this is an h1

this is an h2

Thu Sep 22 18:59:36 BRT 2022
Finanças | ATIVIDADE FINANCEIRA
A importância dos atrativos turísticos do Brasil

O turismo no Brasil corresponde a 8,1% do PIB, e há muito a expandir. Os atrativos turísticos são fundamentais para que mais turistas venham visitar o país.

· 08/09/2022 · Atualizado em 22/09/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

O turismo é uma das principais maneiras de difundir a cultura, mostrar as belezas naturais e movimentar a economia de um país.  E no Brasil não é diferente. O turismo é uma peça-chave para o desenvolvimento cultural e dos negócios. Apesar de pouco explorar seus atrativos turísticos, o setor do turismo no Brasil corresponde a 8,1% do Produto Interno Bruto (PIB), com sete milhões de pessoas trabalhando. 

Com as vacinas e as medidas sanitárias adotadas após a fase crítica da pandemia de covid-19, o fluxo nos aeroportos cresceu, possibilitando uma maior movimentação de turistas dentro e fora do país. De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), 63,1 milhões de passageiros domésticos voaram em 2021. E há espaço para crescer. 

O Brasil é reconhecido como um país das mais extraordinárias belezas naturais e pelo seu extenso litoral margeado por belas praias.  Porém, mesmo com um enorme potencial turístico em razão da diversidade cultural e das belezas naturais do imenso território nacional, esse potencial ainda não é explorado em sua totalidade. O Brasil ocupa uma posição de pouco destaque na atividade turística mundial, com um fluxo de viajantes entre 1% e 2%. 

A indústria do turismo, como é chamada, abarca diversos serviços, como transporte, hotelaria e alimentação, que são responsáveis por um grande contingente de mão de obra. Além disso, o setor movimenta indiretamente outras áreas, como o comércio formal e informal e diversas atividades dos circuitos locais da economia, gerando emprego e renda.

A recepção de visitantes demanda infraestrutura adequada e sua manutenção periódica, gerando benefícios em médio e longo prazo para a rede de transportes, de energia elétrica, de comunicação, além da conservação de sítios históricos, monumentos, praças e locais de grande circulação de pessoas. As melhorias podem ser sentidas, também, pelas populações que vivem em áreas turísticas e fazem uso de tais serviços diariamente. E, pensando em compreender qual é a melhor estratégia para atingir seus resultados de modo sustentável, o Sebrae disponibiliza o curso - Crescimento planejado e orientado para resultados. 

O acolhimento e a recepção do brasileiro são pontos de destaque para os turistas que visitam o país, porém, não é somente isso que atrai esses visitantes, as belezas naturais e a cultura também são, sem dúvida, os grandes atrativos. Muitas pessoas viajam para conhecer melhor o próprio país, vivenciar as belezas, tradições e artes do Brasil, além de desfrutar de dádivas naturais como praias, termas e montanhas. Não faltam locais especiais para visitar. Entre eles, estão atrações consideradas como uma das sete maravilhas do mundo:

CRISTO REDENTOR E CORCOVADO – RIO DE JANEIRO:

Um dos mais importantes pontos turísticos do Brasil é, com certeza, o Cristo Redentor e o Corcovado, no Rio de Janeiro. Com os braços estendidos, a colossal estátua do Cristo Redentor contempla o Rio de Janeiro e a baía do Corcovado. Possuindo uma altura de 38 metros, desde a sua base, e uma largura de 28 metros, de uma ponta a outra, a estátua se encontra a 709 metros acima do nível do mar. Parte do Parque Nacional da Tijuca, o mais visitado do Brasil, o monumento pode ser acessado por meio de vans ou, então, pelo trem do Corcovado. Concluída em 1931, a estátua foi obra do escultor polonês-francês Paul Landowski e do engenheiro brasileiro Heitor da Silva Costa. Recebendo 1.9 milhão de visitantes por ano, o Cristo Redentor gera uma receita anual de R$ 1.5 bilhão, movimentando a economia local.

CATARATAS DO IGUAÇU – FOZ DO IGUAÇU:

As Cataratas do Iguaçu são o maior conjunto de quedas d’água do mundo, com cerca de 275 saltos, chegando a uma altura de 80 metros. Com uma vazão média de 1,5 milhão de litros por segundo, é impossível chegar mais perto para contemplar o esplendor das quedas sem se molhar! Localizadas na cidade de Foz do Iguaçu, no estado do Paraná, dentro do Parque Nacional do Iguaçu, pode-se chegar às cataratas por meio dos ônibus panorâmicos e das passarelas no interior da reserva. Hoje, o Parque Nacional do Iguaçu é uma das últimas reservas da Mata Atlântica, abrigando mais de mil espécies de aves e mamíferos, além de veados, lontras, jaguatiricas e capivaras. Considerada uma das sete novas maravilhas do mundo, as Cataratas do Iguaçu são um dos mais visitados pontos turísticos do Brasil.

