Conheça os primeiros passos para a criação de uma marca de camisetas.

Dê uma rápida olhada no seu armário e responda: quantas camisetas tem por lá? Expressando opiniões, lembranças de visitas e passeios, valores e estilo de vida, há muito tempo as camisetas deixaram de ser uma peça qualquer para compor um look básico e se transformaram em peças-chave.
Práticas, as camisetas são tão valiosas que o estilista Yves Saint Laurent afirmou certa vez: “Tudo o que uma garota de 20 anos precisa é de uma T-shirt e um par de jeans”. É por esse sucesso todo que iniciar um negócio nesse nicho tem um enorme potencial.
E o pequeno empreendedor também pode apostar nisso! Para se ter uma ideia, o comércio varejista voltado para a confecção e venda de vestuário, inclusive de camisetas, é exercido por mais de 10% do total de Microempreendedores Individuais (MEIs). A primeira lição a ser seguida, no entanto, é pensar em um público-alvo, já que não é possível atender todos ao mesmo tempo.
Realizar uma pesquisa com perguntas estratégicas sobre gênero, idade, renda, bairro e cidade onde vive, estilo de vida e motivações para a compra vai ajudar na identificação do público-alvo. Depois, o empreendedor precisa pensar em qual tipo de negócio quer abrir: MEI, Simples Nacional, Eireli, Ltda ou outro. Ele também deve estabelecer a estrutura do negócio: será on-line, físico ou os dois? Por fim, é fundamental definir como será a produção das camisetas: própria ou terceirizada? Vai estampar ou terceirizar? Vai contratar funcionários?
Depois de tudo isso decidido, é preciso pensar em um nome e pesquisá-lo junto ao Registro de Marcas do INPI (Instituto Nacional de Propriedade Intelectual), que disponibiliza para consulta pública os registros de marcas que já existem e os que estão em andamento. É esse o momento de criar uma identidade visual e buscar os fornecedores, colocando a mão na massa.
A importância do público-alvo
Nos últimos anos, o nicho de camisetas abriu espaço para tendências visuais e frases que promovem, por exemplo, o empoderamento feminino, a vida saudável, a sustentabilidade e tudo o que está voltado à diversidade: o orgulho em se aceitar como negro, plus size, magro, alto, baixo, homossexual, cadeirante etc. Com base nesses temas, quantas frases, artes e estampas podem ser criadas para esses públicos?
Ao criar uma marca de camisetas, é muito importante definir o público-alvo. Quem será atendido? É importante também que se faça uma pesquisa de mercado para observar a concorrência - em redes sociais, blogs e lojas on-line, por exemplo - no que diz respeito à variedade e qualidade dos produtos, preços e promoções, estratégia de marketing e presença nas redes sociais.
Não se esqueça de que, ao começar um negócio, é fundamental ter um diferencial e se destacar no mercado, por isso divulgar a marca é muito importante. Usar e abusar das redes sociais para alavancar sua marca e dar visibilidade a ela é uma ótima estratégia, tendo em vista que alguns estudos revelam que, para 77% dos brasileiros, o relacionamento direto com o varejo por meio dessas plataformas impactou a decisão de compra.
Ainda é possível destacar o negócio frente à concorrência com anúncios on-line, promoções pagas pelo Google Ads e utilizando diversos canais de comunicação com o cliente, como o Facebook, o Instagram, o YouTube e blogs.
Além disso, o empreendedor deve aproveitar para produzir conteúdos relevantes para o seu público-alvo. Ele pode, inclusive, fazer uma parceria com blogueiros para divulgar sua marca. Para aumentar as vendas e atrair novos clientes, o comércio on-line, principalmente as plataformas de marketplace, é bastante eficaz.
Lembre-se de que o sucesso do seu negócio vai exigir de você a definição de objetivos, estratégias e planos de ação. Conte com a parceria do Sebrae nessa jornada e faça também o curso a distância Planejamento estratégico para empreendedores.
Foi um prazer te ajudar :)