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Mercado e Vendas | RELACIONAMENTOS COM CLIENTE - CRM
CRM: a chave do bom relacionamento com o cliente

Ao aproximar a empresa do cliente, o CRM potencializa seus negócios. Mais ainda se estiver integrado ao ERP da empresa.

· 20/07/2022 · Atualizado em 06/08/2022
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Empresas de vanguarda sempre se esforçaram para manter um bom relacionamento com o cliente. Convites para jantares e presentes de fim de ano, por exemplo, foram utilizados por séculos por empreendedores, para encantar seus clientes.

Nos anos 1980, esse processo se sofisticou, com as chamadas pesquisas de satisfação – formulários entregues ao cliente para identificar seus desejos, necessidades e reclamações. Mais adiante, nos anos 2000, esse processo evoluiu para a produção de softwares especiais, os chamados CRMs, sigla, em inglês, de Customer Relationship Management, ou gerenciamento do relacionamento com o cliente.

Como funciona

O CRM permite à empresa reunir (e atualizar) dados sobre o histórico do cliente, suas compras, contratos, pagamentos, datas especiais – incluindo os aniversários de executivos e secretárias – e muito mais.

Com um CRM adequado, você também consegue elaborar a melhor estratégia de relacionamento com cada cliente. E, também, saber o momento exato de procurar o cliente visando à reposição de estoques e a oferta de um novo produto. Ou ainda planejar as melhores campanhas de marketing, promoções e descontos que pode oferecer a ele.

E se até há alguns anos o acesso aos softwares de CRM era restrito às grandes corporações, sua proliferação no mercado coloca-os hoje ao alcance de micro e pequenas empresas.

Ação responsiva

O avanço tecnológico dos CRMs permite que eles hoje sejam completamente responsivos, isto é, operáveis pelo celular e outros dispositivos móveis. E, também, que estejam integrados às redes sociais da sua empresa e do cliente, que vão abastecê-los de muitos outros dados e estatísticas. Lembrando que cerca de 160 milhões de brasileiros e dois terços das empresas funcionando no Brasil utilizam as redes sociais no dia-a-dia.

CRM + ERP = integração completa

Para obter uma integração completa, porém, é fundamental que o seu CRM “converse” com os softwares de ERP, sigla em inglês de Enterprise Resource Planning, ou planejamento dos recursos da empresa. O ERP é um software de controle interno, que coloca à sua disposição – inclusive via celular – os dados essenciais da empresa, como fluxo de caixa, reservas, estoques, impostos a pagar, operações de crédito etc. Essa ferramenta também ficou restrita por muitos anos às empresas maiores. Mas, o crescimento da escala de aplicação vem tornando-a acessível também a empreendimentos de pequeno e médio portes.

Resistências

Nem sempre a implantação do CRM em uma empresa é simples. Com frequência há resistências, por exemplo, de gerentes e funcionários acostumados a manter o controle sobre determinadas informações. Isso dá a eles a falsa sensação de poder e de segurança dentro da empresa.

Se você vai implementar um CRM em seu negócio, deve, portanto, dedicar o tempo necessário ao convencimento, à mudança de cultura interna, a partir da garantia de que todos ganharão com o novo software. 

Com ou sem resistência interna, o fato é que um CRM integrado ao ERP reúne em um só ambiente todas as informações fundamentais sobre a empresa e seus clientes, auxiliando o comando da empresa na tomada de decisões, com o menor risco possível. E permitindo projetar vendas maiores.

Que tal então pensar a sério sobre a adoção do CRM para ampliar seus negócios? O Sebrae estará ao seu lado em cada passo! 

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