Mercado de frutas orgânicas cresce no Brasil e oferece diversas oportunidades para os produtores rurais

Os produtos orgânicos têm ganhado cada vez mais espaço na mesa dos brasileiros. Segundo a pesquisa Panorama do consumo de orgânicos no Brasil 2021, realizada pela Associação de Promoção dos Orgânicos (Organis), com a empresa Brain Inteligência Estratégica e a iniciativa Unir Orgânicos, o número de consumidores de alimentos orgânicos no país cresceu 63%.
Quanto à produção, o setor de orgânicos cresceu cerca de 10% no último ano. Uma pesquisa realizada pelo Sebrae apontou que, entre janeiro de 2020 e maio de 2021, houve um acréscimo de 2,3 mil novos produtores de orgânicos ao setor.
Todos esses dados mostram que a fruticultura orgânica está em alta e se destaca como um dos negócios com grande potencial de expansão no Brasil. Vamos entender melhor como funciona o sistema de produção orgânica e as oportunidades que ele gera para o microempreendedor.
-
Características da produção orgânica
Muitas pessoas acreditam que o produto orgânico é aquele cultivado sem agrotóxicos, adubos químicos e sem grandes preocupações técnicas. Contudo, um alimento só é orgânico se possuir o selo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e cumprir o que está determinado na Lei n. 10.831/2003.
Quanto à certificação, o empreendedor pode conquistar o selo em diversas certificadoras do Brasil. Para obtê-lo, é preciso se cadastrar no site do Mapa.
-
Benefícios da produção orgânica
Segundo a lei de orgânicos, a produção precisa ser feita em um sistema com métodos extrativistas sustentáveis. Dessa forma, esse modelo de negócio:
- Beneficia o ecossistema local e protege os recursos naturais;
- Respeita as características da comunidade local e os direitos dos trabalhadores;
- Não utiliza sementes geneticamente modificadas;
- Não utiliza químicos sintéticos.
Sendo assim, essa forma de produção preserva o meio ambiente, favorece a saúde das pessoas e proporciona mais sabor à fruta.
-
Como começar um negócio de fruticultura orgânica?
Antes de começar a produzir frutas orgânicas em um pomar, é preciso avaliar alguns fatores para o seu negócio prosperar. Portanto, veja algumas ações para colocar em prática:
-
Estude o mercado
Geralmente, produtos orgânicos são bem vendidos próximos ao pomar. Portanto, conheça as necessidades dos consumidores no local em que pretende produzir, ou onde planeja vender.
-
Identifique as árvores frutíferas ideais para o ambiente em que você iniciará seu pomar
O cultivo de frutas demanda terrenos planos ou com pequenos declives (até 8% de declive). Além disso, esteja atento às particularidades do solo e à forma como as suas fruteiras se comportam em relação ao clima do local.
-
Dicas para colheita, pós-colheita e comercialização de frutas orgânicas
- Faça a colheita nas horas mais frescas do dia;
- Use luvas limpas ou descartáveis, lave as mãos e use máscaras, para evitar contaminações;
- Coloque os produtos em caixas compatíveis, de plástico e higienizadas, que resistam ao empilhamento, para evitar compressão;
- Depois de selecionar os frutos, embale-os e conserve-os em ambiente resfriado;
- Garanta um transporte adequado;
Saiba mais sobre o mercado de orgânicos:
Receba as últimas notícias e conteúdos exclusivos sobre fruticultura no nosso Telegram! Acesse:
Foi um prazer te ajudar :)