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Fri Oct 15 15:59:41 BRT 2021
Mercado e Vendas | VENDA
Saiba quais são as melhores estratégias para vendas no final de ano

Adotar estratégias para vendas no final de ano pode ser a garantia de saúde financeira para os próximos meses. Veja como isso funciona!

· Atualizado em 15/10/2021
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Você já está se preparando para as estratégias para vendas no final de ano? Essa época é muito importante para as empresas, afinal, nesse período, as negociações são potencializadas. Em grande parte, essa elevação é causada pelas festas, como o Natal e a própria virada do ano.

A principal vantagem desse momento é que vários negócios podem ser beneficiados. Tanto lojas de presentes quanto comércios de roupas, acessórios e até mesmo do setor alimentício. É difícil pensar em um segmento que não seja positivamente impactado.

Foi levando isso em conta que nós resolvemos escrever este artigo. Nele, mostraremos as melhores estratégias para vendas no final de ano. Continue lendo!

A importância de preparar estratégias de vendas no final do ano

Antes de mostrarmos as estratégias para vendas no final de ano, mostraremos a importância desses momentos para o seu negócio. Continue lendo!

Demanda aquecida

Inicialmente, essas épocas do ano são importantes para aproveitar a demanda aquecida. Geralmente, esse aumento não é iniciado apenas na semana do Natal. Os períodos que recebem o nome de Black Friday — que, geralmente, duram semanas ou o mês de novembro inteiro — geram um aumento significativo na demanda.

Logo, você precisa aproveitar esses momentos de aquecimento nas vendas — especialmente, por se tratar de um período mais extenso nos últimos anos. Obviamente, entre o final de novembro e os primeiros dias de dezembro, a demanda pode sofrer uma redução. Contudo, ela deve voltar com força nas semanas que antecedem o Natal.

Aproveitamento da recuperação da economia

Outra dica interessante — especialmente neste ano de 2021 — é aproveitar a recuperação econômica que está prestes a ocorrer. Com o arrefecimento da pandemia e o retorno integral de todas as atividades econômicas, é provável que ocorra um reaquecimento do mercado de modo geral.

Contudo, é importante mencionar que, mesmo com os níveis de contaminação em alta no ano de 2020, nós tivemos um crescimento interessante em alguns setores no final do ano. Isso é especialmente verdade, inclusive, no que tange às vendas online.

Constituição de uma renda para os períodos de baixa demanda

Outro motivo muito importante para a preparação para esse período é a possibilidade de aproveitá-lo para constituir uma boa receita e colocá-la como reserva de emergência. Isso é essencial para suprir as necessidades de caixa da sua empresa durante momentos de baixa movimentação e de poucas vendas.

Por exemplo, imagine que o seu negócio comercializa roupas de praia. Durante os meses de junho a setembro, em alguns locais do país, esses segmentos podem não ser tão aquecidos. Logo, é possível que as vendas caiam. Potencializar os resultados no fim do ano é essencial, então, para manter o seu empreendimento com as finanças saudáveis nesses períodos de sazonalidade.

As estratégias internas para o período do fim de ano

Agora que você entendeu a importância de ter estratégias para as vendas no final do ano, mostraremos as principais delas. Dividiremos essa seção, porém, em processos internos e externos, ok?! Continue lendo!

Gestão

Inicialmente, você precisa cuidar da gestão do seu negócio como um todo. Não é fácil gerenciar uma empresa. São muitas obrigações, como as compras de produtos para revenda, as contas a pagar e a receber, o gerenciamento de colaboradores etc. Além disso, existem as obrigações trabalhistas, fiscais e contábeis.

Agora, imagine ter todas essas atribuições e um grande volume de vendas agregado. Se a sua empresa não tiver bons processos de gestão, é muito provável que você enfrente dificuldades para gerenciar todo esse movimento.

Portanto, o primeiro passo é olhar para dentro da sua organização. Verifique se existem gargalos nos processos e invista em fluxos de trabalho integrados e automatizados. Ademais, verifique a necessidade do uso de sistemas para a execução de algumas atividades.

Organização

Além da gestão, é fundamental investir na organização do seu negócio. Nesse caso, você deve alinhar toda a sua equipe para que os integrantes possam executar os processos definidos pela gestão anteriormente.

Automação de tarefas

O próximo passo é investir na automação de fluxos de trabalho. Por exemplo, assim que uma compra de itens para revenda for feita, o seu estoque já precisa ser alimentado, bem como o setor financeiro deve ser acionado para fazer o pagamento ao fornecedor.

Esse tipo de gerenciamento facilita muito o dia a dia dos colaboradores. Logo, eles terão mais tempo para se dedicarem ao atendimento ao cliente e a uma posterior fidelização.

As estratégias externas para vendas no final do ano

Agora, mostraremos as principais estratégias externas que devem ser adotadas nas vendas do fim de ano. Continue lendo!

