Empresas devem estabelecer procedimentos padrões para minimizar os problemas e falhas que acarretam prejuízos.

Uma das grandes questões que preocupa o empreendedor de qualquer ramo do varejo é a perda. Quanto mais bem administrada, melhor o resultado final do negócio.
Para manter um negócio de sucesso, o empresário precisa estar preparado para qualquer tipo de situação adversa em sua empresa, que pode resultar futuramente em redução de lucros. Todas as interferências negativas no varejo são consideradas perdas. E estas perdas podem ter as mais variadas origens, como você pode ver a seguir:
Principais tipos de perdas no varejo
- Perdas comerciais: ocorrem quando o produto não está disponível para venda. Seja por embalagens inadequadas, falha na reposição do produto na loja ou atraso na entrega do fornecedor.
- Perdas administrativas: são falhas no gerenciamento da operação da loja. As principais causas são: erro de precificação, erros de cadastro, desperdícios de recursos (como água e energia), deficiências na gestão de compras e estoques, dimensionamento incorreto dos recursos humanos para a operação da loja.
- Perdas de produtividade: acontecem por erros na equipe, como demora no atendimento, desperdício de tempo e recursos em tarefas redundantes, retrabalho.
- Perdas financeiras: são, principalmente, decorrentes de assaltos e roubos (internos e externos), deficiências nos meios de pagamento e oferta de crédito, inadimplência e fraude.
- Perdas nas operações: são erros acontecidos no armazenamento, exposição, movimentação inadequada de produtos, falhas no recebimento de mercadorias e falhas na operação de checagem.
No entanto, com a correta gestão do seu negócio, e com um bom treinamento da sua equipe, é possível evitar cenários indesejáveis.
Confira a seguir informações e medidas que podem ser adotadas pelo empreendedor para trabalhar a redução de perdas.
Cuidados iniciais
Antes mesmo de abrir o seu negócio, o empresário deve observar a localização do empreendimento, o layout da loja, os tipos de móveis e expositores, assim como os dispositivos de segurança. Confira a seguir dicas para cada um destes itens:
Localização
Faça uma pesquisa prévia sobre a incidência de furtos e roubos na região na qual localiza-se o imóvel onde você pretende instalar o negócio. Veja se há iluminação na rua, proximidade de delegacias ou postos da polícia, além de facilidade de acesso e visibilidade do estabelecimento.
Layout
A organização da loja precisa ser pensada de forma que não atrapalhe o fluxo de clientes e que os aproxime do maior número de produtos possível. Porém, esse layout também precisa ser pensado para permitir uma boa visualização de toda a loja. Isso ajuda muito na prevenção de perdas. Pontos cegos ou encobertos no layout são ruins para a venda de produtos e favoráveis a prejuízos decorrentes de furtos.
Tipos de móveis e expositores
A escolha do mobiliário e expositores deve seguir a mesma regra do layout. Elementos muito altos ou que dificultem a visualização devem ser evitados. A escolha do mobiliário deve ser considerada também na exposição e armazenamento. Produtos expostos ou armazenados de maneira inadequada facilitam a perda por quebra ou dificuldade de acesso pelo cliente.
Dispositivos de segurança
No mercado, há grande variedade de dispositivos de segurança que o empreendedor pode escolher de acordo com o produto oferecido. Os mais comuns são o sistema de câmeras de vigilância (CFTV) e os diversos tipos de etiquetas e antenas de alarme.
Perdas na operação
Observe as informações e orientações abaixo para evitar perdas na operação de seu negócio:
Recebimento e armazenamento de mercadorias
O recebimento de mercadorias é um momento muito propício a perdas. Por isso, é importante que haja a conferência do material com o quê está indicado na nota fiscal. Além disso, a entrega deve ser supervisionada por funcionários treinados para essa tarefa a fim de que não haja furtos, danificações ou extravios.
Recomenda-se que a conferência das mercadorias deva ocorrer em local separado do armazenamento. Além disso, a movimentação do material deve ser feita somente com a presença dos funcionários da loja. Os produtos recebidos devem ser contados e registrados no sistema de controle de estoque.
Após o recebimento, a preocupação deve ser com a correta armazenagem dos produtos. A área de estoque deve sempre estar limpa e organizada, para não permitir a danificação do material em estoque e facilitar o acesso durante a reposição dos produtos na loja. Estoque desorganizado favorece furtos e produtos escondidos, ou seja, estão no estoque, mas não são localizados, podendo até perder a validade, dependendo do produto.
Trocas e devoluções
Apesar de corriqueiras, as trocas e devoluções de mercadorias também merecem a devida atenção. A mercadoria devolvida precisa ser conduzida corretamente para os estoques da loja. Caso seja necessária, a devolução aos fornecedores deve ser feita após o registro.
A loja deve possuir sistema de trocas eficaz e supervisionado a fim de garantir que seja cumprida a política comercial de relacionamento com os clientes. Verifique se a mercadoria está em perfeitas condições para fazer a troca. Caso a mercadoria não esteja em condições, avalie a possibilidade de troca. Se você optar por negar a troca da mercadoria, explique com todo critério, pois pode haver a perda do cliente. Muitas vezes, é melhor perder a mercadoria, do que perder o cliente. Avalie, pontualmente, cada situação.
