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Thu Feb 09 11:28:39 BRT 2023
Mercado e Vendas | CONSUMIDOR
Customer Journey: como saber quando o cliente chegou até você

Como garantir uma boa experiência para o cliente? A estratégia de definir a jornada do consumidor certamente vai contribuir muito nesse sentido. Entenda!

· 09/02/2023 · Atualizado em 09/02/2023
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Em uma empresa, independentemente de qual seja o nicho de atuação ou o tamanho do negócio, é importante ter em mente a necessidade de aprimorar continuamente a experiência do cliente.

Para isso, a equipe precisa ter o entendimento sobre todas as interações que as pessoas têm com a sua marca — e o entendimento sobre a Customer Journey se destaca muito nesse sentido.

Pensando nisso, elaboramos este material para que você entenda do que se trata, quais são as melhores práticas e a importância que esse processo traz para o negócio. Confira!

O que é Customer Journey?

Antes de mais nada, é importante entendermos o conceito de Customer Journey. Também conhecido como Customer Journey Mapping, em uma tradução literal temos o mapeamento da jornada do cliente em todas as suas interações, com o objetivo de otimizar processos, serviços e contribuir para aprimorar a sua experiência em todas as etapas do funil.

Quando pensamos em uma empresa com resultados efetivos, precisamos levar em conta que o cliente (ou potencial cliente) conta com muitos canais para se comunicar com o negócio.

Mesmo se ele apenas conhecer o empreendimento por meio das redes sociais, por exemplo, caso não haja uma experiência positiva se houver alguma dúvida ou comentário, essa será uma oportunidade perdida para o seu negócio.

Por essa razão, a Customer Journey permitirá que a sua empresa entenda quais são esses pontos de contato e possa aprimorar o atendimento ou a comunicação de ponta a ponta, de modo que toda a equipe esteja preparada para essas interações.

Esse mapeamento é importante especialmente se o seu empreendimento dispõe de muitos canais para que o cliente possa entrar em contato.

Se você tem um site, um blog, redes sociais, atendimento por telefone e presencial, por exemplo, precisa garantir padronização e unidade no que diz respeito à qualidade desses contatos. Por essa razão, ao identificar e mapear a jornada do cliente, é possível traçar estratégias efetivas para cada um desses espaços.

Quais são os benefícios de definir a Customer Journey?

Agora que você já sabe o que é essa estratégia, chegou o momento de entender quais são os principais benefícios de contar com o mapeamento em seu negócio. Confira!

Entender a preferência do cliente

Quando você define a jornada do cliente, tem a oportunidade de identificar todos os pontos de interação desse consumidor com a sua empresa. Consequentemente, há a possibilidade de entender quais são os canais que melhor oferecem um retorno para o seu público e quais são aqueles que precisam solucionar falhas nos processos.

Dessa forma, se você corrige todos os pontos identificados como negativos por parte de seu público, terá clientes mais satisfeitos e que vão propagar a sua marca de uma maneira espontânea. Trata-se do famoso marketing boca a boca. A própria pessoa vai indicar para amigos e familiares o seu empreendimento, e você contará com um aumento de receita.

Identificar melhorias para as tomadas de decisão

Hoje, o negócio que não toma decisões baseadas em dados certamente fica para trás. É importante contar com informações reais sobre o seu público para as definições de estratégias, independentemente de quais elas sejam.

Caso contrário, os riscos de você perder um diferencial competitivo aumentam consideravelmente, sendo esse mais um fator que prejudica os seus resultados.

Além disso, torna-se necessário que todo esse processo seja mais ágil e feito de forma inteligente para o cliente, sem a necessidade de consultá-lo a todo momento para a definição das ações.

A Customer Journey trará todos esses diferenciais, além da oportunidade para o seu negócio, de fato, trazer pessoas qualificadas para a sua base que aumentem o ticket médio.

Ter alinhamento entre marketing e time de vendas

Se o seu negócio, independentemente do nicho de atuação ou do porte, não contar com um alinhamento entre marketing e vendas, as chances de as suas estratégias não surtirem o efeito esperado vão aumentar bastante.

Por essa razão, é importante que a sua equipe tenha o entendimento das estratégias executadas e dê um retorno sobre os períodos que mais surtiram efeito, considerando especialmente o momento em que determinadas ações sazonais forem executadas (festas de fim de ano, por exemplo).

