Neste artigo da série Desenvolvendo competências, veja a importância das hard skills no desempenho das funções e como desenvolver essas habilidades na equipe.

Com toda a certeza, você vem ouvindo falar muito na necessidade de desenvolver soft skills, ou seja, as chamadas habilidades comportamentais, que estão voltadas à inteligência emocional, afinal as empresas buscam quem trabalhe em equipe, seja proativo, seja comunicativo, mas não é só isso que pode fazer do colaborador alguém que fará a diferença na equipe. É preciso também ter competência técnica - hard skill - para desempenhar uma função ou um cargo.
As hard skills são habilidades ligadas ao estudo e operacionalização de máquinas e ferramentas - experiência - que contribuem para a eficiência e agilidade do profissional, ou seja, dizem respeito ao seu desempenho. Além disso, profissionais capacitados tecnicamente melhoram o clima organizacional, evitando erros e trabalhando com maior autonomia.
Essas habilidades, normalmente, são obtidas em cursos técnicos; na graduação; em especializações, mestrado ou doutorado; cursos de línguas estrangeiras; workshops; cursos diversos; manuseio de ferramentas; funcionamento de máquinas; conhecimento em informática, entre muitas outras formas.
Atualmente, algumas das habilidades que vêm sendo muito requisitadas pelas empresas envolvem a capacidade de trabalhar com a computação em nuvem, que permite o compartilhamento de arquivos, programas e serviços por meio da internet; o uso de blockchain, que permite maior segurança entre as transações; desenvolvimento de sistemas de inteligência artificial; experiência do usuário; vendas; gestão de projetos; programação, entre outros.
Você deve estar se perguntando como identificar essas habilidades nos profissionais a serem contratados. Existem muitas técnicas e métodos, mas as mais eficientes são as conhecidas por utilizarem a matriz CHA (conhecimento, habilidades e atitudes), bem como a elaboração do desenho de cargos com as respectivas competências necessárias e o mapeamento de competências, listando todas as competências relacionadas a todos os cargos da empresa.
Definir o perfil do profissional antes do processo seletivo é muito importante, o que pode ser feito em alguns passos bem simples: selecionar as hard skills necessárias à função, elaborar a descrição da vaga e, só então, proceder ao anúncio da vaga e seleção de candidatos por meio de entrevista.
É importante destacar ainda que a equipe deve sempre estar orientada para o autodesenvolvimento contínuo e que a empresa estabeleça processos claros, sobretudo quando se trata de comunicação. Realizar avaliações de desempenho constantemente é uma boa forma de verificar, além de eventuais ajustes a serem feitos na equipe, quais são os treinamentos específicos que podem ser oferecidos, a fim ajudar a empresa a crescer, bem como proporcionar o desenvolvimento de seus colaboradores.
Uma boa forma de qualificar a equipe é implementar programas de capacitação e treinamentos corporativos. Algumas empresas investem também em workshops, palestras, seminários, congressos, além de auxiliar no financiamento de cursos e especializações. Conte com a parceria do Sebrae!
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