Inventário, rotinas e controles diários
O inventário é a melhor forma de prevenir perdas e identificar quais são as suas principais causas. Por isso, é necessário que o inventário seja feito periodicamente, comparando a quantidade vendida, a quantidade recebida e o que há no estoque. Esse relatório permite identificar, também, as áreas que merecem maior atenção.
Além dos inventários frequentes, é importante a introdução de rotinas diárias para a conferência de materiais expostos na loja. As rotinas diárias de conferência devem ser rápidas, porém, eficazes. Isso identifica potenciais rupturas, desorganização dos estoques e áreas de retaguarda.
Os melhores momentos para essa verificação são antes da abertura da loja, no meio do período do expediente e após o fechamento.
Prevenção de perdas
Conheça cinco passos essenciais para elaborar um sistema de prevenção de perdas em uma loja de varejo:
- Priorização do tema:o assunto deve ser abordado em reuniões com a equipe da loja e ter a mesma importância de outros temas, como o aumento de vendas, a redução de inadimplência ou custos. A implantação de um inventário encerra essa etapa.
- Mapeamento de processos, identificação de riscos e pontos de controle: após a implementação do inventário, o empresário deve identificar junto com a sua equipe quais são os pontos de riscos que mais demandam atenção e quais são os melhores. Se necessário, deve-se contratar um profissional especializado em prevenção de perdas para auxiliá-lo nessa etapa. A elaboração do mapa de riscos e a implementação de controles finalizam essa etapa.
- Estudo e implantação de dispositivos de prevenção de perdas: com o mapa de riscos já elaborado, busque - entre as empresas especializadas em segurança - alternativa que seja viável ao seu tipo negócio e na sua situação de perdas. Leve em consideração a arquitetura do seu estabelecimento e o orçamento. Nem sempre um sistema muito sofisticado ou um investimento muito grande é diretamente proporcional ao lucro com a redução de perdas.
- Treinamento da equipe: uma equipe bem treinada é fundamental para a eficácia do sistema de prevenção de perdas. Depois da implementação, a equipe deve ser treinada novamente para garantir que não haja pontos falhos na execução. A cada atualização, a equipe deverá ser orientada. Um sistema sofisticado só é válido se a equipe estiver preparada para utilizá-lo. Além disso, é fundamental estipular política de premiação pela redução de perdas, no lugar de punição pela sua ocorrência.
- Definições de metas e campanha de incentivo: após os passos anteriores, o próximo é a implementação de metas e a recompensa adequada ao atingi-las. Tanto a meta, quanto a premiação devem ser associadas à redução das perdas.
- Pergunte sempre ao cliente se ele encontrou tudo o que procurava. Essa informação deve ser registrada e trabalhada. Se muitas pessoas não encontram o mesmo produto, ele pode estar mal exposto. Observe também que esse produto deve estar apresentando um giro baixo. Experimente expor o item em outro local, ou associado ao seu produto complementar para impulsionar o giro da mercadoria. Se várias pessoas pedem também determinada marca e/ou produto que não faz parte do portfólio, pode-se avaliar sua introdução;
- Faça inspeções periódicas na sua loja, observando se a mercadoria está bem organizada e preservada. Procure furos, caixas empilhadas além do recomendável, mercadorias em lugares inadequados, datas de vencimento expiradas etc.;
- Fique alerta aos furtos. Quanto mais caros os produtos comercializados, mais visada a loja é. Produtos pequenos e de alto valor chamam mais a atenção. Promoções aumentam o fluxo da loja, aumentando a exposição a furtos. O autosserviço também deve ser observado. Essa prática favorece a venda, mas os furtos também são mais frequentes;
- Os produtos com datas de validade mais próximas de vencer devem ser os primeiros a saír do estoque;
- Trabalhe mais com o estoque dos fornecedores e menos com seu próprio estoque. Estoques maiores precisam de mais manutenção, mais funcionários e mais espaço. Concentre no seu estoque somente as mercadorias que têm mais saída;
- Todas as lojas sem exceção possuem perdas. O nível aceitável de perda deve ser conhecido pelo empreendedor e precisa ser considerado na composição do preço final. As perdas naturais de cada negócio precisam ser consideradas, administradas e reduzidas.
Confira nossa publicação Prevenção de perdas no varejo e acesse o conteúdo completo sobre o assunto.