Dessa forma, a Customer Journey permitirá ter o conhecimento detalhado sobre o seu cliente, ampliando essa compreensão para todo o time. Naturalmente, o alinhamento entre vendas e marketing será mais próximo, o que resulta em números mais positivos para a empresa.

Converter visitantes em clientes

De nada adianta contar com um site que recebe muitos visitantes se eles não convertem em nenhum ponto do canal, concorda?

A partir do momento que existe o entendimento de todas as interações em diferentes canais, você tem a possibilidade de saber quais são as páginas que geram apenas visitantes, quais são os pontos de conversão existentes e se eles são válidos, gerando leads qualificados.

Entenda: suponhamos que você conta com um blog com muitos conteúdos relevantes sobre a sua área de atuação. Esse blog recebe visitantes mensalmente, mas você não consegue identificar quem são, quais são os segmentos desse usuários e nem exatamente como o seu negócio consegue contribuir nesse sentido.

A partir do momento que há banners para que essas pessoas façam downloads de conteúdos ricos (e-books, por exemplo) ou entrem em contato com a sua equipe, a situação já muda. Elas vão deixar seus dados para que um fluxo de nutrição seja iniciado e, futuramente, possam se transformar em clientes.

Porém, você só terá essa análise se realmente entender quais são os pontos de interação de seu cliente — o que é mais um fator positivo dessa estratégia para o empreendimento.

Como mapear a jornada do cliente?

A seguir, selecionamos algumas das principais dicas para que você possa mapear a sua jornada do cliente de maneira efetiva e aproveitar todos esses ganhos mencionados. Confira!

Construa a sua persona

Persona é a representação semifictícia do seu cliente ideal. Por meio da construção dessa persona, você tem a oportunidade de entender quais são as prioridades de seu cliente e quais são os canais utilizados para o consumo de conteúdo, além de entender os objetivos que ele tem com o seu negócio.

Se você não conhece a sua persona, dificilmente conseguirá mapear a jornada do cliente. Afinal, não terá nem sequer o entendimento sobre os canais utilizados e a forma como ele se comporta em diferentes plataformas.

Entenda os objetivos de seus clientes

Na definição da persona, também é importante identificar quais são os objetivos de seus clientes. Por que eles procuram o seu negócio? Como o seu produto ou serviço contribui para o sucesso de seu cliente e da sua empresa? O que ele espera ganhar com as diferentes interações que tem com o seu negócio?

Essas respostas ajudam a identificar se realmente a empresa consegue suprir as necessidades de seu público e aplicar melhorias sempre que forem necessárias.

Identifique os pontos de contato

Ao longo de todo o material, ressaltamos que a Customer Journey é a oportunidade de entender todas as interações que o cliente tem com a sua marca e, consequentemente, aprimorá-las. Porém, isso só é possível caso você identifique previamente quais são esses canais de comunicação.

Muitas vezes, você pode investir em uma determinada plataforma e não entender que aquela é uma importante fonte de interação de sua persona.

O direct do Instagram, por exemplo. Pode ser utilizado como um canal de atendimento ou como um ponto de venda? Não existe uma resposta certa, pois tudo vai depender do seu nicho de atuação, do estudo de sua persona e das estratégias implementadas para esse canal.

Desenhe a jornada do cliente

Após identificar a sua persona, os objetivos principais de seus clientes e entender quais são os principais pontos de interação que ele tem com a sua marca, chegou o momento de desenhar a jornada.

O ideal é que a sua equipe se coloque no lugar do cliente e entenda como ele chega até o seu negócio. Por meio de indicações? Pelas redes sociais? Por consumir conteúdo relevante em diferentes plataformas? A partir disso, quais são os próximos passos da pessoa que se interessa pelo seu produto para alcançar o objetivo traçado?

Todo esse entendimento vai contribuir para que a empresa encontre gargalos nas diferentes etapas de uma venda e possa realizar, de forma eficaz, a gestão da experiência de seu público. Assim, a sua persona vai entender os diferenciais de seu negócio e todos os benefícios apresentados mais acima serão usufruídos com êxito.

Neste conteúdo, você pôde entender um pouco mais sobre o significado de Customer Journey, os diferenciais de mapear a jornada do cliente, além de dicas para elaborá-la.

Para que essa estratégia seja mais efetiva, indicamos que você conte com um bom planejamento e sempre mensure os resultados. Dessa forma, conseguirá realmente traçar estratégias que façam a diferença para o seu negócio.

Se quer saber mais detalhes sobre como mapear a jornada do cliente, é só continuar no blog e acompanhar um outro material que produzimos!


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