

Por exemplo, as nozes são um ingrediente saudável e funcional. Imagine que a sua cidade tem uma grande produção dessa oleaginosa. Nesse caso, vale a pena criar receitas que focam nesse produto.

Além disso, você deve demonstrar ao cliente que as opções mais caras do cardápio foram precificadas dessa forma por serem produtos de alto valor nutricional. Ao fazer esse trabalho de marketing com maestria, as pessoas passarão a ter mais tranquilidade em pagar caro por um item que, efetivamente, contribuirá para a sua saúde e bem-estar.

Capacitação da equipe

Também é possível que você enfrente alguns desafios com os seus colaboradores. A adoção de novos ingredientes e a renovação do cardápio pode exigir que eles passem por treinamentos, além da adequação dos fluxos de trabalho.

Mudanças podem ser bem complicadas para muitas pessoas, especialmente para quem está acostumado com uma rotina de trabalho há muito tempo. Nesse caso, você deve demonstrar aos seus colaboradores a importância de seguir as inovações do consumo.

Eles precisam entender que as mudanças são necessárias para que a empresa consiga crescer e se manter no mercado. Para aumentar a satisfação dos seus colaboradores, vale a pena criar programas de incentivo que ofereçam benefícios àqueles que se destacarem na implementação desse novo formato de trabalho.

Comunicação e marketing

A comunicação com seus clientes e o marketing também podem ser desafiadores nesse novo cenário. Os consumidores precisam entender que a sua padaria mudou e, além dos produtos que eles já conhecem, ela também oferece itens saudáveis, ligados às novas tendências de consumo.

Uma das formas de superar esse desafio é utilizar as redes sociais para promover os novos produtos do cardápio. Você também pode investir em materiais visuais mais atrativos, como rótulos explicativos e cardápios informativos.

Outra dica interessante é utilizar estratégias de marketing digital para enviar anúncios segmentados ao público que mora próximo à sua padaria. Assim, as pessoas ficam sabendo que o seu negócio está com novos produtos disponíveis, ativando o gatilho mental da curiosidade, o que certamente levará mais pessoas até a sua empresa.

Garantindo a qualidade e a sustentabilidade a longo prazo

Várias ações devem ser adotadas para que a sua empresa mantenha a qualidade dos produtos e, principalmente, a sustentabilidade dos negócios a longo prazo. O primeiro passo é fazer parcerias com fornecedores confiáveis. Procure por empresas que, além de um preço adequado, entregam os produtos no prazo e que trabalham com ingredientes, efetivamente saudáveis.

Você também deve implementar um controle de qualidade rigoroso na produção. Crie checklists que avaliem os principais pontos de cada produto que sai da linha de produção, disponibilizado ao cliente.

Por fim, é importante criar estratégias que estreitem a relação entre a sua empresa e os consumidores. Ouça os feedbacks e fique de olho nas novas tendências que podem surgir nos próximos meses ou anos.

Ao seguir essas dicas, você insere a sua empresa nesse novo cenário de tendências de consumo que veio para ficar. O primeiro passo — que é a busca por informações — já foi dado. Agora, volte os olhares para a sua empresa e comece a implementar cada uma das orientações que demonstramos ao longo deste conteúdo.

Caso tenha dúvidas durante o processo, nós podemos ajudar. Entre em contato com o Sebrae-PE para esclarecer dúvidas e compartilhar desafios. Você não precisa fazer tudo sozinho! Contar com parcerias estratégicas pode fazer toda a diferença no sucesso do seu negócio.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.