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Baixe planilha gratuita de precificação para vender nos marketplaces
Quem decidiu expandir seus negócios para plataformas do tipo marketplace deve se ligar na precificação, ou seja, na definição do valor cobrado pelos produtos e serviços oferecidos. Cada um dos gigantes brasileiros do setor possui suas próprias regras, o que influencia a margem de lucro do empreendedor que busca a parceria. Saber qual preço cobrar é sinônimo de vender bem. Por isso, o Sebrae criou uma planilha pra ajudar o empreendedor a chegar no valor ideal para se manter na vitrine de uma grande loja virtual. A Calculadora de Marketplace ajuda a definir montantes justos, mantendo o equilíbrio para se negociar on-line com rapidez, visibilidade e, claro, mais retorno para o negócio. Quais são os custos para entrar (e ficar) no marketplace? O marketplace representa uma forma viável de alavancar seus negócios utilizando o serviço de grandes marcas com custos reduzidos. Mas eles existem, não é mesmo? Os principais são: Taxas sobre as vendas: é um percentual ou comissão sobre o faturamento com a venda de cada produto, que vai de 5,99% a 30%, dependendo do marketplace. Frete: quando o envio é feito pela operação do próprio marketplace, é cobrado um fixo que varia de acordo com a categoria e as características do produto, bem como com o relacionamento do vendedor com a plataforma. Além disso, é preciso estar em dia com a documentação que costuma ser exigida, principalmente pelas grandes redes de varejo, antes da autorização para vender no espaço virtual. Ex.: Inscrição na Receita Federal como pessoa jurídica (CNPJ); Certidões negativas de débitos tributários, trabalhistas e previdenciários; Contrato social atualizado; Aquisição de sistema para emissão de nota fiscal; Contrato assinado com a empresa de marketplace. É possível calcular os números ideais para operar em marketplace? A resposta é “sim”! E, para facilitar a sua vida, você pode baixar a planilha de precificação para marketplaces, que também pode ser chamada de calculadora de marketplace. Desenvolvida pelo Sebrae, ela é uma ferramenta de apoio na construção da estratégia de preços para a venda on-line de seus produtos/serviços. Quais são os requisitos para usar a calculadora de marketplace? Ao usar a calculadora de marketplace, é importante verificar: Os produtos que irá comercializar; A taxa da categoria dos produtos; Quanto pagará de frete; Qual a margem de contribuição desejada; Caso já venda em marketplaces, a quantidade de produtos vendidos para analisar e construir a melhor estratégica de margem x giro; Os preços praticados pelos concorrentes. Ah, vale lembrar que, com a Calculadora de Marketplace, você também poderá estimar o impacto dos descontos praticados. A planilha está em formato xlsx (planilha editável), bem simples de usar. E então, que tal descobrir agora mesmo se você está cobrando preços adequados pelos seus produtos? Onde eu encontro a calculadora de marketplace? Você está a um clique de ter a sua! Baixe AQUI a calculadora de marketplace do Sebrae e seja um craque na precificação! Quer mais informações sobre marketing em seu empreendimento? Participe do nosso grupo do Telegram. Telegram Sebrae Marketing Digital Conteúdos exclusivos sobre o mercado digital. Conecte-se com ideias e dicas de sucesso para o seu negócio.
June, 2025
Confira dicas práticas e estratégicas para o Instagram
O Instagram é uma das redes sociais mais acessadas pelos brasileiros e por ter o foco nas imagens tem sido vitrine ou catálogo digital de diversos negócios. Apresentar seus produtos ou serviços para vender pelo Instagram é fundamental hoje em dia. Por isso, preparamos dicas práticas para você usar o Instagram em prol do seu negócio, confira: Tenha um perfil comercial O perfil comercial mostra métricas e indicadores de desempenho dos seus posts. Também é possível ter informações sobre os seus seguidores, como a faixa etária, horário que mais usa o aplicativo e estados em que eles moram. Outro ponto do perfil comercial é que ele permite, em conjunto com o Facebook, fazer anúncios pagos. Capriche na foto de perfil A foto do perfil mostra a identidade visual da sua empresa. Você também pode colocar uma foto em que você esteja trabalhando ou o do seu produto. O importante é que a foto tenha relação com o seu negócio. Crie um nome de usuário fácil O nome precisa ser fácil de ser lembrado e escrito. Assim, o seu cliente localiza a sua empresa com mais tranquilidade. Faça uma bio completa A bio deve trazer a proposta de valor do seu negócio, o que te torna diferente dos outros. É importante que todos seus contatos estejam visíveis, assim como horário de funcionamento e endereço. Use o Linktree É uma ferramenta que possibilita a você colocar diversos links em uma só página, como o link para o WhatsApp, para o site, cardápio etc. Foque no engajamento do seu cliente Só o número de seguidores não importa. Você precisa manter um relacionamento com os seguidores para que eles se tornem fiéis consumidores do seu produto. O importante no curto prazo é que as pessoas que já te seguem realmente queiram comprar de você e tenham interesse no seu produto! Crie um calendário editorial O calendário ajuda na organização e planejamento de tudo que será postado no seu Instagram. A frequência de postagens é essencial para o Instagram, pois o cliente se acostuma com a sua agenda e gera engajamento. Exemplo: Segunda-feira - Post com passo a passo de uso do produto. Terça-feira - Dica sobre a sua área de atuação. Quarta-feira - Perguntas e respostas nos stories. Quinta-feira – TBT de um lançamento ou produto que faz sucesso. Sexta-feira – Reels com a rotina de trabalho. Sábado – Dicas de lazer para o fim de semana em que o cliente possa usar seu produto. Aposte no poder das imagens As pessoas começam a comer com os olhos, para isso uma boa foto precisa de uma câmera de qualidade (pode ser do celular mesmo!), boa iluminação (a luz natural é ótima) e uma composição do cenário! Use sua criatividade para entreter seus seguidores! Feed do Instagram Poste todos os dias. O conteúdo precisa ser mais elaborado no feed do que nos stories. Ele costuma ser a primeira impressão ao acessarem a sua página. As fotos devem ser harmônicas. Uma ferramenta bastante usada para organizar o feed é o Canva. Stories do Instagram Abuse desse recurso! Faça enquetes com seus seguidores, mostre passo a passo. Use recursos como o boomerang e timelapse para que os vídeos fiquem dinâmicos. Crie destaques Os stories podem depois virar destaques para os clientes assistirem sempre que quiserem! O cardápio também é uma boa opção para ficar nos destaques! Criar Hashtags (#) É uma maneira de juntar conteúdos de um mesmo tema, o que facilita que o usuário encontre seu negócio. Marque sempre a localização quando postar algo Isso faz com que o Instagram leve seus posts para pessoas próximas à sua localização. Faça sorteios Aproveite os posts que estimulem seus seguidores a marcar amigos nas suas postagens! Essas dicas são rápidas para serem colocadas em prática! Procure canais que sejam inspiradores para você no Instagram, que sejam relacionados ao seu negócio e também veja pelas Hashtags o que as pessoas têm postado sobre o seu produto ou serviço. Sensibilize-o da importância do movimento #compredopequeno e reforce que seu produto ou serviço pode ajudar a vida de outras pessoas Escrito por Bianca Pedroso e Mayra Viana, colaboradoras do Sebrae Nacional.Foto de Lisa Fotios no Pexels.
