Saiba como planejar e utilizar a política de frete como uma ferramenta para aumentar a taxa de conversão

Você já parou para pensar que o seu produto pode ser altamente competitivo, mas que o carrinho pode estar sendo abandonado por um motivo que muitas vezes faz você perder pontos em relação à concorrência: o custo do frete (ou o prazo de entrega)? Isso mesmo! Ter uma política de frete estruturada e bem planejada é fundamental para quem disponibiliza seus produtos no e-commerce, pois o consumidor tem a possibilidade de visitar diversos sites e comparar preços e produtos antes de efetuar a compra.
Quando o consumidor decide realizar uma compra on-line e compara vários produtos similares no que se refere à qualidade, por exemplo, um dos diferenciais que podem fazer com que ele decida por uma empresa em vez de outra pode ser o custo do frete e/ou o prazo de entrega, por isso definir uma política transparente nesse sentido pode agregar valor ao que você entrega para o seu cliente. A política de frete é definida por um documento que deve explicar, de forma clara e objetiva, as regras e processos envolvidos na entrega dos produtos de um e-commerce: informações sobre modalidades de envio (Correios, transportadoras), prazos de entrega, área de cobertura da entrega (se necessário, caso haja alguma restrição, informar ao cliente que ele pode retirar o produto na agência dos Correios mais próxima) e valores cobrados para a entrega de compras realizadas na loja virtual (alguns clientes preferem frete grátis, mesmo quando o custo do produto é um pouquinho maior que o da concorrência).
O documento, que precisa ser atualizado sempre que necessário, deve estar em um local de fácil acesso do site, seja em uma página exclusiva ou em uma seção dos Termos e Condições, por exemplo. A disponibilidade dessas informações não é uma prática facultativa, pois o Decreto Federal nº 7.962/2013 (Lei do E-commerce) determina que os prazos de entrega devem ser informados, de modo acessível e claro, para os clientes. O cumprimento dessa determinação gera mais confiança na sua marca e leva o cliente a sentir mais segurança para finalizar a sua compra, ajudando a reduzir o número de carrinhos abandonados, o número de reclamações nos canais de atendimento, bem como a aumentar a conversão em vendas.
Frete grátis
Essa é uma estratégia que atrai muitos clientes, mas, antes de decidir por ela, é preciso levar em conta quem são os consumidores (atacado, varejo), o custo do produto, margem de lucro, métodos de envio, histórico de pedidos, entre outros aspectos. Desse modo, é possível adotar alguns casos específicos para o frete grátis, como, por exemplo: frete grátis a partir de um determinado valor, frete grátis por região, frete grátis por valor do pedido + região, desconto no valor do frete conforme valor do pedido, frete grátis para toda a loja virtual em um determinado período. Se não é viável o frete grátis, você pode pensar em estabelecer um frete mínimo, com valor fixado, para que todos os clientes possam usufruir dos produtos e pagar o valor determinado (exemplo: todo o site com frete por R$ 14,90).
Parceiros
É muito importante também criar uma boa estrutura logística para as suas entregas, por isso procure por empresas confiáveis no mercado e não fique refém de uma única transportadora. Uma boa estratégia que pode garantir maior tranquilidade, agilidade, rapidez e segurança, especialmente para os pequenos negócios, é contar com plataformas de marketplace, tais como Lojas Americanas, Mercado Livre e Magalu, facilitando a política de frete. Para isso, você deve fazer o cadastro da empresa na plataforma de vendas. Não se esqueça de estabelecer uma política de trocas e devolução, pois, em se tratando de compras on-line, essa possibilidade precisa ficar clara para o cliente.
Não menos importante é a capacitação constante do lojista para trabalhar com suas vendas on-line. O Sebrae oferece o curso Marketing digital: planejar para vender pela Internet. Clique no link e faça a sua inscrição. Acesse também o e-book que o Sebrae preparou sobre como calcular os preços dos seus produtos.
Saiba mais:
Leia o e-book: Preço também é marketing: você está certo do seu?
Foi um prazer te ajudar :)