this is an h1

this is an h2

Wed Mar 15 11:14:04 BRT 2023
Mercado e Vendas | NEGÓCIOS DIGITAIS
Confira oportunidades de negócios disponíveis nos marketplaces B2B

Marketplaces B2B podem aumentar o seu alcance e trazer novas oportunidades de negócios on-line.

· 08/02/2023 · Atualizado em 15/03/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Nos marketplaces B2B, as transações comerciais são realizadas entre pessoas jurídicas. São ambientes que funcionam como intermediários entre empresas compradoras e fornecedoras.

O marketplace pode gerar valor a partir da descoberta (Discovery), quando os usuários encontram o fornecedor; da confiança, transmitida pela garantia da plataforma; e da conveniência, que ocorre pela conexão direta entre fornecedor e comprador.

Para as empresas vendedoras, estar em um marketplace B2B aumenta a exposição dos seus produtos e o seu alcance. Ou seja, pode promover o crescimento das suas vendas com um baixo investimento.

Além disso, o marketplace facilita a gestão das oportunidades através de um painel de controle e disponibiliza análises de métricas e performance.

Para as empresas compradoras, uma vantagem é a possibilidade de acesso a ofertas a partir de qualquer dispositivo com acesso à internet. O marketplace B2B também amplia as opções de fornecimento, que podem ser visualizadas por categorias e indicadores transacionais sobre a empresa vendedora. 

O e-Marketplace B2B do mercado eletrônico agrega mais de 8 mil compradores de grandes empresas e 1 milhão de vendedores ativos. São movimentados, nesse ambiente on-line, mais de R$ 100 bilhões por ano.

Como escolher um marketplace B2B?

Você pode avaliar alguns fatores na hora de escolher a melhor marketplace para fazer negócios. Um deles é o GMV Total Adressable Market, que é um índice que mostra a quantidade de transações B2B que uma plataforma pode facilitar na escala. 

Outro indicador que pode ser observado é o Take Rate efetivo. Ele apresenta a porcentagem do GVM que o marketplace pode capturar como receita líquida. E, por fim, você pode verificar a Eficiência Go To Market. Ou seja, quanto custa a aquisição de usuários por meio da plataforma e se é eficiente para sua estratégia.

Veja alguns exemplos de marketplace B2B que atuam no Brasil:

Amazon Business

Empresa transnacional com peso no mercado de livros e eletrônicos. É uma das plataformas com maior índice de fidelização de clientes e de buscas diretas. Amazon Business oferece planos para pequenas e médias empresas, diversas formas de pagamento e gráficos e tabelas para acompanhamento de gastos. 

eBay

Plataforma de leilões voltada para empresas da aviação. Para fazer parte do B2B do eBay é preciso solicitar um convite. O eBay está presente em mais de cem países e sua vantagem está nas vendas mais volumosas. 

Alibaba

Também conhecido como Ali Express, é uma plataforma chinesa que tem como objetivo intermediar transações entre brasileiros e compradores chineses. Para se inscrever, o empresário precisa preencher um formulário simples. Além disso, o Alibaba oferece relatórios de vendas e cursos de capacitação. 

Participar de um marketplace B2B pode trazer inúmeras oportunidades de negócio para sua empresa. Você pode aumentar sua visibilidade e alcance, com um baixo investimento na captação de leads.

Além disso, é uma forma de otimizar seu planejamento estratégico, obter relatórios e feedbacks e controlar melhor suas compras ou vendas. Existem várias opções de plataformas. Pesquise e conheça para ver qual a que tem relação com o seu negócio e que pode trazer mais oportunidades de vendas.

Para saber mais, leia os textos a seguir:

Vamos falar de marketplace?

As vantagens do omnichannel no mercado B2B

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?