Atendimento ao cliente

Externamente, o primeiro ponto que deve ser colocado em discussão é o atendimento ao cliente. Não adianta ter preços competitivos, produtos de qualidade e uma grande variedade de opções para oferecer aos seus consumidores se o atendimento for insuficiente.

A equipe que se relacionará com o seu público-alvo deve estar muito bem alinhada. Ela precisa aplicar estratégias para encantar todas as pessoas que entram em seu estabelecimento, apostando na entrega de uma excelente experiência ao cliente. Além disso, todo o seu negócio também deve estar alinhado a esse objetivo.

Ou seja, é fundamental que o atendimento seja eficiente, tanto no relacionamento com os colaboradores quanto na interação com outros elementos do estabelecimento — entre eles, a disposição dos produtos, a climatização, a aromatização do espaço, entre outros aspectos relacionados à parte física do seu negócio.

Preço competitivo

Outro ponto importante é o preço competitivo. Nesse aspecto, é gerada uma grande dúvida na mente do empresário, especialmente pelo fato de a precificação ainda ser uma dificuldade para alguns gestores.

A definição dos seus preços de venda deve levar em consideração uma série de fatores. Entre eles, os custos e as despesas, os tributos, o lucro e, principalmente, os valores que o mercado vem praticando. Justamente nesse último ponto é que surgem as primeiras dúvidas.

Imagine, por exemplo, que você fez o levantamento de todos os valores que precisam ser inseridos no custo unitário do seu produto. Assim, chegamos a um preço hipotético de R$ 100. Contudo, você percebe que os seus concorrentes vendem o mesmo item por R$ 90.

Como agir nesses casos? Se isso ocorrer, você precisará repetir as suas contas para tornar o preço mais competitivo. Isso pode ser feito negociando melhores condições com os seus fornecedores e, eventualmente, estudando a possibilidade de reduzir algum gasto. Contudo, é fundamental ter muito cuidado com relação a isso.

Afinal, os custos envolvem despesas que estão relacionadas à qualidade das suas soluções, bem como àquelas do próprio atendimento. Assim, cortá-los pode significar perda de produtividade ou de qualidade. Logo, é preciso ter cautela com essas reduções.

Divulgação em redes sociais

Outra dica externa para se preparar para esses períodos é apostar na divulgação nas redes sociais. Atualmente, uma empresa que não está na internet corre sérios riscos de ser excluída do mercado. A boa notícia é que apostar nessa estratégia é muito eficiente e bastante barato.

Na realidade, ter uma conta em uma rede social é de graça. Contudo, talvez você precise investir algum dinheiro em impulsionamento de postagens e até mesmo na criação de uma identidade visual para o seu perfil.

As estratégias para vendas no final do ano para fidelizar os clientes

Quando se fala em estratégias para vendas no final de ano, existe um ponto que é tão importante que resolvemos dedicar um tópico inteiro para tratar dele. Estamos nos referindo à fidelização dos clientes. Veja o que deve ser feito para conseguir tornar essa meta uma realidade.

Prepare o seu estoque

Primeiro, é importante ter um estoque suficiente para atender às necessidades dos seus clientes. Portanto, esse é um ponto que deve ser muito bem avaliado e planejado. Não há nada mais prejudicial para a fidelização que perder uma venda por não ter a solução para suprir a demanda do consumidor.

Mantenha o negócio atraente

Outro ponto importante é manter o seu negócio atraente para os clientes. Em outras palavras, significa implementar na mente do consumidor que a sua empresa tem um grande valor para ele, oferecendo soluções únicas e com um preço competitivo.

Invista em treinamento para os colaboradores

Outro ponto importante é investir em treinamento para os seus colaboradores. Isso é especialmente válido em relação ao atendimento visando à fidelização.

Ofereça promoções especiais para quem se tornar um cliente fiel

Por fim, você deve oferecer promoções especiais para os clientes que se tornarem fiéis ao seu estabelecimento. Ao fazê-lo, você estimula as pessoas a retornarem mais vezes à sua empresa, efetuando novas compras em visitas futuras.

Contudo, é fundamental que você ofereça promoções que, efetivamente, sejam valiosas para os seus consumidores. Um dos principais erros que os empresários cometem é acreditar que podem oferecer produtos ou serviços com promoções insignificantes. Acredite: isso não gera nenhum valor positivo. Em alguns casos, na verdade, pode até derrubar a credibilidade do seu negócio. Por isso, é muito importante formatar promoções efetivamente exclusivas para esse grupo de consumidores.

Portanto, como visto, é imprescindível adotar estratégias para vendas no final de ano em seu estabelecimento. Elas potencializarão o seu faturamento nesse período, servindo como uma excelente forma de elevar as suas receitas.

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