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Sat Feb 25 12:17:41 BRT 2023
Mercado e Vendas | EXPORTAÇÃO
Exportações para os Estados Unidos: saiba como proceder

As exportações para os Estados Unidos constituem excelente ponto de partida para quem pretende atuar no comércio internacional.

· 24/01/2023 · Atualizado em 25/02/2023
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Exportar para os Estados Unidos é um desejo natural de quem pretende dar início ao processo de internacionalização de seu empreendimento. Afinal, aquele país ainda representa a maior potência econômica do planeta, mesmo que essa liderança venha sendo ameaçada por outras nações, como a China (hoje, por sinal, o principal destino das exportações brasileiras).  

Uma realidade não mudou: os Estados Unidos constituem, sim, uma excelente porta de entrada para o comércio exterior, e isso vale para pequenas e médias empresas. Para aproveitar bem essa oportunidade, é preciso estar ciente de algumas informações importantes. 

Relações bilaterais entre Brasil e Estados Unidos 

Um bom começo é estar informado sobre como andam as relações bilaterais entre Brasil e Estados Unidos. Em 2011, foi assinado o Acordo de Cooperação Comercial e Econômica, cujo objetivo é facilitar tanto as importações como as exportações entre os dois países. Entre outros itens, o acordo aborda questões como inovações, resolução de obstáculos e incentivo ao comércio exterior. 

Historicamente, os Estados Unidos sempre mantiveram relações comerciais bastante próximas com o Brasil. Hoje em dia, o país se posiciona como o segundo maior importador de produtos brasileiros. Em 2019, as exportações do Brasil para os Estados Unidos somaram US$ 29,7 bilhões – um crescimento de 3,6% em comparação com o ano anterior. 

Produtos mais exportados e novas oportunidades de negócios 

Os produtos brasileiros mais comercializados para os Estados Unidos estão ligados ao agronegócio – entre eles, podem ser citados: sucos de frutas, vegetais, café, óleos, tabaco e carnes vermelhas. Mas a variedade de mercadorias com potencial para ganhar espaço na pauta de exportações do Brasil para os Estados Unidos é muito extensa. Ela abrange desde a indústria da moda e de cosméticos até equipamentos e matérias-primas.  

Além disso, conforme as tendências de consumo, mercados que estão em expansão também devem ser levados em conta quando o empreendedor for planejar as suas estratégias de comércio exterior. De acordo com especialistas, algumas oportunidades devem se abrir para quem pretende investir nas exportações para os Estados Unidos. Uma demanda em alta é a Inteligência Artificial, o que beneficia empresas de tecnologia, startups e laboratórios de pesquisa brasileiros.  

Neste caso, não esqueça que o conhecimento acerca de temas como privacidade de dados é essencial para o sucesso do negócio. As exportações brasileiras para os Estados Unidos constituem excelente alternativa também para quem trabalha com jogos eletrônicos, incluindo os mercados de dispositivos móveis, on-line, computador e console.  

Questões técnicas e de legislação podem requerer ajuda de especialistas 

Quem deseja apostar nas exportações para os Estados Unidos precisa saber que a tarifa média praticada naquele país gira em torno de 3,5%. O exportador deve se atentar ainda para fatores da legislação comercial estadunidense, que podem proibir a entrada ou limitar acesso, distribuição, armazenamento e uso de portos para determinadas mercadorias. Afora isso, as leis dos Estados Unidos também exigem, em certos casos, tratamento ou rotulamento diferenciados para que elas sejam liberadas.  

Como essas questões são bastante técnicas, você deve avaliar a possibilidade de contratar uma consultoria especializada para receber as orientações mais adequadas. O importante é buscar a melhor maneira de abrir as portas do mercado consumidor dos Estados Unidos - uma conquista importante para quem deseja participar como protagonista do comércio internacional.

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