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Finanças | EMPRÉSTIMO
Conheça as categorias mais vendidas do Dia das Crianças

O dia das crianças movimenta o comércio e aumenta as possibilidades de venda. Saiba como planejar-se e garantir sucesso para a sua empresa.

· 05/10/2022 · Atualizado em 20/09/2023
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O Dia das Crianças está próximo, e essa pode ser uma ótima oportunidade para você que é empreendedor! Você sabia que o Dia das Crianças é uma das datas mais lucrativas para o comércio varejista? 

De acordo com dados recentes da pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o Dia das Crianças fatura bilhões e só fica atrás do Natal e do Dia das Mães. Por isso, é preciso estar preparado para atender as expectativas do seu cliente e dar um salto de vendas em suas lojas. 

A expectativa desse dia para o ano de 2022 é que haja um crescimento significativo de vendas em até 3%, segundo a Federação das Câmaras de Dirigentes do Estado de São Paulo (FCDLESP).

Qual o meu público para esta data comemorativa?

Antes de desenvolver estratégias para alcançar o seu público, é importante saber que o Dia das Crianças não é atrativo apenas para o público infantil, já que essa data também é muito atrativa para os pais e familiares que possuem crianças na família. Pais, tios, avós e amigos são atraídos às compras.

Logo, é importante ter em mente que as estratégias de marketing devem ser criativas para chamar a atenção das crianças, mas também devem contar com benefícios de compras que chamem a atenção dos adultos.

Planejamento

Quando você entende sobre o seu público-alvo, criar as estratégias torna-se mais fácil! Algumas dicas práticas do Sebrae podem te ajudar a otimizar as vendas em um dos feriados mais populares do Brasil:

  1. Capriche no atendimento – Seja no comércio eletrônico ou no presencial, a sua empresa tem que ser atrativa. No Dia das Crianças é válido uma decoração temática na loja, um feed com cores chamativas, investir em design com personagens de sucesso como super-heróis, princesas, entre outros. Vale até solicitar que os seus colaboradores estejam vestidos a caráter, tudo para tornar a experiência de compra ainda mais agradável. Se precisar de ajuda para construir um bom site para sua loja virtual, acesse o portal do Sebrae. 
  2. Preços e promoções – Organize o seu estoque antecipadamente e estipule os preços e promoções que pode ofertar nesta data. Lembra do tópico anterior no qual falamos sobre chamar a atenção também de quem compra o presente? Pois bem! Criar um sistema de brindes, promoção proporcional a um valor determinado de compra, ou até mesmo redução de valores na compra de mais de um item podem ser boas oportunidades para garantir a satisfação dos pais.
  3. Parcerias – E que tal se você fizesse uma parceria com entidades que desempenham algum trabalho social com o público infantojuvenil? Pode ser uma ótima oportunidade para levar o Dia das Crianças para mais crianças e atrair mais pessoas a colaborarem com a iniciativa da sua empresa. Campanhas com arrecadação de alimentos, peças de roupa e demais itens serão bastante positivas. 

Quais são as categorias mais vendidas?

E se tem algo que é fundamental para o empreendedor, é conhecer o gosto do seu público, o que vende mais, o que está em alta no mercado. Dessa forma, torna-se mais viável e rentável realizar investimentos intencionais, pois o retorno é certo. 

Um estudo realizado pela empresa Social Miner junto com a empresa de pesquisa Opinion Box em 2020 revelou algumas das intenções de compra do público para o Dia das Crianças. Para as meninas, os brinquedos lideram a intenção de compras com 81%.  Já para os meninos, o percentual é de 72% para brinquedos e 37% para jogos, seguido de eletrônicos a 31%.

De modo geral, os brinquedos representam 58% das intenções de compra, na sequência estão as roupas (35%), bonecas e bonecos temáticos (30%), jogos de videogame (23%), jogos de tabuleiro (22%) e calçados (20%).

Com o menor índice de compra, apresentam-se os carrinhos de brinquedo e os itens como bicicleta, skate e patins, todos com o mesmo percentual de 18% de intenção de compra. Livros também aparecem na lista com 17% de procura. 

Como agradar as crianças?

Apesar do poder de compra ainda estar na mão dos adultos, procure realizar uma pesquisa de mercado para atualizar-se sobre os objetos populares dentro do seu setor. Alguns jogos como UNO, quebra-cabeças temáticos de personagens, brinquedos da marca LEGO também são muito procurados. 

Uma plataforma on-line que pode servir de “termômetro” para você identificar o que está sendo mais desejado no momento é o Tik Tok. Tudo que viraliza nas famosas trends costuma bater recorde de procura e vendas. Vale a pena, inclusive, dedicar um perfil profissional para a sua empresa, de modo a estar sempre atento às novidades do mercado.

Gostou do conteúdo? Saiba que no Sebrae você encontra oportunidade para seus negócios, auxílio para  potencializar suas vendas e ainda estratégias de como transformar usuários em clientes. Sebrae, o maior parceiro do micro e pequeno empreendedor.


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