Utilize seu espaço de venda para conversar com o cliente e se diferenciar da concorrência. Fachada, vitrine, iluminação e mobiliário são fundamentais para isso.

É na loja, diante ou dentro dela, que o consumidor se encanta com o produto, passa pela experiência da compra e se torna fiel a uma marca. Por isso, é necessário que o empresário do ramo da moda atue para que o cliente ou potencial cliente sinta-se atraído ao entrar em seu ponto de venda e fique satisfeito dentro dele.
Uma boa disposição de elementos no espaço de vendas é fundamental para agregar valor à sua marca. Pare que isso aconteça, planejamento e ação são fundamentais.
Confira, abaixo, orientações para que o visual da sua loja atraia e fidelize seus consumidores.
Fachada
A fachada é toda a área frontal da loja, incluindo calçadas, muros, jardins, paredes, iluminação e demais instrumentos de comunicação. Uma fachada atrativa deve ter pelo menos cinco características:
Aspecto: a fachada deve estar sempre limpa, em boa manutenção, sem rachaduras, manchas, pichações etc.
Letreiro: a logomarca no letreiro deve ser simples, de fácil memorização e passar o conceito da loja e sua atividade.
Harmonia: o padrão de cores da logomarca da empresa deve ser mantido na fachada. Isso ajuda o cliente a fixar e lembrar sua marca.
Iluminação: a fachada deve ser atraente e visível tanto de dia quanto de noite. Mantenha a conservação das lâmpadas sempre em dia.
Calçadas: uma calçada bem conservada embeleza e valoriza a loja, pois as pessoas deixam de se preocupar com buracos e obstáculos na calçada, a fim de evitar acidentes, e passam a observar as vitrines.
Vitrine
A vitrine é responsável por até 75% das vendas, portanto, ela deve nortear todo e qualquer projeto de melhoria do visual da sua loja.
Confira cinco orientações que vão deixar a vitrine do seu comércio mais interessante para os consumidores:
Reflexo dos produtos: as vitrines devem refletir o mix de produtos comercializados na loja e seu público-alvo. Os produtos expostos devem sempre estar em estoque.
Dinamismo: a vitrine precisa ser dinâmica, a troca de produtos gera movimento e atrai os olhares de quem passa por ela. O ideal é que a troca aconteça pelo menos a cada 15 dias, podendo realizar pequenas modificações ao longo deste período.
Iluminação: a iluminação das vitrines deve ser planejada de forma a destacar os produtos expostos.
Cores: especialistas orientam trabalhar entre três ou quatro cores diferentes, para evitar poluição visual na vitrine.
Disposição dos produtos: os produtos que estão posicionados ligeiramente abaixo da linha da visão (1,60 m do piso da vitrine) são mais percebidos pelos clientes.
Iluminação
Assim como na vitrine, a iluminação adequada dentro da loja ajuda nas vendas, pois cria um ambiente confortável para o cliente e permite direcionar o foco de atenção para os produtos em destaque. Contribui para tornar o ambiente confortável, convidativo e agradável. É uma poderosa ferramenta para atrair um potencial cliente.
Para uma iluminação adequada, é preciso estar atento para quatro questões:
Cores frias: iluminação fria (branca) deixa o ambiente mais claro, aumentando a visibilidade do produto e deixando o cliente mais confiante para suas decisões de compra.
Cores quentes: iluminação quente (amarelada) revela características, detalhes, cores e texturas. É mais indicada para iluminar um produto específico, dando-lhe um destaque especial.
Provador: um bom provador deve ser bem iluminado. A iluminação quente (amarela) é a ideal para evitar distorções nas cores dos produtos.
Manutenção: mantenha em dia a manutenção do sistema de iluminação, evitando lâmpadas queimadas.
Mobiliário
O cliente também busca conforto na hora da experiência de compra. Desta forma, quanto mais à vontade ele estiver, mais tempo ficará na loja e será motivado a comprar. Isso deve nortear, inclusive, a escolha dos móveis do estabelecimento. Para acertar na escolha do mobiliário, fique atento para:
Espaço: os móveis devem ocupar menos da metade do espaço da loja para facilitar a visualização de produtos, a circulação de clientes e evitar que a loja passe uma impressão de apertada ou desconfortável.
Praticidade e qualidade: os mobiliários devem ser de boa qualidade, duráveis, práticos e versáteis, com possibilidade de ajuste em qualquer área da loja; o ideal é que sejam modulados.
Altura: o mobiliário deve ter altura máxima de 2m e altura mínima (acima do chão) de 50cm. Abaixo disso, utilize apenas para base de exposição.
Provadores: os provadores devem ser em número suficiente, sinalizados, seguros e fáceis de achar. É fundamental possuir bom espelho, espaço acessível, iluminação adequada, ganchos suficientes, banqueta, tapete e uma boa ventilação.
Produtos em destaque: os manequins destacam os produtos, mas é a escolha dos produtos que vem em primeiro plano. Crie um padrão discreto e utilize o mesmo estilo de manequim em toda loja, lembrando-se de adaptá-los ao seu público-alvo.
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