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Conheça e lucre com o artesanato da região Norte
O artesanato da região Norte do Brasil é fortemente marcado pela mescla de influências indígenas e dos colonizadores portugueses. A atividade constitui a principal fonte de renda para várias comunidades do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima, estados que compõem a região Norte. Este tipo de artesanato tem como base as matérias-primas locais: látex, argila para cerâmica, couro, sementes e fibras. Conheça alguns destaques do artesanato regional, que é muito apreciado por turistas e colecionadores do Brasil e do exterior, e pode gerar ótimos negócios para o empreendedor.
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Você já parou para pensar como o atendimento ao cliente pode ser a chave para o sucesso do seu negócio? No mercado atual, onde as opções são vastas e a concorrência é acirrada, oferecer um atendimento de excelência não é apenas um diferencial, mas uma necessidade. Neste artigo, você vai descobrir o que é o atendimento ao cliente, por que ele é tão importante e como aprimorá-lo para conquistar consumidores satisfeitos e fiéis. O que é Atendimento ao Cliente? O atendimento ao cliente não é apenas um simples serviço de suporte; é a espinha dorsal de qualquer empresa de sucesso. Imagine uma jornada, desde o primeiro contato até depois da compra. O atendimento ao cliente está presente em cada etapa dessa jornada, cuidando das necessidades dos consumidores. Um atendimento de qualidade é estar lá quando o cliente precisa, de forma ágil e eficiente. É mais do que simplesmente ouvir; é resolver as dificuldades dos clientes de forma que eles se sintam plenamente satisfeitos com o seu produto ou serviço e, acima de tudo, com a sua empresa como um todo. O atendimento ao cliente não é apenas uma função de suporte. É o fio condutor que mantém seus clientes voltando e recomendando o seu negócio a outras pessoas. Saiba como fazer um atendimento ao cliente que vai te destacar da concorrência, clicando aqui.
May, 2025
15 ideias de conteúdo para redes sociais
Uma comunicação eficaz e o uso inteligente das redes sociais fazem a diferença na hora de atrair a atenção das pessoas e impulsionar as vendas do seu negócio. Mas não basta simplesmente replicar táticas de venda ou publicar para preencher espaço. Os consumidores são atraídos por aquilo que veem e pela experiência humana compartilhada. Por isso, além de uma boa apresentação visual, é importante criar conteúdos que realmente despertem interesse e confiança, mostrando o valor do seu produto ou serviço. Veja algumas dicas: O segredo está em variar os tipos de postagem, mesclando vendas diretas com bastidores do negócio, dicas, interação e depoimentos. Isso cria uma presença online mais forte e autêntica. Hoje sabemos também que os conteúdos visuais — como GIFs, memes, fotografias e vídeos — são os que geram mais engajamento nas redes, portanto vale a pena sempre incluir esses elementos e combiná-los com o texto escrito. Outro fato a se levar em conta é a constância das publicações. O algoritmo das redes sociais valoriza a frequência, a consistência e o engajamento. Logo, postar com regularidade e estimular a interação do público aumenta a chance de aparecer para mais pessoas. Se publicar todos os dias está longe das suas possibilidades, comece com uma meta de três vezes por semana. Lembrando que você não precisa estar presente em todas as redes, mas se concentrar nas plataformas que fazem mais sentido para o seu negócio: enquanto o Facebook é uma boa opção para alcançar um público amplo, o TikTok é mais eficiente para um perfil mais jovem de clientes; Instagram e Pinterest funcionam bem para a divulgação de trabalhos visuais; já o YouTube pode ser interessante para quem dá aulas ou oferece serviços técnicos. Confira a seguir 15 ideias de posts para divulgar o seu negócio de forma leve e criativa. 1. Antes e depois Em fotos ou vídeo, o “antes e depois” é uma forma eficiente de mostrar a transformação que seu produto ou serviço oferece. E serve para diferentes áreas, como serviços estéticos, reformas, limpeza, consultoria de organização e até alimentos – colocando lado a lado os ingredientes e o resultado final. 2. Bastidores Revelar os processos, desafios e paixões por trás do seu negócio é uma estratégia poderosa para aproximar os clientes, gerando conexão e credibilidade. Como é o seu dia a dia como empreendedor? Como você seleciona seus materiais? De que forma organiza o espaço? Leve seus seguidores para dentro da produção por meio de fotos ou vídeos curtos. 3. Depoimentos Relatos positivos de clientes que não possuem um vínculo publicitário com a empresa, conhecidos no marketing como provas sociais, dão mais credibilidade ao seu produto ou serviço e contribuem para atrair novos clientes. Peça um retorno sobre a experiência com a sua marca e compartilhe frases, áudios, vídeos ou mensagens de agradecimento. E sempre que algum cliente satisfeito marcar o seu perfil, reposte. 