Empresas que apostam na inovação podem contar com investimentos financeiros pela internet, que se destacam entre os pequenos negócios.
Uma boa solução para a captação de recursos são as plataformas de financiamento coletivo, também chamadas de plataformas de crowdfunding, cujo objetivo é conseguir diversas pessoas ou empresas que queiram investir em projetos criativos.
Para as pequenas empresas, colocar em prática um projeto é desafiador. No entanto, com a internet, ficou mais fácil participar de planos e ações que ampliam a arrecadação de recursos, junto a investidores de várias partes do Brasil e até mesmo de outros países.
Confira a seguir mais informações sobre o assunto e saiba quais são as formas desse tipo de financiamento.
O conceito de crowdfunding vem passando por constante evolução. Em meados de 2007, as plataformas de financiamento coletivo permitiram a conexão de pessoas que queriam captar recursos para fins artísticos, como música e cinema, com outras pessoas interessadas em financiar esses projetos, investindo valores pequenos. Com isso o risco ela diluído entre um grande número de investidores.
Hoje, diversas plataformas buscam atender a projetos de diferentes naturezas, desde a captação de recursos para um tratamento médico até o financiamento de empresas startups com grande potencial de crescimento, mas que têm dificuldades de evoluírem devido à necessidade de capital.
Todo empresário pode contar com as formas de financiamento coletivo disponibilizado pelas plataformas de crowdfunding existentes no mercado. Conheça algumas das possibilidades existentes de financiamento:
- Baseado em doação: as pessoas doam recursos porque gostam, sem esperar retorno financeiro.
- Baseado em recompensa: ao apoiarem o projeto, os investidores contam com benefícios como a participação na pré-venda do produto.
- Baseado em empréstimo: o investidor beneficia-se financeiramente, pois recebe os juros dos recursos investidos. Os pequenos negócios e o segmento da construção civil são os principais financiados dessa modalidade.
- Baseado em participação societária (equity crowdfunding): os investidores contam com o retorno financeiro oriundo das ações das empresas financiadas.
Nessa modalidade de captação de recursos, o investidor garante recompensas como a participação em ações, tornando-se credor da empresa. Além disso, quem investe protege-se da falência, pois não existe sociedade entre os envolvidos.
Os pequenos negócios podem aproveitar plataformas de equity crowdfunding para buscar capital empreendedor. Para isso, os seguintes passos são necessários:
- Definir proposta: definir com clareza a proposta de investimento.
- Definir valuation: nessa fase, é necessário definir o valor da empresa para saber o percentual de recursos que ela pretende captar, podendo ser fixo ou variável.
- Escolher a plataforma: Broota, EuSocio, EqSeed e Startmeup são algumas das plataformas exclusivas da equity crowdfundig. Para selecionar a mais adequada, o empreendedor deve levar em conta o histórico da plataforma (quem investe e os recursos captados, por exemplo) e a taxa de intermediação (pesquisar se existe alguma taxa para utilizá-la).
- Montar deck: também conhecido como material publicitário, o deck apresenta informações referentes à empresa para os investidores potenciais.
- Fazer validação jurídica: os documentos seguem formatos padronizados e validados pelo mercado. Ainda assim, é importante que a empresa conte com o apoio de um advogado.
- Captar recursos: a rede de empreendedores é fundamental para a captação ser positiva. A primeira fase envolve buscar investidores que liderem rodada; já na segunda fase deve-se garantir um volume mínimo de investidores para ter certeza de que a captação se concretize.
- Relacionamento com investidores: momento de atualizar os investidores sobre como a empresa evolui e de que forma os recursos são investidos.
Saiba mais
Acesse a cartilha Capital Empreendedor: Equity Crowdfunding que apresenta como funciona o processo de captação de recursos por meio de plataformas de Equity Crowdfunding.
Conheça os Tipos de Investidores e o projeto Capital Empreendedor.
Se necessário, procure a orientação de um especialista nos nossos Canais de Atendimento.
Nos ajude a melhorar este conteúdo! Avalie abaixo se o conteúdo foi útil ou não para você. Se não foi útil, nos diga o que ficou faltando para poder melhorá-lo!
Foi um prazer te ajudar :)