Fazer um bom controle de compras e de estoque contribui para uma gestão eficiente dos recursos da sua loja de roupas.

Implementar ferramentas de compras e rotinas de análise de seus estoques contribui para uma melhor gestão dos recursos da empresa, já que problemas como a falta de produtos ou o acúmulo de estoque podem ser evitados se medidas eficientes são adotadas. Além disso, o recebimento de matérias-primas de baixa qualidade, quando não existe esse planejamento, também pode interferir negativamente nos resultados do negócio. Assim, as compras precisam acontecer de forma estratégica, atendendo às necessidades da empresa e contribuindo com a sua competitividade no mercado.
Desse modo, reunir todas as informações em um único lugar, de maneira organizada e com fácil acesso, permitirá a elaboração de relatórios que ajudarão na definição de ações e estratégias que digam respeito à análise dos fornecedores sobre qualidade; fornecimento de matéria-prima; preços; condições de pagamento; prazos de entrega; emissão dos pedidos de compra e acompanhamento dos processos; organização do destino dos produtos adquiridos; conferência do recebimento dos materiais; verificação e comparação de gastos com aquisição e armazenamento do produto (observar se não há depreciação do estoque em função de mau armazenamento, por exemplo); bem como acompanhamento de uso na empresa.
É importante destacar que algumas soluções podem ser úteis para tornar a gestão de compras e de estoque mais eficiente:
- Grade de tamanhos: é fundamental levar em consideração o perfil do público-alvo (idade, gênero, hábitos de consumo, altura e peso, ticket médio, estilo de vida, preferências em cores, roupas, calçados e acessórios), a análise do histórico de vendas, as tendências de moda e a sazonalidade de mercado.
- Olho no mercado: é preciso observar a realidade e a concorrência, ficando atento também às tendências, à sazonalidade e a uma previsão de demanda futura.
- Estoque mínimo: é importante ter um estoque mínimo, dando prioridade aos produtos com maior demanda e impacto na receita. Produtos com menos saída devem ser adquiridos em quantidade reduzida, mas não se esqueça de que eles precisam ser contemplados no estoque para oferecer variedade e atender às necessidades dos consumidores.
- Mix de produtos: selecione a proporção adequada de cada item no seu estoque (roupas infantis, calças, blusas, calças femininas, calças masculinas, entre outras).
Essas soluções podem ser “inspiradas” em algumas metodologias estrategicamente pensadas para o controle de gestão, como:
- PEPS (Primeiro a Entrar, Primeiro a Sair): para facilitar a logística e combater as perdas, os produtos que chegam primeiro são vendidos primeiro e os que chegam por último são vendidos por último.
- UEPS (Último a Entrar, Primeiro a Sair): nesse método, indicado para lojas que apostam em tendências como destaque de vendas, o último produto que chega é o primeiro que deve ser disponibilizado para as vendas. Assim, garante-se uma boa demanda de novidades na loja, mas é preciso atentar para não ficar com produtos antigos encalhados na loja.
- Curva ABC: muito eficiente para entender como comprar roupas para vender na sua loja, esse método baseia-se em três aspectos para entender a importância da reposição de cada produto no estoque. São eles: o giro, o faturamento e a lucratividade. Os produtos classificados como A possuem giro razoável, alta lucratividade e faturamento; produtos B, que devem constituir a maior parte do estoque, possuem um giro alto, contribuindo muito para o faturamento, mas não alcançam tanto lucro quanto os produtos A; produtos C possuem giro mais baixo e representam uma fatia pequena do faturamento, por isso devem ser comprados em pequenas quantidades.
Agora que você já conhece alguns métodos de gestão de compras e de estoque, saiba que pode contar com a parceria do Sebrae para a realização de cursos e consultorias. Saiba mais também acessando o artigo Entenda a importância da gestão de estoque.
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