Garantir acesso ao crédito para o público de baixa renda ajuda a impulsionar a economia e a gerar novas perspectivas de mercado e de consumo.

Banco Central do Brasil
O Banco Central do Brasil vem atuando para ampliar e melhorar o acesso da população a serviços financeiros por meio de três frentes:
- Expansão e fortalecimento dos canais de acesso a serviços financeiros;
- Criação de instrumentos para melhor adequação dos serviços aos segmentos de menor renda;
- Garantia da qualidade na provisão de serviços financeiros.
Acesso ao crédito
O acesso ao crédito é feito por intermédio de cooperativas de crédito e de pontos de atendimento presentes em todos os municípios brasileiros.
A inclusão ao crédito acontece por meio de ações que beneficiam as classes de baixa renda, como:
- Contas especiais de depósitos à vista e de poupança, popularmente conhecidas como contas simplificadas. São isentas da cobrança de tarifas e possuem processo de abertura simplificado, com menor grau de exigência em termos de documentação;
- Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado (PNMPO);
- Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).
A qualidade dos serviços financeiros motivou vários aprimoramentos, entre eles o direito do consumidor de escolher a instituição financeira, tendo portabilidade gratuita do salário, dos dados cadastrais e do crédito.
Para facilitar a comunicação entre cliente e instituição financeira, são obrigatórias a existência de ouvidoria e maior transparência na prestação de serviços financeiros, permitindo à população acesso a informações mais objetivas e oportunas quanto aos custos dos serviços financeiros, oferecendo condições para a comparação entre um provedor e outro.
Enef
A distribuição de renda no Brasil sofreu mudanças e, por isso, é tão importante a educação financeira. O usuário tem uma maior facilidade e variedade no acesso ao crédito, e essa decisão se torna difícil em virtude de se ter produtos semelhantes, mas com características significativas de riscos, rentabilidade, custos e prazos.
Nesse sentido, foi desenvolvida a Estratégia Nacional de Educação Financeira (Enef), com a finalidade de promover a educação financeira e previdenciária, e de contribuir para o fortalecimento da cidadania.
Foi um prazer te ajudar :)