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Mercado e Vendas | ATENDIMENTO AO CLIENTE
Experiência do cliente e retenção de talentos: entenda essa equação

Entenda como a retenção de talentos influencia diretamente na experiência do cliente.

· 14/02/2023 · Atualizado em 17/03/2023
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Você já parou para pensar que o sucesso de uma empresa depende da qualidade da sua equipe? Por isso, é tão importante identificar pessoas na quantidade e com as competências certas. Mas, quem são os empregados que as empresas tanto buscam? Para te ajudar nesta missão, elaboramos este artigo, inspirado no post do Sebrae Minas. Acompanhe!

O varejo vive um momento ímpar de grandes transformações. Isto porque o consumidor circula sem distinção por lojas físicas e digitais, aproveitando toda facilidade e informação disponível. Os produtos e serviços do mesmo nicho que entrarem na briga por preços precisam de fôlego extra para chegar ao fim desta verdadeira maratona. Neste contexto, um diferencial singular ganha cada vez mais força: a experiência do cliente.

A experiência do cliente refere-se à percepção – racional, física e emocional – em todos os pontos de contato com a empresa, desde o contato no site ou telefônico até o pós-venda. Para proporcionar ao cliente uma experiência de qualidade, a empresa precisa, primeiramente, cuidar da sua equipe. Quando um funcionário se sente motivado e feliz, automaticamente refletirá este tratamento aos clientes. E, por isso, a retenção de talentos é fundamental.

Um talento é alguém que se identifica com a missão, a visão e os valores da empresa. Tem potencial para desenvolver-se e crescer com o negócio, percebe o que deve ser feito e realiza suas tarefas cada vez melhor. Nossa proposta é ajudá-lo a tornar sua empresa atrativa para que você tenha os melhores empregados.

Mas, você sabe como se comporta um talento? Em geral, eles sabem que sempre há uma maneira melhor de fazer o trabalho, cumprem prazos e apresentam os resultados com qualidade. Os talentos buscam ampliar seus conhecimentos, compartilham o que sabem e comunicam-se com clareza, extrapolando as encomendas, já que a meta é um referencial a ser expandido.

E aí, cabe uma pergunta: como encontrar pessoas com esse perfil? Como inspirá-las para que permaneçam? Por menor que seja o negócio, a consistência de como a empresa gerencia pessoas é o ponto de partida. Conheça os processos mais importantes:

Desenho de cargos

Descreva os requisitos, responsabilidades, atribuições e competências de cada cargo. Assim, fica definido o perfil de quem vai ocupá-lo e será mais fácil selecionar e reter os talentos.

Recrutamento e seleção

Primeiro, verifique se é possível recrutar internamente, pois muitos talentos estão dentro da própria empresa. Se não for possível, recrute no mercado. Destaque os diferenciais da vaga e anuncie onde há mais chance de encontrar quem você precisa. Na entrevista, peça para o candidato relatar situações em que aplicou as competências exigidas no cargo.

Integração e ambientação

Apresente os setores e colegas, pois desta forma o novo empregado ficará mais seguro na função. Oriente-o sobre o trabalho e esclareça suas expectativas em relação a ele. Elabore um manual com as práticas aceitas e as não permitidas pela empresa.

Remuneração

Salário nem sempre é o fator mais importante para reter talentos. Quando o ambiente é bom e há perspectiva de crescimento, muitas pessoas estarão dispostas a trabalhar por uma remuneração um pouco menor, desde que compatível com o mercado e com a função.

Gestão do desempenho

Monitore como cada empregado realiza suas atividades. A gestão do desempenho permite definir e negociar metas, acompanhar o empregado, avaliar, dar feedback e formular planos de melhoria.

Treinamento e desenvolvimento

Capacitação é fundamental, pois talentos são movidos pela possibilidade de crescer. Se o empregado apresenta deficiências, treine-o e depois avalie os resultados.

Liderança e ambientes de trabalho

Proporcione uma liderança eficiente e um ambiente de trabalho saudável. Isso aumenta a produtividade e o nível de satisfação da equipe.

Acima de tudo, para reter um talento, é necessário estabelecer um relacionamento significativo, pois quando a equipe se conecta -  uns com os outros, com seus líderes, com o trabalho - há crescimento para todos. Quando esta cultura se estabelece, as empresas podem obter um aumento de 7,4% no crescimento da receita por ano. Além de criar um ambiente de trabalho melhor, a empresa cresce muito mais. A qualidade da equipe não depende somente de treinamento. Pense nisso!

Aproveite e acesse os conteúdos que separamos para você:

Atendimento ao cliente

Aprenda sobre os procedimentos de atendimento em uma empresa e como estas ações provocam um impacto positivo nos resultados de um negócio.

Recrutamento e seleção: como formar um time vencedor

Entenda a importância das pessoas na sua empresa e aprenda as melhores ferramentas de gestão e recrutamento para que a captação de profissionais seja eficiente.

O Sebrae tem muitos vídeos, artigos e cursos que podem te ajudar. Acesse o site ou procure a agência mais próxima.

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