FLORESTA AMAZÔNICA – MANAUS:

Cerca de 20 quilômetros a sudeste de Manaus, é possível encontrar uma outra das sete maravilhas naturais do mundo, a Floresta Amazônica. Com 6,7 milhões de km² de extensão, a Floresta Amazônica abrange nove países e abriga a maior biodiversidade do mundo, com mais de 40 mil espécies de plantas, 1.300 espécies de pássaros, três mil espécies de peixes, 430 mamíferos diferentes, 2,5 milhões de espécies de insetos. Ali perto, as águas escuras do Rio Negro se encontram com as águas claras do Rio Solimões, fluindo lado a lado por cerca de 6 km, antes de se transformarem no Rio Amazonas. Esse espetáculo, um dos mais belos do país, é chamado de encontro das águas. Para contemplá-lo, ou explorar o coração da Floresta Amazônica, é necessário pegar um barco desde a cidade de Manaus. Visitado por milhares de turistas do mundo inteiro, o encontro dos rios Negro e Solimões é o ponto mais famoso de Manaus e um dos maiores pontos turísticos do Brasil.

PELOURINHO – SALVADOR:

Um dos atrativos brasileiros mais significativos em importância histórica é, definitivamente, o Pelourinho de Salvador, na Bahia. A Cidade Alta foi nomeada pela Unesco como Patrimônio Mundial da Humanidade, em 1985, devido às construções arquitetônicas dos séculos XVII e XVIII. Chamado de Pelourinho, é neste centro histórico que se encontram as mais belas igrejas e mosteiros de Salvador. Construídos em uma época na qual o Brasil era a fonte das riquezas de Portugalo ouro era esbanjado nas construções religiosas da colônia. A mais bela das igrejas da cidade é a de São Francisco, construída no início de 1700 e repleta de entalhes intrincados cobertos do metal precioso. Destino de milhões de visitantes todo o ano, tanto nacionais quanto internacionais, o Pelourinho é considerado, hoje, um dos mais ricos pontos turísticos do Brasil. 

CIDADE DE OURO PRETO – MINAS GERAIS:

Outro ponto turístico brasileiro, que também faz parte dos Patrimônios Mundiais da Unesco, é a cidade de Ouro Preto, em Minas Gerais. Fundada em 1711, sob o nome de Villa Rica, Ouro Preto já foi capital de Minas Gerais. Usada como a principal área de exploração durante o Ciclo do Ouro, a cidade possui construções espetaculares, com paredes inteiras banhadas a ouro e diamantes! Após a mudança da sede estadual de Ouro Preto para Belo Horizonte, a cidade tornou-se um centro histórico, com uma arquitetura rica e cativante. As principais paradas de turistas do mundo inteiro são as igrejas barrocas, como a Igreja de São Francisco de Assis, por exemplo. Além disso, os museus também fazem sucesso na cidade, com o Museu dos Inconfidentes e o Museu dos Contos sendo os mais famosos da região. Um destino imperdível para qualquer amante de passeios históricos.

PORTO DE GALINHAS – PERNAMBUCO:

As águas cristalinas e as grandes extensões de areia são alguns dos motivos pelos quais Porto de Galinhas é considerada a melhor praia do Brasil. Para um país com mais de sete mil quilômetros de costa atlântica, esse é um título que, definitivamente, deve ser levado a sério! A cidade que se estende ao longo da praia é descontraída, colorida, e mistura diversão à moda antiga com locais mais modernos e agitados. Destino adorado por viajantes do mundo inteiro, Porto de Galinhas recebe cerca de 800 mil visitantes por ano. Além disso, a região possui uma temperatura anual média de 28ºC. Ou seja, é verão o ano inteiro. Se a proposta é curtir uma praia observando paisagens paradisíacas, Porto de Galinhas é um dos mais recomendados pontos turísticos do Brasil.

As atrações mencionadas acima são, sem sombra de dúvida, as mais conhecidas e cobiçadas mundialmente. Mas, o Brasil tem muito mais a oferecer e crescer nesse setor, pois a “indústria” do turismo pode ser mais rentável que o setor industrial e rural, além de ser menos degradante. No mundo, essa é uma nova tendência econômica.

Portanto, fique atento às oportunidades que o turismo tem a oferecer, pois são diversos setores da economia que se movimentam junto com a atividade turística. Um bom começo é participar do curso por WhatsApp Empreendedor de sucesso e conhecer o caminho percorrido por pessoas empreendedoras bem-sucedidas.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?