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Mercado e Vendas | NEGÓCIOS DIGITAIS
Como usar storytelling para vender mais

O storytelling pode ser usado estrategicamente para criar proximidade com o cliente e aumentar as vendas.

· 26/07/2022 · Atualizado em 26/08/2022
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Storytelling é a técnica de divulgar e promover marcas, produtos e serviços por meio de histórias. É uma estratégia muito utilizada pelo marketing e nas vendas porque prende a atenção do público, desperta emoções e atrai o interesse do consumidor. 

É possível, por exemplo, contar boas histórias para explicar os benefícios de produtos ou serviços. Além disso, você pode usar storytelling para agregar valor ao seu produto, criando um vínculo emocional. As propagandas da Coca-Cola utilizam storytelling e sempre trazem histórias de amizade, união e amor. 

Pesquisas mostram que as pessoas guardam de 65% a 70% das informações contadas por meio de histórias. E apenas 5% a 10% das informações que receberam por meio de dados e estatísticas (London School of Business). Especialistas também lembram que as pessoas esquecem fatos, mas não as histórias. 

Isso porque as histórias despertam emoções e identificação. Tudo isso pode influenciar na decisão de compra. Os principais benefícios de usar storytelling em vendas são:

  • Atrair a atenção de um potencial cliente;
  • Criar vínculos emocionais;
  • Conquistar a confiança do cliente;
  • Gerar empatia e identificação com a história;
  • Despertar interesse pelo produto ou serviço;
  • Influenciar na tomada de decisão.

Dicas 

Para aplicar a técnica de storytelling e ter sucesso nas vendas, é preciso seguir alguns passos. Confira as dicas que separamos para você começar a usar essa estratégia no seu negócio:

Conheça seu público: Você precisa saber quem é o seu potencial cliente para poder adequar a sua história e linguagem. Nem toda história interessa a todas as pessoas. 

Você pode fazer um Mapa da Empatia, uma ferramenta gráfica na qual você consegue visualizar quatro perguntas relacionadas ao seu cliente: 

  1. Quais são as preocupações e sonhos do seu cliente?
  2. Quais são as influências do seu cliente? 
  3. O que o cliente fala e faz? 
  4. O que o cliente vê no seu cotidiano?

Defina uma estrutura: Você precisa ter um personagem principal, um problema, o clímax e a solução do problema. A Jornada do Herói é uma excelente estratégia de storytelling, muito utilizada em filmes e livros, que pode ser adaptada para as vendas. 

Explore desafios e dores do cliente:  o foco da sua história precisa estar no seu cliente ou em alguém que ele se identifique. 

Você pode utilizar a ferramenta Canvas da Proposta de Valor para ajudar a criar e relacionar seus produtos e serviços com os interesses do seu cliente.  Aproveite a ferramenta Sebrae Canvas para desenvolver sua estratégia. 

Para ficar mais claro como utilizar o storytelling em vendas, lembre-se de empresas que já aplicam a técnica. A Airbnb, por exemplo, conta histórias baseadas no sentimento de comunidade e experiência local para conquistar seus clientes. Outra empresa, a Huggies, que vende fraldas, aproveitou seu nome para criar uma narrativa. Huggies significa abraços e a organização aproveitou para associar os abraços a pesquisas científicas, mostrando a importância deles na saúde dos bebês. 

O storytelling é uma ferramenta estratégica que deve ser usada sempre pensando no público-alvo. A empatia é essencial para entender as necessidades e oferecer a melhor história para o seu cliente. 

Para saber mais, leia os textos a seguir:

Storytelling: Você está pronto para criar uma narrativa de sucesso?

Vender na internet: 10 dicas para o seu sucesso


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