Para desenvolver uma cultura de inovação, as pequenas empresas devem criar um diferencial competitivo no mercado.

Inovação, no ambiente empresarial, significa criar valor, aumentando a competitividade e a sustentabilidade com a melhoria de produtos, processos, gestão e marketing. Essas ações contribuem para uma maior eficiência na utilização de todos os recursos da empresa.
Existem diferentes tipos de inovação, por exemplo:
Inovação de produtos ou serviços: caracteriza-se pela criação, otimização ou exploração de um novo produto ou serviço, considerando tanto as modificações nas suas características quanto as alterações em ferramentas, funcionalidades e design. Seu objetivo é realizar melhorias de impacto significativo que agreguem valor.
Inovação em processos: são as transformações que acontecem nas ações e atividades que fazem parte da operação, incluindo a redução de custos, o aumento da produção, a melhoria da qualidade de produtos, entre outros. Esse tipo de inovação visa melhorar a capacidade produtiva.
Inovação tecnológica: refere-se à concepção, à construção e ao aperfeiçoamento de produtos e serviços pelo emprego de novas técnicas, equipamentos e ferramentas tecnológicas.
Inovação organizacional: traz a implementação de novas técnicas de gestão nos negócios, no ambiente de trabalho ou mesmo nas relações com o mercado.
Inovação de marketing: envolve novas estratégias de posicionamento dos produtos e de comunicação da empresa com os clientes.
Ao contrário do que alguns pensam, é possível inovar também nos pequenos negócios. Muitas vezes, o empreendedor acredita que esse processo é difícil e que envolve muitos recursos. A inovação, porém, é essencial e não pode ser deixada de lado, já que, atualmente, é um diferencial competitivo.
Empresas que não inovaram ou não inovaram na hora certa podem sair prejudicadas. Por isso, investir em inovação e tecnologia é importante para que os pequenos negócios acompanhem as constantes mudanças do mercado e consigam se tornar mais sustentáveis e competitivos.
Quando falamos em inovação nas pequenas empresas, estamos nos referindo a detalhes, como a criação de novos modelos de negócios, um novo produto ou alguma melhoria significativa nos processos. As ações, portanto, não precisam ter um custo alto.
A inovação para pequenas empresas - que pode ser incremental e disruptiva, tecnológica ou não - causa mudanças que podem incentivar uma cultura de transformação e criatividade.
Veja exemplos de ações que podem gerar uma cultura de inovação nas pequenas empresas:
Identificar e cultivar lideranças inovadoras
As lideranças precisam dar autonomia para os colaboradores inovarem e atentar para que a rotina não estimule uma atitude de comodidade. Nesse sentido, os gestores podem promover um espaço de troca e liberdade para que todos participem com novas ideias.
Promover flexibilidade e motivação em espaços abertos à criatividade
Para se criar uma cultura de inovação, a empresa deve oferecer um ambiente propício para a criatividade. Por isso, é importante que a gestão seja inclusiva e horizontal, aberta ao diálogo, e que promova autonomia e liberdade criativa.
Investir em capacitação
A empresa precisa oferecer meios para que seus colaboradores desenvolvam habilidades e tenham novas ideias. A capacitação é um recurso que tira o profissional da zona de conforto e estimula o contato com novas ferramentas e tecnologias.
Nesse cenário, algumas ferramentas podem favorecer a inovação nas pequenas empresas, como:
Processos Lean: atuam na contínua eliminação de desperdícios e na resolução sistemática de problemas. É um modelo que propõe repensar modelos de liderança e gerenciamento.
Canvas: o Business Model Canvas é uma representação visual para o empreendedor enxergar questões estratégicas do negócio. São elaborados nove quadros contendo as seguintes informações: proposta de valor, segmento de clientes, canais, relacionamento com clientes, atividades-chave, recursos principais, parcerias, fontes de receita e estrutura de custos.
Design Thinking: abordagem baseada na experimentação e com foco na experiência do usuário. Por meio de processos coletivos e colaborativos, o Design Thinking permite a melhoria e a elaboração de novos produtos, serviços e processos.
Design Sprint: modelo que soluciona problemas de forma estruturada, com etapas e ferramentas pré-definidas, dentro de um tempo específico.
Mínimo Produto Viável: com um investimento financeiro mínimo, é criada uma versão básica do projeto. Esta é testada e validada com o público para depois serem feitos os ajustes necessários.
O Sebrae oferece algumas soluções que auxiliam as pequenas empresas em matéria de Inovação, como ALI - Agentes Locais de Inovação, Sebraetec, Embrapii, Sebrae Like a Boss, SBRT, Catalisa HUB e Catalisa ICT. Esses programas oferecem atendimento personalizado às empresas, trabalho com agentes locais de inovação e consultorias tecnológicas.
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