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Fri Sep 01 18:29:53 BRT 2023
Empreendedorismo | MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL
MEI: qual é o momento certo para iniciar a expansão do negócio?

Planejar a expansão do negócio é fundamental para o futuro de qualquer empreendimento.

· Atualizado em 01/09/2023
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O crescimento planejado deve ser o objetivo de qualquer empreendimento. No entanto, embora seja um movimento importante, é necessário ter bastante cautela antes de tomar qualquer decisão. Inclusive, para um MEI (Microempreendedor Individual) — em razão das suas peculiaridades —, identificar qual é a hora ideal de investir na expansão do negócio é ainda mais determinante.

Nesse cenário, é comum que surjam dúvidas, mas existem algumas dicas-chave que podem ajudar você a entender melhor o que precisa ser feito antes de tomar essa ação. Seja alcançar um controle mais claro da situação financeira da sua empresa, seja analisar o mercado e se certificar dos desafios que virão pela frente, por exemplo.

Quer tirar todas as suas dúvidas sobre qual é o momento certo para a expansão do seu negócio e, é claro, conhecer as etapas essenciais dentro do seu planejamento de crescimento? Continue a leitura!

Qual é a importância da expansão do negócio?

Antes de tudo, você sabe por que deve se preocupar com o crescimento do seu negócio? Se as finanças estão boas, e os clientes estão satisfeitos, será que realmente vale a pena todo o esforço de passar pelo processo de crescimento?

A seguir, listamos alguns motivos que mostram por que é, sim, válido caminhar em direção à ampliação — mesmo atuando como MEI.

Aumento da receita

Normalmente, o principal benefício que vem à mente de quem pensa "Como expandir o meu negócio?" é o aumento da receita. Afinal, ao crescer, a empresa ganha a oportunidade de conquistar novos clientes e de elevar a sua base de consumidores.

Na prática, essas vantagens se traduzem em mais vendas e, claro, em mais lucros. A partir disso, dispondo de uma quantidade mais significativa de recursos financeiros, torna-se possível investir em melhorias no empreendimento, como tecnologia, treinamento de colaboradores e marketing. Ou seja, os ganhos levam diretamente a mais ganhos.

Elevação da presença institucional no mercado

A expansão do negócio também pode aumentar a presença da empresa no mercado, tornando-a mais conhecida e respeitada. A partir da ampliação, como dito, o empreendimento pode conquistar novos clientes e, ao mesmo tempo, consolidar a sua posição na sua área de atuação.

Inclusive, esse movimento viabiliza o acesso a novos mercados e, consequentemente, a novas oportunidades de crescimento.

Aumento da competitividade

Outra vantagem da expansão do negócio é que a iniciativa pode ajudar a empresa a se tornar mais competitiva. Na prática, ao crescer, a organização tem a chance de se tornar mais eficiente e de passar a ter uma estrutura de custos mais enxuta.

Com isso, a marca pode oferecer preços mais competitivos e atender melhor às necessidades dos clientes. Ainda nesse contexto, a ampliação também pode auxiliar o empreendimento a se adaptar melhor às mudanças do mercado e a ter uma vantagem competitiva exponencial sobre os seus concorrentes.

Elevação da capacidade de inovação

A expansão também pode aumentar a capacidade de inovação do negócio. Na prática, com mais recursos e com uma estrutura mais sólida, a empresa pode investir em pesquisa e em desenvolvimento, criar produtos e serviços novos e até melhorar os já existentes.

Ou seja, trata-se de um movimento que leva a organização a se manter à frente da concorrência e a aproveitar novas oportunidades mercadológicas.

Acesso a melhores oportunidades de negócios

Ao expandir, como dito, a empresa pode ter acesso a novas oportunidades de negócios. Inclusive, esse movimento abrange a possibilidade de firmar novas parcerias e/ou de entrar em novos mercados.

A ampliação também viabiliza a diversificação da linha de produtos e de serviços da marca. Portanto, torna-se possível oferecer aos clientes uma gama mais ampla de opções.

Atração de novos talentos

Por fim, é interessante destacar que a expansão do negócio — com a mudança de enquadramento da empresa — também pode gerar impactos na atração de novos talentos. Afinal, dispondo de uma estrutura mais sólida e de uma posição mais consolidada no mercado, o empreendimento pode oferecer melhores oportunidades de carreira e um ambiente de trabalho mais atrativo.

Ou seja, trata-se de uma iniciativa que pode ajudar a organização a atrair e a reter os melhores profissionais do mercado, o que pode ser fundamental para o sucesso a longo prazo.

Qual é o momento certo de planejar a expansão do negócio?

