this is an h1

this is an h2

Sun Apr 23 20:52:18 BRT 2023
Finanças | CONTABILIDADE
A importância da contabilidade financeira no varejo

A contabilidade financeira é essencial para o varejo, pois abre espaço para uma gestão eficiente e auxilia na tomada de decisões estratégicas.

· 23/03/2023 · Atualizado em 23/04/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Para te fornecer mais informações sobre a importância da contabilidade financeira no varejo, selecionamos as dicas do canal especializado Blog Abri Minha Empresa. 

O que é contabilidade? Compreender esse assunto é essencial para qualquer tipo de negócio. Principalmente por ter um papel muito importante na gestão do varejo e ser um pilar essencial para diferentes tipos de tomada de decisão.

Portanto, para gerenciar seu negócio e crescer de maneira correta, ter uma boa contabilidade é obrigatório. Então, entenda agora o que é contabilidade, quem precisa ter uma, por que é tão importante e suas 08 funções indispensáveis para o seu negócio! Para tentar deixar este assunto claro, abordaremos os seguintes pontos:

  • O que é contabilidade?
  • Quem precisa ter uma?
  • Por que é tão importante?
  • 8 funções importantes para o seu negócio.

Então, vamos lá!

O que é contabilidade?

Contabilidade é a ciência que estuda, registra e interpreta as informações financeiras das empresas e as atividades que afetam sua gestão econômica. Na prática, ela ajuda no processo de administração do negócio, através de informações e relatórios que orientam os gestores a seguir determinados caminhos para ter mais rentabilidade e sucesso empresarial, tudo de acordo com as leis.

Em parte, trata-se do fluxo de entrada e saída de dinheiro. No entanto, esse simples movimento influencia várias outras questões e frentes. Tenha em mente que todo dinheiro que entra e sai do seu negócio precisa ser registrado, processado e repassado ao governo.

Quem precisa ter uma?

Na prática, toda empresa, seja do varejo ou não, precisa ter e trabalhar com sua contabilidade. Isso é obrigatório por lei. Exceto quem é MEI (ou Microempreendedor Individual), que está dispensado disso, por ser um tipo de empresa simplificado.

Mesmo assim, muitos MEIs usam a contabilidade para organizar melhor suas finanças, cumprir com todos os impostos e taxas e ficar em dia com suas obrigações.

Por que a administração financeira é tão importante?

A contabilidade é um pilar muito importante para a gestão financeira de qualquer tipo de empresa. Principalmente por monitorar todas as entradas e saídas de dinheiro de uma empresa.

Assim como o planejamento financeiro a curto, médio e longo prazo. Literalmente, controlar e gerenciar o patrimônio de um negócio. Da mesma forma, todo o fluxo financeiro de uma empresa implica informações a serem declaradas e pagas. Como taxas e impostos. 

Dessa forma, a contabilidade identifica, monitora e aponta todas as obrigações a serem cumpridas. Evitando, assim, punições ou multas. Ainda, com o planejamento financeiro em dia, a contabilidade ajuda a ter um planejamento tributário assertivo.

Assim, aponta exatamente o fluxo de caixa com todos os valores considerados. Não só de vendas e compras, mas também de todos os valores tributários.

Além disso, a contabilidade pode identificar pontos cruciais para a gestão financeira de um negócio, como: reduzir possíveis despesas ou custos, indicar quais produtos ou serviços são mais rentáveis para a empresa, apontar o lucro ou prejuízo real do negócio, montar folhas de pagamento e demonstrativos financeiros, regularização de processos, tanto internos quanto externos, indicar investimentos mais rentáveis, preparar a empresa para possíveis expansões ou contribuições, entre muitos outros.

8 Funções essenciais para a sua empresa

1. Abertura de empresa - A contabilidade ajuda bastante na abertura e registro de uma empresa, para formalizar o negócio corretamente. No processo, ela coleta e auxilia em questões como: elaboração do contrato social, qual a melhor natureza jurídica a escolher, verificação da disponibilidade do nome da empresa, escolha do CNAE adequado (que é a classificação nacional de atividades econômicas), reunir a documentação necessária, auxiliar na obtenção de licenças e alvarás, realizar as inscrições fiscais para emitir notas fiscais, apontar as taxas e contribuições a serem pagas, entre outras.

O mesmo vale para qualquer tipo de alteração na estrutura de constituição da empresa, como entrada ou saída de sócios, mudança de endereço ou razão social, encerramento ou falência, em resumo.

2. Escrituração contábil - Resumidamente, a escrituração contábil é o registro oficial dos dados financeiros da empresa. Atualmente, tudo pode ser feito on-line. No entanto, somente um contador profissional pode realizar esse trabalho.

3. Emissão de notas fiscais - Emitir e registrar notas fiscais é obrigatório em todos os tipos de vendas. E este é um trabalho muito importante da contabilidade. Dessa forma, declarar as atividades fiscais da empresa ao governo.

4. Controle financeiro - Como mencionamos anteriormente, a contabilidade monitora de perto o controle financeiro de cada negócio, registrando principalmente todas as entradas e saídas de dinheiro, além de também fazer a conciliação bancária da empresa.

Assim, preparar relatórios que apontam todas as receitas, custos e despesas. Como resultado, entender se houve lucro ou prejuízo após um determinado período.

5. Obrigações acessórias - Basicamente, as obrigações acessórias são as declarações mensais, trimestrais e anuais que toda empresa precisa entregar ao governo. Isso faz parte da fiscalização e arrecadação de impostos. Tudo deve ser feito dentro dos prazos estabelecidos para evitar multas ou taxas para a empresa.

6. Cálculo e emissão de impostos - A contabilidade também é responsável por determinar, calcular e emitir guias de impostos para pagamentos pela empresa.

E isso é feito de acordo com o regime tributário de cada negócio, de acordo com suas vendas, por exemplo. Portanto, é muito importante porque existem diferentes tipos de impostos. Como Cofins, ISS, ICMS, IRPJ, CSLL, PIS, entre outros. 

7. Informações trabalhistas - Além disso, a contabilidade envia informações trabalhistas ao governo, como folha de pagamento mensal, livro de registro de empregados, FGTS, guia de seguridade social, acidentes de trabalho, entre outros.

Atualmente, tudo pode ser feito on-line. Assim, o governo é capaz de monitorar o cumprimento das leis trabalhistas de cada empresa.

8. Declarações e relatórios - Por fim, a contabilidade é responsável por preparar declarações e relatórios que mostram a situação financeira atual das empresas. Como exemplos, podemos citar: Demonstrativo de Resultado do Exercício (DRE), Análise de Custo e Despesa, Balanço Patrimonial, Contas a Pagar e a Receber, entre outros. 

Saiba mais

Aproveite e acesse os conteúdos que separamos para você:

Curso Planejamento estratégico para empreendedores

Curso Indicadores para o seu negócio

Essas são as informações mais relevantes sobre a importância da contabilidade financeira no varejo. O Sebrae tem muitos vídeos, artigos e cursos que podem te ajudar. Acesse o site ou procure a agência mais próxima.

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora