Desenhar estratégia em que diversidade e inclusão sejam catalisadores de mais inovação e melhores resultados ainda não é transversal a todas as empresas.
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Desenhar uma estratégia em que a diversidade e a inclusão sejam catalisadores para mais inovação e melhores resultados ainda não é transversal a todas as empresas
Existem pessoas pretas, pardas, orientais, acima de 50 anos, com deficiência… todas elas podem ser produtivas e gerar riqueza para as empresas. Antes de entender como adotar estratégias para ter uma empresa mais inclusiva e diversa, é importante saber a diferença entre os termos diversidade e inclusão.
Promover a diversidade significa inserir no ambiente de trabalho uma quantidade maior de diferentes tipos de profissionais, ou seja: pessoas de raças, etnias, gêneros, idades, formações, entre outras características, distintas.
Após promover a diversidade dentro do espaço organizacional, a empresa pode e deve ir além disso: promover a verdadeira inclusão dessas pessoas. Isso significa garantir que todos ali terão as mesmas oportunidades e condições de desenvolvimento.
De acordo com uma pesquisa da organização McKinsey & Company, empresas com diversidade étnica e racial no quadro de colaboradores têm 35% mais chances de conseguir rendimentos acima da média do seu setor. O estudo também mostrou que as companhias com mais diversidade de gênero possuem 15% mais chances de ter rendimentos acima da média.
Investir em diversidade e inclusão é uma forma de abrir o leque para atrair talentos que, embora qualificados, muitas vezes não têm oportunidades. Esse tipo de visão torna as equipes muito mais ricas, já que une pessoas diferentes e com perspectivas e vivências distintas.
Além disso, ao oferecer as mesmas oportunidades para todos, a organização garante equipes mais engajadas e produtivas, que se sentem acolhidas e pertencentes ao ambiente organizacional e com mais motivação no trabalho.
Vale lembrar que a inclusão e a diversidade são assuntos cada vez mais em alta. Por isso, empresas que têm esse posicionamento e lutam por uma sociedade mais justa têm uma melhor reputação no mercado, o que traz um diferencial competitivo e impacta na atração e retenção de talentos.
É importante destacar que quando falamos sobre pessoas com deficiência, a contratação vai além de boas práticas, pois ela é prevista em lei. A legislação prevê a obrigatoriedade da destinação de 2% a 5% das vagas para PCDs em empresas com mais de 99 funcionários.
As diferenças promovidas por meio da multiplicidade no ambiente de trabalho quebram paradigmas e aumentam o potencial da sua empresa para atender a todos os públicos e demandas. Além disso, as seguintes vantagens são percebidas:
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Diferencial competitivo nos processos de R&S
Cada vez mais, os profissionais escolhem atuar em empresas que estejam alinhadas com os seus valores, visões de vida e que tenham compromisso com o desenvolvimento de ações para um mundo melhor.
Estar atento à promoção da diversidade e da inclusão é, também, abrir o leque para atrair talentos e profissionais ainda mais qualificados e abertos à troca de experiências e da percepção de realidades diferentes das suas.
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Equipes mais produtivas
Grande parte do nível de produtividade dos colaboradores vem da motivação no trabalho e do quanto eles se sentem engajados com a empresa. Por isso, quando eles sentem-se pertencentes e acolhidos no ambiente organizacional, a tendência é que a produtividade seja ainda melhor.
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Melhores oportunidades de negócios
Quando uma empresa está atenta à importância de ser mais diversa e inclusiva, mais pessoas se sentem representadas pela marca e isso é uma porta de entrada para realização de novas parcerias com diferentes tipos de stakeholders.
Para ter uma empresa mais inclusiva e diversa, podem ser adotadas as seguintes medidas:
Você já sabe que o colaborador deve ser avaliado pela sua performance e seu potencial profissional e nada além disso, certo? Mas, como colocar isso em prática, já que a teoria não é suficiente para mudar a realidade da instituição? Veja algumas dicas!
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Mapear a diversidade da empresa
Olhar para a organização é o primeiro passo para entender como ela está em relação à inclusão e o que ainda precisa ser feito. Para isso, é importante analisar a composição de cada um dos times e, principalmente, os cargos de liderança.
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Estabelecer metas e indicadores focados em inclusão
Ao identificar a equipe e o que precisa ser feito para aumentar a variedade de oportunidades, utilize recursos que poderão ajudar nesse processo, como o People Analytics, ferramenta essencial para coletar e mensurar dados dos colaboradores.
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Revisitar a cultura organizacional
Estimular a cultura da tolerância e da boa convivência entre as diferenças. Para isso, proponha ações que ajudem as pessoas a entenderem os desafios que as diferenças geram no ambiente de trabalho, pois isso ajuda a reduzir os conflitos internos.
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Treinar os líderes
Inserir essas mudanças na empresa também inclui o treinamento dos líderes, afinal eles são o retrato da organização para os colaboradores.
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Desenvolver materiais e projetos focados nesse compromisso
Após treinados os líderes, é hora de colocar a cultura da diversidade em prática no dia a dia da empresa, e para isso é preciso investir em treinamentos para os times.
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Adaptar o processo seletivo
Uma das principais formas de tornar uma empresa mais diversa e inclusiva é ter atenção ao processo de recrutamento e seleção, e isso acontece por diversos motivos. Entre eles está a possibilidade de a empresa contratar pessoas de mente aberta e dispostas a atuar em um ambiente diverso e sem preconceitos.
Se precisar, procure a ajuda especializada do Sebrae no seu estado.
Consulte também os artigos Ter uma empresa inclusiva e diversa pode gerar melhores resultados e Inovação Social não é o mesmo que Empreendedorismo Social.
Artigo criado a partir do conteúdo do Podcast Negócio que eu quero – Ep. 22: https://open.spotify.com/episode/3wSgU8t4ZmSRZav3LYXtlu?si=b3669b7f95fc43d7&nd=1
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