this is an h1

this is an h2

Tue Jan 24 20:19:18 BRT 2023
Mercado e Vendas | NEGÓCIOS DIGITAIS
Crescimento de e-sports abre o caminho para novas profissões

Torneios de e-sports ganham público e faturamento, abrindo caminho para a profissionalização de jogadores e pessoal de apoio.

· 16/01/2023 · Atualizado em 24/01/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Uma nova modalidade de esporte surge com um potencial enorme para novas profissões e um prato cheio para empreendedores. Trata-se dos chamados e-sports, ou esportes eletrônicos, que começaram de modo despretensioso como simples distração por meio dos chamados games e, hoje, constituem uma indústria bilionária.

Antes da pandemia, em 2019, o mercado de e-sports movimentou US$ 957,5 milhões, segundo estudo da consultoria de dados New Zoo. A expectativa é de que esse mercado cresça ainda mais, atingindo a cifra de  US$ 1,6 bilhão até 2024,.

O primeiro evento de e-sport foi realizado em 1972 na Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, com uma competição do jogo Spacewar. Em 1980, a Atari organizou um torneio de jogos eletrônicos que foi batizado como Space Invaders Championship, também nos Estados Unidos. Foram realizadas várias competições ao longo dos anos, mas, somente a partir dos anos 2000, com a expansão da internet, é que os e-sports tornaram-se realmente populares.

O advento do streaming, a partir de 2010, fez com que os e-sports explodissem em termos de público. No Brasil, o torneio League of Legends atraiu mais de dez mil pessoas nas edições de 2015, realizada no Alianz Park, e de 2016, no Ginásio do Ibirapuera. Em 2019, a Copa do Mundo da League of Legends teve uma audiência de 450 milhões de espectadores em todo o globo, sendo 21,2 millhões deles no Brasil. O país foi o terceiro em termos de audiência, atrás apenas da China e dos Estados Unidos.

Hoje, os torneios de e-sports fazem competições individuais e em equipes e oferecem premiações em dinheiro bastante significativas.  Essa nova modalidade de esporte, atualmente, tem uma estrutura comparável a dos esportes tradicionais, como o futebol, com equipes grandes de profissionais de várias áreas que vivem exclusivamente disso, como:

  • Jogador profissional;
  • técnico;
  • analista;
  • designers e desenvolvedores;
  • testadores de jogos;
  • especialista em marketing;
  • organizador de evento;
  • criador de conteúdo;
  • Streamer / comentarista.

Além dos jogadores propriamente ditos, as equipes que disputam os torneios contam com técnicos, que são os treinadores que desenvolvem estratégias para os times, e analistas, que dão aos jogadores informações sobre os times rivais, como pontos fracos, táticas preferidas etc.

Na parte da elaboração do jogo, temos times de designers, que elaboram desde as regras dos games até os visuais de suas telas, e os desenvolvedores de software, que vão fazer com que o jogo funcione. Além disso, há os testadores de jogos, que verificam se há bugs e se eles são fáceis de jogar.

Para viabilizar torneios, muitos deles transmitidos on-line para o mundo todo, os organizadores de eventos entram em cena, cuidando de todos os detalhes, além de especialistas em marketing, que vão divulgar as competições, gerenciar merchandising e seguidores em várias plataformas.

Além disso tudo, inúmeros criadores de conteúdo divulgam informações interessantes sobre os e-sports para o público em geral em plataformas como o YouTube ou o Twitch, o que atrai a audiência. Durante o evento, o papel do comentarista ou streamer é animar as transmissões.

Você pode empreender na área de e-sports de várias formas. Além de organizar torneios e equipes, é possível ter seus produtos divulgados entre o público desses esportes, entre várias possibilidades. A transformação digital veio para ficar, e é preciso estar sempre atento às novas oportunidades.

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) oferece uma série de cursos e assistência em suas unidades para empreendedores que desejam explorar as oportunidades na área de e-sports. Entre os cursos on-line e gratuitos disponíveis, recomendamos o Introdução à Indústria de Games. Procure a unidade de seu estado ou entre em contato com a nossa central de relacionamento pelo telefone 0800 570 0800.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?