Após compreender os diversos benefícios de focar a ampliação da empresa, é hora de entender como identificar se é o momento certo de partir para uma expansão. Nesse caso, embora não exista uma "receita de bolo", há alguns fatores que podem ser observados para ajudar você a tomar uma decisão acertada. A seguir, listamos os principais!

Base de clientes consolidada

Uma base de clientes sólida é uma das certezas de que um empreendedor precisa ter antes de pensar em expandir o seu negócio. Afinal, na prática, esse marco significa que o empreendimento está atraindo e retendo o público-alvo de forma consistente.

Portanto, uma base consolidada de consumidores é um indicador de que há demanda por seus produtos e/ou serviços e de que as suas soluções estão ganhando mercado.

Produtos ou serviços de sucesso

Outra certeza importante envolve ter um produto ou um serviço que esteja fazendo sucesso no mercado. Nesse caso, é fundamental se certificar de que há mercado para a(s) sua(s) solução(ões) e de que a sua atividade é positivamente recebida pelos consumidores.

Acredite: o sucesso do produto/serviço é um indicador de que o empreendimento tem potencial de crescimento.

Estabilidade financeira

É imperativo ter estabilidade financeira antes de decidir expandir o negócio. Em outras palavras, estamos falando de manter um fluxo de caixa saudável, um capital de giro suficiente e um bom controle financeiro.

O fato é que a expansão da empresa provavelmente exigirá investimentos significativos. Portanto, é preciso ter certeza de que há recursos financeiros para dar o suporte necessário a esse processo.

Análise de mercado

Antes da expansão do negócio, é relevante fazer uma análise detalhada do mercado e identificar as oportunidades e os desafios que podem surgir. Lembre-se de que é imprescindível ter certeza de que há espaço para a ampliação do empreendimento e, claro, de que há demanda suficiente para sustentá-la.

Nesse contexto, a medida também pode ajudar a identificar os concorrentes e a definir estratégias para elevar o seu nível de competitividade.

Plano de negócios elaborado

Um plano de negócios elaborado — e bem-feito — é essencial para a expansão do empreendimento. Afinal, o documento ajuda a definir os objetivos e as metas, bem como as estratégias traçadas para alcançá-las.

Inclusive, a iniciativa pode ajudá-lo a reconhecer os potenciais riscos e as oportunidades que poderão surgir durante o processo de ampliação. Na prática, então, torna-se viável até mesmo definir os recursos necessários para alcançar os propósitos estabelecidos.

Como planejar a expansão da empresa?

Agora, é hora de responder à pergunta-chave: "Como ampliar o negócio?". Bem, o seu empreendimento já está com todos os fatores mencionados alinhados?

Excelente! Chegamos ao momento de colocar o planejamento em ação! No intuito de ajudá-lo nesse desafio, separamos os principais tópicos que precisam ser trabalhados para garantir uma ampliação de sucesso para a empresa. Veja a seguir!

Analise a situação da empresa

Como dito, o primeiro passo para expandir a empresa é analisar a sua situação atual. É importante avaliar se o negócio está preparado para a ampliação e se dispõe dos recursos necessários para suportar um aumento da demanda.

Além disso, é essencial avaliar o desempenho financeiro corporativo, a qualidade dos produtos e dos serviços oferecidos pela marca, bem como o nível de satisfação dos clientes. Todos esses indicadores são relevantes para compreender o quão bem-sucedida vem sendo a trajetória da organização.

Avalie o mercado

Para expandir o negócio, é fundamental que o empreendedor tenha uma visão clara sobre o mercado em que atua, como também pontuado. Nesse sentido, é imprescindível avaliar o potencial de crescimento do nicho, identificar os concorrentes diretos e indiretos e entender quais são as tendências e as mudanças que podem impactar o setor.

Essa análise viabilizará o reconhecimento das oportunidades e, inclusive, das ameaças do entorno. Assim, será possível traçar as melhores estratégias para enfrentá-las.

Atente às legislações tributárias

Antes da expansão do negócio, o empreendedor deve ter atenção às legislações tributárias do país, que variam de acordo com o setor e com a região em que a empresa atua. Lembre-se de que é fundamental que o empreendimento esteja em dia com as obrigações fiscais e tributárias para evitar problemas legais e financeiros no futuro.

Além disso, é indispensável avaliar a possibilidade de obter incentivos fiscais para a ampliação da marca.

Planeje as finanças

Como dito, a expansão do negócio pode exigir um investimento significativo de recursos financeiros. Por isso, é necessário que o empreendedor mantenha sob controle as finanças corporativas de forma detalhada, identificando os custos envolvidos na iniciativa e as fontes de financiamento disponíveis.

