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Mercado e Vendas | VENDA
Gamificação para equipes de vendas: 5 dicas para começar

A gamificação é uma ótima estratégia para melhorar o engajamento dos funcionários e alcançar metas

· 12/08/2022 · Atualizado em 12/08/2022
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Com 85% dos funcionários não se sentindo engajados o suficiente com o trabalho — pelo menos, de acordo com a pesquisa realizada pela consultoria Gallup em 73 países —, é evidente que temos um problema quando se trata da rotina empresarial. Por isso, determinadas iniciativas, como a gamificação, são mais do que uma metodologia moderna.

Trata-se, na verdade, de uma estratégia para estimular os colaboradores a enxergarem o seu papel no trabalho de uma maneira mais positiva e motivadora. Porém, como implementá-la no dia a dia da empresa? Essa e outras perguntas sobre gamificação serão respondidas neste texto. Confira!

O que é gamificação?

Não podemos começar a falar sobre a implementação da gamificação sem antes explicar o que ela realmente significa. Essa é uma estratégia que visa ao uso de técnicas e dinâmicas empregadas em jogos para motivar e melhorar o aprendizado e a realização de tarefas.

Por que é importante?

Trata-se de uma estratégia importante porque consegue traduzir temas e informações complexas ou até mesmo pouco interessantes para uma linguagem mais criativa. Dessa forma, os colaboradores são apresentados a uma abordagem diferente para a realização de tarefas e conseguem desenvolver as suas habilidades com mais praticidade.

Quais são os benefícios da gamificação para a área de vendas?

A gamificação oferece uma série de benefícios, tanto para o trabalho individual quanto para o de equipe. No caso das vendas, ela pode fornecer uma boa base para manter os funcionários engajados e também para vender mais. Entre as suas principais vantagens, estão:

  • melhora a produtividade — com a gamificação, os funcionários passam a enxergar as tarefas não como uma obrigação, mas, sim, como uma oportunidade de atingir objetivos. Além disso, como há uma recompensa imediata por causa das pontuações, eles estarão mais estimulados;
  • aumenta a motivação — o sistema de pontuação e de recompensa é um dos responsáveis por fazer com que os colaboradores se sintam mais motivados. Assim, à medida que eles executam as suas tarefas e atingem as metas, ficam mais estimulados a continuar;
  • torna o relacionamento da equipe mais equilibrado — mesmo que não pareça, a competição auxilia no relacionamento dos funcionários, até porque, em metas que precisam de trabalho em grupo, o pensamento em conjunto para chegar a uma solução é incentivado;
  • traz mais alcance para os resultados — tanto a motivação quanto a produtividade oferecidas pela gamificação nas tarefas fazem com que os colaboradores se sintam mais estimulados a trazerem resultados;
  • melhora a organização do trabalho — como é possível apostar na gamificação para a maioria das tarefas, torna-se viável definir uma ordem para cada atividade, funcionando como as fases de um jogo, até chegar ao final, ou seja, ao resultado.

Como implementar a gamificação?

A gamificação é um processo que se adapta a qualquer setor da empresa e, especialmente no de vendas, é possível colocar em prática algumas iniciativas bem interessantes. Neste tópico, separamos o que você precisa fazer para implementar a gamificação. Confira! 

1. Entenda o problema

O primeiro passo para a gamificação é entender exatamente qual será a função dela na empresa. Afinal, esse é um tipo de estratégia que pode ser usado tanto para o treinamento quanto para a motivação dos funcionários, estimulando-os a serem mais produtivos ou trazerem mais resultados.

Por isso, até para conseguir fazer boas escolhas quanto às dinâmicas escolhidas, é importante entender o que a empresa quer resolver com essa estratégia.

2. Defina a missão

Após entender o que a empresa pretende resolver, o próximo passo é definir alguns critérios importantes da gamificação. É bastante comum que, no ambiente de jogos, a ideia de missão seja bem estabelecida. Quando transferimos esse conceito para o dia a dia empresarial, devemos relacioná-la ao problema que a empresa quer resolver, ou seja, à solução.

Uma boa dica é desenvolver pequenas missões que, à medida que são finalizadas numa visão macro, solucionam a principal. Não se esqueça de criá-las de forma que sejam bem específicas e mensuráveis — por exemplo, em vez de "gerar mais lucro no final do mês", os funcionários deverão "vender x quantidade de produtos por semana". 

3. Conheça os jogadores

Não será apenas necessário entender qual é o problema que a empresa quer resolver para desenvolver uma estratégia bem-sucedida, pois é fundamental conhecer os jogadores, ou seja, os seus funcionários. Nesse contexto, será interessante compreender o que é necessário para que o quadro de pessoal consiga resolver o problema, quais são os comportamentos que demandam transformação, entre outros. 

Para isso, é relevante que a empresa tenha um sistema de métricas de desempenho. Além disso, procure estabelecer uma comunicação com esses funcionários, conversando com eles para entender quem são e quais são as suas expectativas no trabalho. 

4. Determine os critérios

Como qualquer jogo, no caso da gamificação, é fundamental definir quais serão os critérios, ou seja, o conjunto de regras que servirão de diretrizes para os colaboradores. Sendo assim, primeiro, é preciso determinar quais serão as recompensas para quem conquistar o objetivo. 

Também é necessário determinar as etapas até chegar à resolução, a frequência e a duração de cada atividade, assim como as ações fundamentais. Com isso bem estabelecido, será bem mais fácil implementar os processos de gamificação.

5. Monitore as atividades

Como toda atividade na empresa, especialmente as que envolvem resultados, é fundamental ter uma forma de acompanhar as etapas até se conquistar o objetivo. Por isso, é importante realizar um gerenciamento de toda atividade que envolve a gamificação, valendo não só para os resultados, mas também para o processo de execução. Isso será importante para verificar se as ideias para as dinâmicas são funcionais e se é necessário implementar mudanças para melhorar a execução.

A gamificação para empresas, especialmente para o setor de vendas, é uma ótima estratégia para tornar a rotina mais estimulante, mas também representa uma maneira de melhorar a obtenção de resultados por parte dos funcionários, tirando o peso de processos complexos, tornando-os mais divertidos. Ademais, quando se trata de aprendizado, é uma ótima maneira para repassar os conteúdos e colocá-los em prática, deixando a equipe muito mais preparada para as exigências diárias do setor.

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