Marketplaces B2B podem aumentar o seu alcance e trazer novas oportunidades de negócios on-line.

Nos marketplaces B2B, as transações comerciais são realizadas entre pessoas jurídicas. São ambientes que funcionam como intermediários entre empresas compradoras e fornecedoras.
O marketplace pode gerar valor a partir da descoberta (Discovery), quando os usuários encontram o fornecedor; da confiança, transmitida pela garantia da plataforma; e da conveniência, que ocorre pela conexão direta entre fornecedor e comprador.
Para as empresas vendedoras, estar em um marketplace B2B aumenta a exposição dos seus produtos e o seu alcance. Ou seja, pode promover o crescimento das suas vendas com um baixo investimento.
Além disso, o marketplace facilita a gestão das oportunidades através de um painel de controle e disponibiliza análises de métricas e performance.
Para as empresas compradoras, uma vantagem é a possibilidade de acesso a ofertas a partir de qualquer dispositivo com acesso à internet. O marketplace B2B também amplia as opções de fornecimento, que podem ser visualizadas por categorias e indicadores transacionais sobre a empresa vendedora.
O e-Marketplace B2B do mercado eletrônico agrega mais de 8 mil compradores de grandes empresas e 1 milhão de vendedores ativos. São movimentados, nesse ambiente on-line, mais de R$ 100 bilhões por ano.
Como escolher um marketplace B2B?
Você pode avaliar alguns fatores na hora de escolher a melhor marketplace para fazer negócios. Um deles é o GMV Total Adressable Market, que é um índice que mostra a quantidade de transações B2B que uma plataforma pode facilitar na escala.
Outro indicador que pode ser observado é o Take Rate efetivo. Ele apresenta a porcentagem do GVM que o marketplace pode capturar como receita líquida. E, por fim, você pode verificar a Eficiência Go To Market. Ou seja, quanto custa a aquisição de usuários por meio da plataforma e se é eficiente para sua estratégia.
Veja alguns exemplos de marketplace B2B que atuam no Brasil:
Amazon Business
Empresa transnacional com peso no mercado de livros e eletrônicos. É uma das plataformas com maior índice de fidelização de clientes e de buscas diretas. Amazon Business oferece planos para pequenas e médias empresas, diversas formas de pagamento e gráficos e tabelas para acompanhamento de gastos.
eBay
Plataforma de leilões voltada para empresas da aviação. Para fazer parte do B2B do eBay é preciso solicitar um convite. O eBay está presente em mais de cem países e sua vantagem está nas vendas mais volumosas.
Alibaba
Também conhecido como Ali Express, é uma plataforma chinesa que tem como objetivo intermediar transações entre brasileiros e compradores chineses. Para se inscrever, o empresário precisa preencher um formulário simples. Além disso, o Alibaba oferece relatórios de vendas e cursos de capacitação.
Participar de um marketplace B2B pode trazer inúmeras oportunidades de negócio para sua empresa. Você pode aumentar sua visibilidade e alcance, com um baixo investimento na captação de leads.
Além disso, é uma forma de otimizar seu planejamento estratégico, obter relatórios e feedbacks e controlar melhor suas compras ou vendas. Existem várias opções de plataformas. Pesquise e conheça para ver qual a que tem relação com o seu negócio e que pode trazer mais oportunidades de vendas.
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