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Mercado e Vendas | NEGÓCIOS DIGITAIS
9 dicas para canais omnichannel usarem o click & collect

Em português, o termo é uma tendência estratégica que significa “pague na loja”. Você, empreendedor, já adotou essa facilidade?

· 04/08/2022 · Atualizado em 19/09/2022
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Ao adotar a praticidade do click & collect, o cliente finaliza a compra por meio de uma loja virtual, mas seleciona a opção de buscá-la na loja física ou em um ponto de retirada.

Esse é um processo ágil tanto para a loja quanto para a pessoa que está comprando, simplesmente pelo fato de que é o cliente que molda o próprio tempo de espera, sem depender de alguma transportadora para tal, além de não precisar pagar por um frete.

Vantagens da estratégia click & collect:

  • Diminuição de custos;
  • Crescimento de compras concluídas;
  • Solução com problemas de entrega;
  • Praticidade;
  • Agilidade;
  • Satisfação de clientes;
  • Potencialização de vendas.

Nove dicas para um click & collect de sucesso:

  • Informação

Para que o seu cliente possa escolher a opção de buscar a mercadoria, é importante fornecer informações suficientemente claras sobre essa alternativa.

  • Catálogo

Por diferentes razões, nem todos os seus produtos vão se encaixar nesse modelo mais ágil de compra e entrega. Lembre-se sempre de informar ao cliente a disponibilidade de um produto antes da etapa de compra.

  • Acesso

Informe também os horários de funcionamento dos pontos de coleta indicados, bem como seus meios de acesso. Busque sempre facilitar a vida do seu cliente.

  • Pagamento

Mais simples do que selecionar um produto e pagar por ele apenas no momento de busca da mercadoria é pagá-lo de forma on-line para tornar o processo ainda mais ágil.

  • E-mails

Envie e-mails automáticos com o horário e endereço do local escolhido pelo cliente para a retirada da mercadoria.

  • Embalagens

Busque também informar, até mesmo por e-mail de confirmação, sobre o tamanho e o peso da embalagem do seu cliente. Essa informação pode ser necessária se o cliente for buscar a compra utilizando transporte público, por exemplo.

  • Fidelização

Fidelize clientes, tornando-se presente com informações interessantes para eles. Foque o e-mail marketing.

  • Devoluções

Organize sua gestão e planeje-se sobre possíveis devoluções que ocorrerão ao longo do caminho.

  • Opiniões

Peça opiniões para seus clientes, pois esse feedback é importante para a evolução e melhorias do seu negócio.

É notório que os negócios que adotaram esse tipo de serviço estratégico estão facilitando o caminho para o consumidor concluir a sua compra, independentemente do meio pelo qual a venda será realizada.

Para saber mais, continue lendo:

Ponto de venda: estratégias e dicas para acertar na escolha.

Taxa de conversão: entenda como transformar usuários em clientes.


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