Com a chegada do ano novo, é tempo de ousar nos próximos 365 dias. Que tal estabelecer metas e elaborar um orçamento saindo do zero?

Um ano novo se inicia, trazendo 365 novos dias com oportunidades de fazer diferente e alcançar aquelas metas que não foram atingidas no ano passado. São chances, também, de resgatar metas guardadas em sua mente ou na gaveta do escritório. Por isso, fica o convite: vamos iniciar o ano com a atitude de estabelecer metas e elaborar um orçamento saindo do zero?
Entenda o que é orçamento
Agora que você estabeleceu quais são as suas metas e o tempo necessário para atingi-las, vamos elaborar um orçamento anual partindo do zero. Esta ação é muito importante para tornar eficiente a administração financeira do seu negócio.
Mas antes, é preciso entender o que é um orçamento. Trata-se de plano financeiro composto por um conjunto de informações referentes às receitas e despesas relativas a um período de execução determinado, normalmente anual, mas que também pode ser mensal, trimestral ou semestral. Com um bom orçamento, você consegue otimizar o uso dos recursos, destacar-se da concorrência e, finalmente, apresentar seus diferenciais ao mercado.
Confira agora três dicas importantes para elaborar seu orçamento saindo do zero.
1- Comece pelas receitas
Em primeiro lugar, você deve incluir os números referentes às suas vendas atuais e fazer uma projeção de vendas futuras por linha de serviço ou produto. Para isso, é importante avaliar o crescimento das vendas de forma específica, combinado com os custos de produção ou prestação de serviços, como matéria-prima, mão de obra e demais insumos. Além disso, também é importante ter uma projeção de vendas por canal de recebimento, como dinheiro, débito, crédito ou crédito parcelado.
2- Demais despesas e custos
Você também precisará analisar outros indicadores financeiros do seu negócio, como custos com aluguel, energia elétrica, telefonia, financiamentos, custos financeiros e gastos com funcionários, entre outros exemplos. Veja quais são os seus maiores custos atuais e quais deles podem aumentar no período do seu planejamento orçamentário. Depois, avalie onde será possível reduzir esses custos e trace seu orçamento.
3- Visão ampla
Por fim, é importante olhar o passado e o presente da empresa para projetar o futuro. Leve sempre em consideração a possibilidade de imprevistos ou situações em que a sua empresa pode ser afetada por produtos ou serviços dos concorrentes, por exemplo. Com isso, você será capaz de contemplar, no seu planejamento orçamentário, as ações que serão necessárias em cada um desses casos.
Fazer um planejamento orçamentário é de extrema importância, independentemente do tamanho ou segmento da empresa. Lembre-se: o processo não finaliza com a elaboração do orçamento, é preciso manter um acompanhamento para monitorar os resultados do que foi projetado e, se necessário, pensar em ações corretivas.
Para garantir a saúde financeira de uma empresa, é importante manter-se informado e atualizado. Mas, não se preocupe pois vamos ajudá-lo nessa caminhada, baixe agora uma planilha para controle de suas contas a pagar, contas a receber e, com essas informações, levante o fluxo de caixa para acompanhar os resultados. Acompanhe também suas vendas, lançando a movimentação no controle diário de vendas.
Inicie o ano novo com mais organização e permita-se ousar nos próximos 365 dias. É uma habilidade do empreendedor encontrar nas dificuldades as oportunidades para fazer melhor. Planejar, neste contexto, é sempre o melhor caminho. Caso precise de mais informações sobre o assunto, procure auxílio no Sebrae mais próximo ou entre em contato com a nossa central de relacionamento pelo 0800 570 0800!
Foi um prazer te ajudar :)