Inclusive, é preciso avaliar o impacto da ampliação no fluxo de caixa da empresa. Assim, torna-se possível criar um plano de contingência para enfrentar eventuais imprevistos.

Invista na divulgação do negócio

Para que a expansão do negócio seja bem-sucedida, é fundamental que haja uma estratégia de marketing adequadamente estruturada. Ou seja, estamos falando de uma ação voltada à divulgação do empreendimento e dos seus produtos e serviços para novos clientes.

Nesse sentido, o empreendedor deve avaliar quais são os canais de publicidade mais efetivos para o seu negócio e, a partir de então, criar ações específicas para cada um deles. Além disso, é imperativo estar preparado para lidar com um aumento da demanda, o que requer investir em recursos humanos e logísticos para garantir a qualidade do atendimento aos clientes.

Amplie a equipe e os recursos

Complementando o tópico anterior, a expansão do negócio provavelmente exigirá uma ampliação da equipe e dos recursos disponíveis — novamente, considerando a alteração do enquadramento empresarial. Diante disso, é fundamental que o empreendedor encontre profissionais que tenham algum tipo de experiência dentro do seu mercado de atuação.

Afinal, agora, a sua produtividade depende do rendimento de outras pessoas também. Por isso, o recomendável é fazer uma busca no mercado e contratar aos poucos, especialmente por ser a primeira vez que você fará isso, de acordo com a nova realidade do seu negócio.

Adotando esses cuidados, a tendência é de que você consiga montar um time qualificado e confiável, focado no crescimento da sua empresa.

Desenvolva um plano de ação

Após todos os estágios anteriores, é hora de desenvolver um plano de ação para a expansão do negócio. Esse documento deve ser detalhado e conter todas as etapas que serão necessárias para alcançar os objetivos estabelecidos.

Não sabe como elaborá-lo? Fique tranquilo! Algumas perguntas simples podem ajudar, bastando respondê-las para estruturá-lo:

  • Quais são os objetivos institucionais de curto, médio e longo prazo?
  • Quais são as metas empresariais que precisam ser alcançadas?
  • Quais são as estratégias de marca que serão usadas para alcançar essas metas?
  • Quais são os recursos necessários para implementar essas estratégias?
  • Quem serão os responsáveis por cada etapa do plano?

Monitore e avalie

Depois de colocar o plano de ação em prática, é importante monitorar e avaliar constantemente os resultados. Essa iniciativa viabilizará a implementação de eventuais ajustes necessários e a correção de possíveis problemas ao longo do caminho.

Afinal, por mais que a expansão do negócio já resulte em alguns números positivos, é determinante sempre ficar de olho no que está acontecendo para ter a certeza de que quaisquer erros serão reparados durante o processo. Para essa "missão", pode ser interessante utilizar algumas ferramentas que ajudam em uma avaliação mais precisa da sua expansão, como:

  • indicadores de desempenho — que podem ser utilizados para avaliar o progresso em relação aos objetivos estabelecidos;
  • análise SWOT — que pode ser utilizada para analisar detalhadamente a situação atual do negócio e identificar possíveis oportunidades e ameaças;
  • pesquisa de mercado — que pode ajudar a identificar novas oportunidades de negócios e entender as necessidades e as preferências dos clientes.

Seja flexível

Por fim, é importante lembrar que o planejamento para a expansão do negócio não é algo fixo e imutável. Na verdade, o processo deve ser flexível para se adaptar às mudanças do mercado, à concorrência e às necessidades dos clientes.

Portanto, é indispensável estar aberto a mudanças e a ajustes ao longo do caminho. Na prática, o plano de ação deve ser visto como um guia, mas não deve impedir a empresa de mudar de direção, caso seja necessário.

Além disso, tenha em mente que, agora, o negócio não é mais "apenas seu". Ou seja, você conta com uma equipe maior, o que demanda ser mais flexível também na hora de ouvir a opinião dos profissionais envolvidos e de entender as qualidades e o know-how que cada pessoa tem.

Acredite: ao seguir as dicas-chave deste post, as chances de que a expansão do negócio dê certo são muito maiores. O indispensável aqui, porém, é garantir que você tenha todos os dados e as informações necessárias em mãos antes de tomar qualquer decisão que impacte diretamente o futuro do seu empreendimento.

Agora que você já sabe como fazer a expansão do negócio, que tal ficar de olho em mais dicas que vão ajudar a tornar o seu trabalho mais preciso e eficiente? Veja as 5 melhores opções de ferramentas de inovação e produtividade!


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