4. Promoções-relâmpago Ofertas por tempo limitado funcionam bem para liquidar estoques, impulsionar as vendas de um determinado produto ou simplesmente gerar um pico de interesse. Defina um período e faça uma chamada direta oferecendo o desconto – “frete grátis para compras acima de R$150 nas próximas 24h”. Mas atenção: use esse recurso com moderação, pois o excesso de promoções pode desvalorizar seu produto ou serviço. 5. Ofertas exclusivas Criar cupons ou condições especiais para quem acompanha o seu perfil não só ajuda a atrair mais seguidores, mas também recompensa a lealdade da comunidade que você já formou. Pode ser um benefício simples, como usar um código na hora da compra para obter desconto ou mostrar o post na loja física e ganhar um mimo. 6. Perguntas e respostas Interaja com seu público utilizando ferramentas como a Caixa de Perguntas nos Stories do Instagram. Essa pode ser uma boa oportunidade para responder dúvidas sobre o seu serviço, como formas de pagamento, prazo de entrega e política de troca, ou compartilhar curiosidades sobre a sua área de atuação. Você pode criar um destaque, deixando as respostas disponíveis para outras pessoas que tenham as mesmas dúvidas. 7. Salve esse post! Incentivar o hábito de salvar posts aumenta o alcance e mantém o conteúdo circulando. Para isso, claro, é preciso fazer posts que sejam úteis para os seus seguidores e que possam ser consultados depois: um checklist, uma lista de aplicativos, um passo a passo, uma receita, um tutorial ou um glossário sobre o universo do seu negócio são algumas possibilidades. 8. Na prática Ver um produto sendo usado, aplicado ou consumido, de preferência em um contexto real, dá uma noção muito melhor do que ler uma descrição ou ver uma foto dele sozinho. Divulgue vídeos do seu produto ou serviço solucionando um problema ou apenas sendo desfrutado – por exemplo, um cliente vestindo uma peça de roupa, um corte de cabelo ou um aluno tocando seu instrumento. 9. Você Compartilhar curiosidades e conhecimento sobre o seu nicho de mercado ajuda a posicionar a sua empresa como uma referência na área, além de valorizar o seu trabalho. Uma artesã que faz bijuterias pode apresentar suas técnicas e as características das pedras que utiliza. Já um jardineiro pode dar dicas sazonais de cuidado com as plantas e compartilhar fatos interessantes sobre botânica. 10. Datas comemorativas Aproveitar datas comemorativas para fazer ações especiais ou posts temáticos é uma ótima forma de se manter relevante, aumentar engajamento e criar conexão emocional com o público. Pesquise quais datas movimentam o mercado e podem ser ótimas oportunidades para vender e atrair mais clientes. 11. Enquetes e votações As ferramentas interativas são excelentes para movimentar o perfil da sua empresa, criar um senso de comunidade e obter informações relevantes sobre os seus seguidores. Use-as de forma criativa: “Qual estampa você prefere?”, “Qual sabor devo lançar na próxima semana?”. Além de engajar, isso ainda gera ideias de inovação para seus produtos ou serviços. 12. Fale sobre os benefícios É comum focar nas características técnicas de um produto ou serviço, muitas vezes deixando de lado o que mais importa para o cliente: benefícios e soluções. Na hora de divulgar um produto, em vez de simplesmente descrevê-lo, experimente contar o que ele resolve e como facilita a vida do consumidor: “Com essa consultoria, você economiza tempo e evita erros”; “Recupere a sua autoestima com esse creme que hidrata profundamente, deixando a pele com uma aparência mais saudável”. 13. Antes de enviar um pedido Se a sua empresa realiza entregas, mostre o capricho no envio: embalagem bonita, bilhete escrito à mão, cuidado nos detalhes. Tudo que reforça o valor do seu negócio, mostrando que a atenção vai além do produto em si, pode e deve ser divulgado nas redes. 14. Quem sou eu? As mídias sociais foram criadas para conectar pessoas. Para ter um bom posicionamento, é importante mostrar o lado humano do seu negócio, ou seja, o indivíduo por trás da marca. Apresente-se aos seus seguidores, conte a história da sua empresa e como ela se relaciona com a sua trajetória pessoal. 