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Thu Dec 01 21:19:20 BRT 2022
Mercado e Vendas | TÉCNICA DE VENDA
Conheça os 7 passos para ter sucesso nas vendas

Prepare-se para vender mais com os sete passos para ter sucesso nas vendas.

· Atualizado em 01/12/2022
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Para realizar boas vendas, é fundamental conhecer as melhores técnicas e proporcionar treinamentos específicos desta área aos vendedores. O consumidor está cada vez mais exigente e bem-informado quanto aquilo que compra e onde compra. Ter profissionalismo e competência durante o atendimento, demonstrar empatia, domínio da comunicação e dar espaço para o cliente se comunicar são algumas das práticas de vendas que podem proporcionar aos clientes uma ótima experiência de compra.

Para uma empresa que trabalha com vendas, é um diferencial conhecer as melhores técnicas e proporcionar aos seus vendedores treinamentos específicos nessa área. Com certeza, dessa forma, você terá mais chances de sucesso em seu negócio. Neste artigo, inspirado no post do Sebrae Santa Catarina, vamos explicar os sete passos para realizar boas vendas.

Por melhor que seja seu produto ou serviço, vender envolve muitas etapas e fatores. Atualmente, os consumidores obtêm facilmente informações sobre preços e características dos produtos. Por isso, mais do que nunca, o empreendedor precisa estar atento ao que realmente leva o consumidor a escolher sua empresa. O ponto de partida para ter sucesso em vendas é não atropelar as etapas e proporcionar o melhor em cada fase. Veja a seguir as etapas deste processo:

1- Preparação diária

Preparar-se diariamente ajuda o vendedor a estar mais confiante. Seja um produto ou um serviço, o vendedor deve ter informações da empresa para a qual vai vender. É fundamental conhecer a localização dos produtos ou itens que serão utilizados na prestação de serviço, saber os preços e as formas de pagamento, conhecer o estoque disponível, os prazos de entrega, o tempo de realização do serviço, entre tantas outras informações relevantes sobre o produto ou serviço.

2 - Abertura da venda

Um bom vendedor domina uma poderosa arma - a comunicação. Saber realizar as perguntas certas garante as melhores munições nos processos de compra e venda, ou seja, o vendedor deve comunicar-se adequadamente. Em um segundo, diga qual ou quais perguntas você faria para o seu potencial cliente. Sua pergunta deve ser aberta e bem formulada. Veja um exemplo: “O produto te agrada?”. Use seu poder de comunicação para aproximar-se do cliente. Evite falar apenas para impressionar ou ser inconveniente com muitos questionamentos, pois isso pode tornar o momento cansativo.

3 - Sondagem

Imagine que um cliente procurou a sua empresa em busca de um produto. Você deve descobrir qual é a necessidade do cliente e como a sua empresa poderá ajudá-lo. Para isso, você pode perguntar se o produto é para uso pessoal ou para presentear, por exemplo. No caso de o cliente estar em busca de um serviço, sua pergunta pode ser no sentido de descobrir quais são as preferências do cliente e os prazos que precisa atender. Conhecer as razões que levaram o cliente a procurar determinado serviço ou produto desenvolve a confiança no vendedor.

4 - Demonstração

Clientes não compram o produto ou serviço em si, mas os benefícios que eles proporcionam. Por isso, demonstre o produto ao cliente e deixe ele à vontade para tocar, cheirar, sentir o produto em suas mãos. Quando tratar-se de um serviço, mostre como será a realização e a entrega, deixando claro seu compromisso com a qualidade e o prazo. Uma boa demonstração leva o cliente à decisão sem que seja necessário que o vendedor questione se ele deseja ou não comprar.

Imagine que você seja dono de um salão de beleza. Se ao lavar os cabelos de seus clientes, você explicar os benefícios da linha de shampoo e cremes que está usando, deixá-los ver a embalagem e sentir o cheiro, provavelmente eles irão querer comprar o produto para continuar o tratamento em casa. Ou ainda, se seu cliente demonstrar interesse em tingir os cabelos, mas estiver inseguro, você pode aproveitar para dar mais segurança a ele apresentando uma cartela de nuances para que ele tenha uma ideia do resultado final, por exemplo.

5 - Fechamento

Depois da demonstração, seu cliente deverá estar entusiasmado e disposto a comprar. Neste momento, não coloque dúvidas novamente na cabeça do cliente questionando se ele irá fechar a compra. Ao contrário disso, diga algo como “Quantos você irá levar?”. Ou ainda, seguindo o nosso exemplo do salão de beleza, “Deseja fazer uma escova além da tintura?”.

6 - Venda adicional

Após a venda concretizada, o vendedor poderá oferecer produtos ou serviços relacionados. Ao comprar um terno, o cliente pode precisar também de cintos ou meias, por exemplo. Ou na compra de um anel, o cliente pode se interessar por um colar ou um par de brincos que combinem entre si.

7- Pós-venda

A venda não precisa terminar quando o cliente sai da sua loja ou empresa. Após adquirir o produto ou ter o serviço executado, telefone questionando a satisfação do cliente. Envie cartões ou mensagens de agradecimentos pela escolha. Manter esse relacionamento fará com que ele se lembre de você da próxima vez em que precisar ou apenas sinta -se à vontade para voltar ao seu negócio. Além do telefone, você pode comunicar-se com seu cliente por pesquisas enviadas por e-mail. Para ajudá-lo a traçar uma estratégia de pós-venda, mantenha um cadastro com as principais informações de seus clientes.

Coloque cada uma das nossas dicas em prática e garanta o sucesso de vendas. O Sebrae tem muitos vídeos, artigos e cursos que podem te ajudar a alavancar suas vendas. Acesse o site ou procure a agência mais próxima.

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