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Mercado e Vendas | ESTUDOS DO CLIENTE
Como fazer pesquisa de satisfação

Uma pesquisa de satisfação dos seus clientes é determinante para garantir uma experiência de excelência.

· 14/02/2023 · Atualizado em 13/03/2023
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Realizar pesquisas de satisfação é essencial para fidelizar clientes ou para conquistar novos. A pesquisa de satisfação é uma ferramenta que, se bem elaborada, traz vários indicadores sobre a percepção do seu cliente em relação ao seu estabelecimento. Isso permite que o atendimento, em todos os pontos de contato, sejam melhorados continuamente, garantindo uma experiência de excelência e que de fato atenda às necessidades de cada consumidor.

Nesse sentido, ao elaborar a pesquisa, é imprescindível investir um tempo para definir o que é necessário conhecer sobre o seu estabelecimento. Com os resultados em mãos, é possível identificar o que não está bom e precisa melhorar, ou muito ruim que precise ser eliminado, o que está bom e pode ser aperfeiçoado, enfim, é uma ferramenta extremamente importante em que o cliente consegue se comunicar com a marca, e esta consegue perceber as suas falhas.

Passo a passo para a pesquisa de satisfação

Se está se perguntando como fazer uma pesquisa, já vamos adiantando que o processo é bastante simples, mas precisa ser bem planejado. Então, vamos aos passos (aproveite e baixe o nosso Guia completo de pesquisa de satisfação):

  1. definir o objetivo da pesquisa de satisfação;
  2. definir quantas pessoas vai entrevistar;
  3. definir qual vai ser o meio a ser utilizado na pesquisa;
  4. definir as perguntas da pesquisa;
  5. analisar os resultados.

A definição do meio que vai utilizar deve estar de acordo com o perfil do seu estabelecimento e seu público-alvo. Esse entendimento é importante para poder garantir que o cliente queira responder. A seguir, alguns exemplos que você pode utilizar:

  1. formulário impresso: pode ser deixado em lugares estratégicos, como, por exemplo, o caixa, na mesa ou junto com a conta;
  2. caixa de sugestões: também deverá ser deixada em lugar estratégico, de fácil acesso e bem resguardada para que os clientes não leiam as pesquisas dos outros;
  3. pesquisa no site: se seu estabelecimento possui um endereço de site, é possível criar caminhos para que a pesquisa seja feita on-line;
  4. redes sociais: algumas já oferecem esse tipo de ferramenta, basta se informar para saber usar;
  5. QR CODE: pode criar uma pesquisa e disponibilizar para a leitura direta no celular, facilita e agiliza;
  6. e-mail: alguns estabelecimentos fazem cadastro dos clientes e geralmente utilizam o e-mail para enviar informações. Pode também ser usado para a pesquisa;
  7. cartão de fidelidade ou combos promocionais: podem ser vinculados às respostas de pesquisa de satisfação.

Com todas as respostas coletadas, é preciso fazer a análise das informações. No caso das perguntas de caráter quantitativo, colocá-las em um gráfico pode facilitar a análise dos resultados. 

A pesquisa de satisfação do cliente é a melhor maneira de entender se a empresa está resolvendo a dor dele e entregando o que o público-alvo demanda. 

Apesar de ser um recurso relativamente simples, a pesquisa de satisfação pode causar um impacto significativo na empresa. O simples ato de ouvir o que os clientes têm a dizer pode ser a solução para muitos problemas e aumentar o lucro do seu negócio.

Não fique fora dessa ideia! Se achar necessária uma consultoria técnica, peça ajuda ao Sebrae e melhore os resultados do seu estabelecimento.


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