15. O que (também) fazemos Será que os seus seguidores conhecem todos os serviços e produtos que a sua empresa oferece? Se você faz bolos e tem um sabor ou formato especial para cafés da manhã, seus clientes precisam saber disso. Talvez você venda um kit com determinados produtos ou ofereça um serviço exclusivo para empresas. Mantenha seu público informado. Calendário de postagem Vamos ver um exemplo de como organizar as publicações de um negócio ao longo da semana. Aqui, estamos considerando um exemplo de uma empresa do ramo da moda, com um perfil no Instagram. Dia da Semana Tipo de Conteúdo Texto Formato Segunda Dica de estilo / moda consciente “3 jeitos de usar a mesma peça em looks diferentes” Carrossel ou vídeo curto Terça Bastidores “Vem ver como escolho as peças da coleção nova!” Story com vídeo e enquete Quarta Depoimento de cliente “A Ana arrasou com nosso vestido listrado! Veja como ela usou” Post de imagem com legenda Quinta Produto em destaque “Peça-desejo da semana: saia midi floral. Corre que tem poucas unidades!” Post de vitrine com imagem do produto Sexta Dica de cuidados com peças “Quer conservar sua roupa por mais tempo? Lave assim” Imagem com dica simples no texto Sábado Look do dia / Inspiração “Look comfy & chic pro sábado” Foto sua ou de cliente Domingo Post pessoal/ bastidores “Domingo é dia de café, descanso e pensar nos próximos looks” Imagem ou story com legenda Aproveite e veja as recomendações do Sebrae sobre como criar um calendário de publicações. Baixe o Guia Prático do MEI com 7 passos para vender no WhatsApp e Instagram.
May, 2025
Como produzir vídeo marketing com orçamento limitado
O vídeo marketing é uma tendência do meio digital que tem crescido muito nos últimos anos. Mas um dos obstáculos de trabalhar com vídeo marketing é o valor do investimento necessário para produção, edição e divulgação do material. Essa estratégia pode ser usada em todos os momentos da jornada de compra do cliente (atração, conversão, fidelização). E também para outros objetivos como publicidade, educação, relacionamento, divulgação, bem como fortalecimento da autoridade e presença on-line. Investir em vídeo marketing é uma forma de acompanhar o hábito de consumo de conteúdo dos seus clientes, fazendo com que seu negócio esteja mais presente e se torne mais relevante. Além disso, é uma maneira de contribuir para o aumento das vendas e também para a reputação da sua marca. Para construir uma estratégia de vídeo marketing com pouco dinheiro, é preciso: 1. Definir objetivos específicos Um dos maiores erros do marketing digital é investir em um canal pelo fato de que a concorrência está investindo nele. Se você quer começar a trabalhar com vídeo marketing, é preciso compreender o problema que sua estratégia irá solucionar. A sua intenção é atrair mais clientes? Seu objetivo é ter visibilidade? Engajar mais seus clientes? Existe uma infinidade de soluções que o vídeo marketing pode oferecer para a sua empresa. Quando se tem um objetivo definido, fica mais fácil saber quais serão os recursos aplicados e como mensurar os resultados. 2. Construa um MVP para o projeto A qualidade da sua estratégia de vídeo marketing não está relacionada ao volume de dinheiro que você aplica, e sim à forma como você a estrutura. O MVP, ou Mínimo Produto Viável, é uma estratégia bastante utilizada pelo empreendedorismo em startups e em pequenas empresas. Seu objetivo principal é validar um modelo de negócio com baixo orçamento. A base do MVP, como o nome sugere, é começar com o mínimo para que o produto possa funcionar. À medida que os usuários apresentarem feedbacks, novas funcionalidades serão agregadas e o projeto será ampliado. Na sua estratégia de vídeo marketing, faça um brainstorm de tudo o que você gostaria de fazer. Em seguida, selecione apenas a funcionalidade básica para que seu vídeo possa ir ao ar. Com isso, você reduz o escopo do projeto e o risco de falhas. Você pode ir ampliando-o à proporção que ele der retorno. 3. Pense fora do YouTube Um dos grandes erros cometidos por quem começa a trabalhar com vídeo é limitar a estratégia apenas ao YouTube. O vídeo marketing engloba redes sociais, lives, webinars e outros formatos. O YouTube é, de fato, um espaço com audiência enorme, porém a concorrência é bastante acirrada. Pensar em outras plataformas permite que você construa estratégias mais eficazes. Você pode conversar com seus seguidores nos stories no Instagram e no Facebook, por exemplo. Essa ação simples aproxima a sua empresa do seu cliente. Construir um webinar educativo para seus leads também pode gerar mais vendas. 4. Utilize recursos internos Começar uma estratégia de vídeo marketing não exige, necessariamente, um estúdio de gravação ou equipamentos de última geração para que tenha sucesso. Tais equipamentos podem auxiliar na qualidade do vídeo, porém o que tem importância é o seu conteúdo. Priorize agregar valor ao usuário. Se o seu objetivo é aumentar a sua autoridade no assunto, por exemplo, peça que alguém da sua equipe produza pílulas educativas sobre produtos ou serviços. Além de passar maior credibilidade ao seu usuário, também valoriza seus profissionais e utiliza menos recursos financeiros. Buscando melhorar a satisfação do cliente, por exemplo, a equipe de vendas e a de marketing podem produzir vídeos listando as vantagens do produto. Podem oferecer dicas para que o consumidor utilize o item da melhor forma. Existem inúmeras possibilidades. Trabalhar com orçamento reduzido exige bastante planejamento, criatividade e foco. Mas, não é impossível. Pelo contrário, é uma oportunidade disponível para todos. Artigo escrito a partir do texto do Sebrae Minas: Como trabalhar vídeo marketing com pouco dinheiro Aproveite os cursos do Sebrae:Marketing digital para sua empresa: primeiros passos Marketing digital para sua empresa: reforçando sua presença
