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Mercado e Vendas | ESTRATÉGIA DE VENDA
Estratégia de venda combinada para faturar mais no salão

A combinação da oferta de produtos e serviços de beleza é uma técnica de venda eficaz, não se configurando em venda casada, mas sim em venda acertada.

· 23/02/2023 · Atualizado em 28/08/2023
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Segundo o empresário e instrutor de profissionais, Maikel Antunes, a resistência dos gestores e proprietários de salões de beleza a algumas técnicas de vendas impede o salão de faturar mais.

Colorista, terapeuta capilar, instrutor de profissionais, youtuber e proprietário de um salão de beleza em Nova Hamburgo (RS), Maikel Antunes defende que tudo é questão de estratégia. E o salão de beleza é o ambiente perfeito para colocar em prática as melhores técnicas de vendas do mercado americano, como a venda casada, no caso combinada, entre serviço e produto.

Esclarecemos que a venda casada consiste em condicionar a compra de um produto ou serviço à aquisição de outro, sem que haja necessidade ou interesse por parte do comprador. A prática é considerada ilegal no Brasil, de acordo com o CDC - Código de Defesa do Consumidor, que estabelece regras na relação entre consumidor e fornecedor de produtos e serviços.

Maikel, alerta que a venda casada de produtos é uma prática ilegal no Brasil. “Porém, quando ele fala dessa estratégia aplicada à realidade do salão de beleza, ele afirma que “é completamente diferente, pois não oferecemos produtos e sim serviços que se complementam para proporcionar um resultado ainda melhor para nossas clientes”. Ele dá um exemplo prático: “A cliente agendou uma coloração de raiz, mas sempre que você aplica a coloração o couro cabeludo dela apresenta coceira, descamação, ardência e desconforto. Isso é sinal que o couro cabeludo necessita de um tratamento específico, sendo assim, você pode oferecer uma venda casada de coloração mais um tratamento de terapia capilar, por exemplo”.

O segredo para oferecer este tipo de venda, de acordo com o empresário, é entender a necessidade do cliente. “Por que oferecer uma venda casada de coloração para essa cliente que sempre sofre quando retoca a raiz? Porque, muitas vezes, ela demora mais para retocar a raiz. Portanto, tratar o couro cabeludo após a coloração é uma necessidade dessa cliente”, ensina.

Segundo Mikael, “ao oferecer um tratamento para o couro cabeludo após a coloração você está entregando um diferencial. Nos salões concorrentes, essa cliente encontrará serviços de coloração, mas dificilmente encontrará um tratamento para deixar o couro cabeludo dela mais saudável e, consequentemente, o cabelo e o efeito da cor, muito mais bonitos”, destaca. Todo cabeleireiro profissional sabe que a amônia presente na coloração pode promover em longo prazo efeitos prejudiciais ao couro cabeludo e nos bulbos capilares. “Um tratamento no couro cabeludo ajuda a evitar esses efeitos. Por isso, o profissional precisa aprender a explicar esses detalhes para sua cliente. Não adianta só falar dos efeitos da amônia, pois isso pode até afastá-la. É preciso explicar que ela pode evitar problemas se, além da coloração, fizer um tratamento específico”, explicou.

Demonstrar conhecimento técnico é fundamental para realizar este tipo de venda combinada: “Não se trata somente de um comércio de serviço + produto. É necessário entender como funciona o couro cabeludo para oferecer uma solução que se encaixe na vida daquela cliente, e sem conhecimento técnico ou profissional isso é impossível”, avisa.

Outro ponto fundamental para fazer vendas é dominar estratégias de negócios. “Quando você oferecer um serviço a mais, como um tratamento específico, tenha em mente que sua cliente não conhece esse serviço e nem sabe como é o efeito. Por isso, é preciso mostrar uma vantagem. É aí que entra uma estratégia de negócio: ofereça o serviço e dê um super desconto para a cliente experimentar”, aconselha.

“Outra dica é transformar essa venda em uma experiência diferenciada. No caso de um tratamento com óleos essenciais para o couro cabeludo, você pode adicionar uma massagem que ajuda a absorver os nutrientes e ainda proporciona relaxamento”, orienta.

“Busque ampliar os seus conhecimentos técnicos e aprenda estratégias de negócios para começar a fazer vendas casadas no seu salão de beleza. Eu garanto que essa estratégia será fundamental para fazer com que você, profissional, se diferencie da concorrência e fará seu negócio faturar muito mais”, finaliza.

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