Com a tecnologia cada vez mais presente na educação, o uso de ferramentas tecnológicas gera novas possibilidades de aprendizagem em tempos de ensino híbrido.

A tecnologia já vinha marcando presença cada vez maior na educação, mas com a pandemia do coronavírus, ela passou de necessária a obrigatória. Quase que da noite para o dia, as aulas on-line fizeram professores e alunos encararem um jeito diferente de ensinar e aprender.
Os educadores, que sempre buscam maneiras de compartilhar o conteúdo, têm encontrado nas ferramentas tecnológicas grandes aliadas no ensino.
E o Sebrae também tem sido uma fonte importante para os profissionais da educação, principalmente com o advento das soluções de educação empreendedora. São inúmeras soluções de aperfeiçoamento e valorização profissional tanto dos professores como dos gestores escolares.
Benefícios da tecnologia para a educação
Antes da lista com 10 das mais eficientes ferramentas tecnológicas para educadores, seguem alguns dos principais benefícios da tecnologia para o ensino e o aprendizado:
- Personalização do processo de aprendizagem com a ajuda de softwares e aplicativos;
- Acesso a diversos recursos e fontes de informação disponíveis em qualquer lugar e a qualquer momento;
- Maior interatividade com o uso de recursos digitais, como vídeos, apresentações, jogos educacionais e podcasts;
- Aprendizado colaborativo com as plataformas on-line, permitindo que os alunos trabalhem em grupo, compartilhem ideias e se comuniquem de forma eficiente;
- Desenvolvimento de competências para o mundo digital com a convivência com a tecnologia desde cedo, no caso das crianças.
As 10 ferramentas tecnológicas aplicadas à educação
1. Google Sala de Aula (Classroom) - Permite gerenciar atividades, avaliações e conteúdos, como uma sala de aula virtual. Basta criar a classe, adicionar estudantes por e-mail e elaborar as tarefas. Permite anexar links, arquivos, estabelecer prazos e datas de entrega, enviar e receber os trabalhos.
2. Edmodo - Microblog educacional do LinkedIn para integração aluno-professor, que permite criar um grupo específico para estudantes e excluir quem não foi convidado.
3. Jamboard - Ferramenta gratuita do Google que funciona como uma lousa virtual interativa. Nela, o professor pode compartilhar anotações, resultados de pesquisas, e ainda contar com a participação de seus alunos, que também podem editar na mesma lousa. Também é possível utilizar o jamboard junto com ferramentas de videoconferência, como o Google Meeting, Zoom ou Microsoft Teams.
4. Miro - Possibilita a construção de quadros com notas, diagramas e mapas mentais, em tempo real e com a colaboração dos usuários permitidos.
5. Prezi - Permite apresentar ideias, projetos e trabalhos de forma dinâmica e criativa escolhendo diferentes temas de apresentação ou mesmo criar seu próprio tema.
6. Anchor - Plataforma para gravar podcasts, editar, adicionar efeitos de transição e publicar gratuitamente direto no Spotify e outras plataformas streaming de áudio.
7. Trello - Aplicativo de planejamento diário on-line que possibilita organizar tarefas em quadros individuais, marcando as tarefas em andamento e as já realizadas, criar agendas coletivas e estabelecer datas de entrega. Funciona tanto no celular quanto no computador.
8. Kahoot - Plataforma de aprendizado baseada em jogos com testes de múltipla escolha e outras atividades de aprendizado interativos.
9. Quizlet - O aplicativo permite aos alunos criar e estudar cartões de memorização, criar questionários, resumos, listas de segurança e outros materiais de estudo personalizados.
10. ReC - O nome dessa plataforma é a junção das palavras régua e compasso e pode ser aplicada para construções geométricas.
Mas qual a melhor ferramenta tecnológica a adotar?
Antes de tudo, tenha claramente definidos os seus objetivos de ensino-aprendizagem, só assim você terá segurança para escolher a ferramenta que melhor lhe atender.
Saiba mais
O curso on-line e gratuito Professor do Futuro, direcionado para professores e gestores de escolas, oferece ferramentas para a compreensão da educação na era V.U.C.A. (volátil, incerta, complexa e ambígua) em que vivemos.
Foi um prazer te ajudar :)