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April, 2025
10 Ideias de posts para a sua confeitaria aumentar as vendas na Páscoa
A Páscoa está chegando e para o empreendedor do ramo de chocolates, confeitarias e doces é uma das melhores épocas do ano para aumentar as vendas. Em 2023, o faturamento na Páscoa aumentou cerca de 4,6% em comparação com o ano anterior. Com a retomada da economia, a expectativa é que o setor cresça ainda mais neste ano. Por isso, é importante se planejar com antecedência para preparar seu estoque e suas ações de marketing digital. Criar conteúdo sobre a Páscoa pode preparar e motivar o consumidor a comprar o seu produto. Além disso, aumenta o seu alcance, sendo uma forma de divulgação do seu negócio. As redes sociais são excelentes canais para suas ações de marketing digital na Páscoa. Isso porque a maior parte dos consumidores está nessas plataformas e faz pesquisas diariamente nelas. Publicações sobre a Páscoa podem aumentar a visibilidade de confeitarias e empreendedores que fazem bolos e doces. É uma maneira de atrair novos seguidores e clientes. Além disso, é o momento para: Demonstrar seu conhecimento e a paixão pelo negócio e produtos, fortalecendo sua autoridade digital. Criar uma conexão emocional com os seus clientes e fidelizá-los. Melhorar o SEO do seu perfil e fazer com que novos consumidores encontrem o seu negócio por meio de pesquisas na internet. Interagir com o seu público, receber feedbacks para melhorar a experiência do cliente. Compartilhar promoções, descontos e ofertas especiais. Como você pode ver, a Páscoa é um momento excelente para alavancar seu negócio. Aproveite para disponibilizar um espaço de compartilhamento de histórias e tradições relacionadas à Páscoa. Essa é uma data que quase todos querem presentear chocolates e celebrar em família. Essas histórias podem gerar mais conexão do seu negócio com o seu cliente. Separamos mais dez dicas de temas para suas publicações no Instagram. Confira e utilize essas ideias na sua estratégia de marketing digital! Por fim, pense em alternativas para o famoso ovo de Páscoa. Claro que ele não pode faltar, mas pense em um mix de produtos, em outras opções de presentes de Páscoa, como bolos, biscoitos, doces, kits de confeitaria para as crianças. Enfim, use sua criatividade para conquistar seus clientes! Para saber mais, leia os textos a seguir: Ideias de como aproveitar a Páscoa para vender mais 5 dicas para bombar suas vendas na Páscoa
April, 2025
Dicas para lucrar com ovos de Páscoa e chocolates artesanais
A Páscoa é uma das épocas mais promissoras para quem trabalha com confeitaria ou quer começar a produzir chocolates artesanais. Se você já vende ovos de Páscoa ou deseja aproveitar a data para ganhar uma renda extra, este é o momento perfeito para planejar suas ações e aumentar seus lucros. Com as estratégias certas, é possível transformar essa sazonalidade em um negócio lucrativo o ano todo. Confira nossas dicas práticas e comece já! Produzir ovos de chocolate na Páscoa é uma ótima oportunidade para pequenos empreendedores. Além de ser uma fonte de renda extra, pode abrir portas para um trabalho contínuo e estável. Veja como se destacar: Busque capacitação: Invista em conhecimento para aprimorar suas técnicas e oferecer produtos de qualidade. Antecipe suas compras: Planeje-se para adquirir ingredientes com antecedência e garantir custos menores. Inove: Crie sabores e formatos únicos para atrair mais clientes. Capriche na apresentação: Embalagens atraentes valorizam seu produto. Invista na divulgação: Use redes sociais e outras estratégias para alcançar seu público. Atenda nichos variados: Ofereça opções como chocolates veganos, sem lactose ou personalizados. O mercado de ovos de Páscoa e chocolates artesanais em 2025 O interesse por chocolates artesanais cresce a cada ano, impulsionado pela busca por produtos exclusivos e de alta qualidade. Estudos do setor apontam que ovos de Páscoa caseiros podem gerar lucros entre 50% e 200%, dependendo dos ingredientes, da apresentação e da precificação estratégica. Tendências para 2025: Chocolates saudáveis: sem lactose, veganos, diet ou orgânicos ganham espaço. Personalização: ovos com nomes, fotos ou recheios exclusivos conquistam clientes. Kits presenteáveis: combine chocolates com itens temáticos para agregar valor. Embalagens sustentáveis: materiais ecológicos e sofisticados são um diferencial. Planejamento para vender mais ovos de Páscoa O sucesso nas vendas começa com um bom planejamento. Organize-se com antecedência para definir seu cardápio, calcular a produção e estruturar suas estratégias de venda. Gerencie seu estoque: Calcule os ingredientes necessários para evitar desperdícios ou faltas. Crie um cronograma: