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Thu Jun 01 21:57:37 BRT 2023
Mercado e Vendas | PRODUTO
A sua empresa entrega produto ou valor?

Somente entregar um produto não é o suficiente para alcançar o sucesso em um empreendimento. Saiba como entregar o valor que o cliente busca.

· 08/03/2023 · Atualizado em 01/06/2023
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Você é capaz de entender quais foram os motivos que levaram o consumidor a escolher o produto/serviço da sua empresa e não o dos concorrentes? Talvez a resposta a essa pergunta seja a entrega de valor, já que muitos consumidores estão em busca não somente de um produto/serviço para uma solução, mas de quais são os valores e experiências que estão incluídos naquilo que estão consumindo.

Os empreendedores, em geral, sabem que o maior desafio para iniciar e consolidar uma empresa é ofertar um produto perfeito, aquele que todos os consumidores desejam adquirir, e com isso vender muito para faturar alto e se tornar rico. No entanto, alcançar esses objetivos simultaneamente - criar o produto perfeito, colocar no mercado e atrair muitos clientes dispostos a pagar um valor justo, fazendo a empresa crescer e rapidamente transformar o faturamento em lucro, em riqueza para o empreendedor - não é tão simples como aparenta.

Já percebeu quantos produtos foram colocados no mercado e que, aparentemente, eram fruto de uma ideia genial e depois se tornaram um fracasso? Era um produto que o cliente desejava ou apenas uma promessa de lucros elevados?

Nesse sentido, podemos afirmar que somente entregar um produto não é o suficiente para garantir o sucesso de um empreendimento. É preciso entrar na mente do cliente, se colocar no lugar dele e entender quais são os motivos que o fazem escolher o produto/serviço da sua empresa e não o dos concorrentes. Falar em motivos para escolher um produto/serviço ou marca é entender o que o cliente valoriza, ou o valor que o cliente atribui a um produto/serviço ou marca. 

O valor é representado pelos atributos identificados pelo cliente de produtos/serviços ou marcas que ele percebe como benefícios e como se transforma em uma experiência incrível de consumo. O valor percebido pelo cliente é um fator que envolve percepções, na maioria das vezes, emocionais e, por isso, são incontroláveis pela empresa.

A crença de que um produto/serviço ou marca podem satisfazer necessidades e desejos do cliente faz com que a reação positiva às mensagens de marketing elaboradas pela empresa se tornem um fator de atração muito poderoso. A provável reação dos clientes é continuar comprando e depois fazer com que fale positivamente para os familiares, amigos e conhecidos da experiência positiva de consumo, fazendo recomendações.

Veja a seguir algumas práticas que a empresa podem adotar para entregar valor ao seu cliente:

  • Investir na qualidade de produtos e serviços por meio de uma gestão de projetos que leve em consideração o planejamento, o gerenciamento e o controle dos processos;
  • Alinhar a oferta e a marca aos valores identificados no cliente ou grupos de clientes, pois é fundamental olhar a realidade do consumidor;
  • Oferecer uma experiência positiva com o produto ou serviço é essencial. Então, além dos processos bem planejados, gerenciados e controlados, cuide da capacitação e qualificação da equipe para um bom atendimento. Invista em logística e fique atento à entrega, além, é claro, de pensar no pós-venda;
  • Ser transparente na relação com o cliente é um princípio fundamental na entrega de valor;
  • Informar a forma como o cliente pode consumir o produto/serviço é importante, já que muitos não sabem o funcionamento ou as funcionalidades de alguns itens que adquirem;
  • Entregar o produto/serviço de forma incrível para criar um momento mágico: lembre-se de que, quando compra um produto ou serviço, o cliente espera ansiosamente por ele, então respeite prazos de entrega e crie um sistema de gestão e/ou invista em ferramentas que permitam fazer o produto chegar ao cliente exatamente como ele espera receber ou, quem sabe, até superando suas expectativas.

Então, definitivamente, é preciso entender que valor não é sinônimo de preço. Se este está relacionado a uma quantificação (monetária), aquele diz respeito à percepção sobre vivências e experiência com o produto/serviço entregue. Mas, não se pode negar que a entrega de valor de um produto pode se traduzir em preço justo na percepção do cliente. Por isso, fique atento a tudo que você pode agregar para o seu cliente.

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