Estabeleça prazos claros para produção e entrega. Antecipe suas compras: Comprar insumos cedo garante melhores preços e qualidade. Como precificar ovos de Páscoa e chocolates artesanais Definir o preço ideal é um passo crucial para lucrar sem perder clientes. Veja o que considerar: Custo dos insumos: Some ingredientes, embalagens e mão de obra. Despesas fixas: Inclua energia, transporte e outros gastos indiretos. Margem de lucro: Estabeleça um percentual competitivo e justo. Concorrência: Pesquise preços no mercado para posicionar seu produto. Percepção de valor: Qualidade e apresentação podem justificar preços mais altos. Facilidade de pagamento: Ofereça PIX, parcelamento ou promoções para atrair mais vendas. Controle financeiro para pequenos negócios na Páscoa Manter as finanças em ordem é essencial para o sucesso do seu negócio, seja na Páscoa ou ao longo do ano. Use um fluxo de caixa para monitorar entradas e saídas, identificando onde economizar e como lucrar mais. Estratégias de marketing para vender mais chocolates Para se destacar na Páscoa, o marketing é seu maior aliado. Confira como atrair e fidelizar clientes: 1. Divulgação poderosa Use redes sociais com fotos profissionais e textos que despertem desejo. Invista em anúncios pagos ou parcerias com influenciadores locais. Crie urgência com promoções como “edições limitadas” ou “descontos para pedidos antecipados”. 2. Embalagens que encantam Aposte em designs bonitos e personalizados para valorizar seu produto. Use materiais sustentáveis para atrair consumidores conscientes. 3. Variedade para todos os gostos Ofereça opções como chocolates sem lactose, veganos ou diet. Crie edições exclusivas para gerar curiosidade. Disponibilize tamanhos variados, de mini ovos a ovos grandes. Transforme a Páscoa em lucro A Páscoa é a chance perfeita para alavancar seu negócio de chocolates artesanais. Com planejamento, preços bem calculados, finanças organizadas e marketing eficiente, você pode conquistar mais clientes e aumentar sua renda. Aproveite os cursos gratuitos do Sebrae para se capacitar e colocar essas dicas em prática. Boa Páscoa e ótimos lucros!
April, 2025
Planejamento ajuda a aumentar as vendas na Páscoa
Por mais lucrativo que seja vender na Páscoa, pensar em estratégias em cima da hora não costuma dar certo. Planejamento é fundamental para aumentar as vendas pascoalinas com resultados significativos. É sempre bom lembrar que a falta de planejamento pode levaro seu negócio ao fracasso devido às alterações que ocorrem durante processos que não foram planejados. Se o seu foco for produtos alimentícios artesanais, isso é ainda mais importante, já que as encomendas devem ser feitas com antecedência para dar tempo suficiente de produzir para dar conta da demanda. Além disso, é importante ter uma postura criativa, pois a cada ano, novos formatos e sabores de ovos vão surgindo. Os ovos que estávamos acostumados a adquirir foram sendo substituídos gradualmente pelos gourmets. Então, se você quiser entrar na concorrência e sair na frente, é fundamental adequar-se a essa realidade. Na maioria das vezes, o sucesso de qualquer negócio depende de uma postura criativa e um planejamento bem executado. Portanto, nessa Páscoa invista em novas ideias e coloque-as em prática. Não se deve esquecer da divulgação dos produtos. Mas, um ponto que costuma ser esquecido é o cuidado com uma gestão financeira eficiente para não se perder no fluxo de caixa, giro de estoque e acompanhamento das vendas. Embora muitos empreendedores tenham dificuldade de gerir as finanças de sua empresa, não é tão complicado assim. Veja abaixo algumas dicas para ter em sua empresa uma gestão eficiente: Separe as despesas da pessoa física da pessoa jurídica: Misturar essas finanças pode gerar algo negativo para a sua empresa. Faça um planejamento financeiro e de crescimento da empresa anualmente: Organizando suas contas, para entender como está sendo distribuído cada valor inserido nela e onde a empresa pretende chegar. Atualize-se sobre o mercado: Quando há inovação por parte da empresa, ela começa a dar mais valor a seus produtos e serviços e consegue obter uma margem de lucro melhor. Colaboradores engajados: Colaboradores engajados movem uma empresa para a frente. Já colaboradores desmotivados e distantes da realidade da sua empresa, pelo contrário, podem trazer prejuízos. Organização dos tributos: A gestão tributária é muito importante para uma gestão eficiente. É preciso que as obrigações sejam pagas dentro do prazo estipulado para que seu empreendimento não tenha problemas futuros. O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) está disponível para ajudar empreendedores que desejam empreender com produtos de Páscoa. Entre os conteúdos disponíveis, está o curso on-line de gestão financeira. Tendo dúvidas sobre esse assunto, procure auxílio no Sebrae mais próximo ou entre em contato com a nossa central de relacionamento pelo 0800 570 0800!