this is an h1

this is an h2

Thu Oct 27 21:16:19 BRT 2022
Finanças | SERVIÇOS FINANCEIROS
Investimento para startups: capital semente

Conheça as etapas do capital semente, veja como ele ajuda o empreendedor em início de carreira e aprenda a atrair investidores para a sua startup.

· 30/09/2022 · Atualizado em 27/10/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Para que a sua startup tenha um bom posicionamento e reconhecimento no mercado, é importante que haja um retorno financeiro considerável. Afinal, se as finanças do seu negócio não vão bem, como você poderá projetar a captação de clientes e investidores?

Para te auxiliar na etapa de investimentos, que é fundamental para a estabilidade econômica da sua startup, o Sebrae quer te apresentar as vantagens e as estratégias para obter o capital semente. 

O que é capital semente?

Capital semente é a concessão de crédito (ou aporte financeiro) para uma startup que está em fase de desenvolvimento, conhecida no mercado financeiro como “fase embrionária”. O dinheiro geralmente parte de fundos de investimentos. 

Qual a importância de ter capital semente em minha startup?

Ter esse capital logo no começo da sua startup representa um grande apoio para o desenvolvimento da sua ideia, bem como para a estruturação do seu negócio – seja a estrutura física, corporativa, econômica ou a atuação propriamente dita da sua empresa.

Além disso, o recurso pode ajudar a arcar com as despesas iniciais que, quando não controladas, podem colocar em risco a permanência da startup no mercado. 

Conheça as fases do investimento em capital semente

O investimento em capital semente passa por algumas etapas no início da consolidação do negócio no mercado. Conhecer as fases chamadas pré-seed e seed permite ao empreendedor compor a identidade do seu produto ou serviço para direcioná-lo a um público específico. 

A pré-seed é a fase de estudo, pesquisa e avaliação da startup no mercado. Nesse momento, a identificação do público com o produto é o “termômetro” para a sua aprovação. Na sequência, na fase seed, o produto ou serviço oferecido passa por uma lapidação para ser disponibilizado da melhor forma possível. A partir daí, os primeiros resultados começam a surgir como resposta aos estímulos da empresa.

Também existem as fases em séries, que são:

- Série A: avalia se o modelo de sua startup tem potencial para crescer.

- Série B: avalia sua startup no quesito lucratividade a fim de verificar se os ganhos são maiores que os gastos.

- Séries C e D: analisam detalhadamente os lucros da sua startup com base na fase de crescimento de sua empresa. 

Quais as vantagens e os riscos do capital semente?

Conhecer o campo de vantagens e riscos do capital semente é um meio de se trabalhar de forma preventiva para que não se enfrente boa parte dos problemas que podem ser evitados.

Como toda empresa, uma startup está sujeita à concorrência e à saturação do mercado - por isso a fase pré-seed tem tanto valor, já que o estudo e a compreensão de como sua empresa pode se destacar fazem toda a diferença. A falta de lucratividade esperada ou problemas de gestão podem ser evitados com organização, planejamento e conhecimento do campo de atuação. Saiba o volume de demanda do produto ou do serviço que será fornecido.

Já como vantagem, a empresa pode obter um número de ROI (Retorno Sobre Investimento) acima da média, alcançar um elevado grau de crescimento, tanto financeiro quanto empresarial, e vir a se tornar uma fonte de captação para outros projetos. 

Como atrair investidores de capital semente para a minha empresa?

Para atrair investidores nessa vertente, o empreendedor pode encontrar alguns obstáculos, como a incerteza da rentabilidade da empresa. Por esse motivo, um plano de negócios completo, que analise aspectos financeiros, adesão do público, demanda do mercado, metas e estimativas, é imprescindível. 

Invista também em todos os conhecimentos possíveis para se tornar um expert no seu produto ou serviço. A sua especialização demonstrará domínio sobre o que pretende oferecer, transmitindo confiança para o setor de investimentos.

Além disso, algumas instituições realizam esse tipo de investimento, por exemplo: Criatec - com fundos do BNDES; Fundo Anjo - administrado pela Domo Invest; e FIP Anjo Capital Semente - administrado pela BRL Trust. 

Gostou do conteúdo? Então acesse o portal do Sebrae e veja todos os estágios dos investimentos, os tipos de investidores que realizam capital empreendedor e os caminhos para obter investimento para a sua startup. Aproveite todas as oportunidades para proporcionar crescimento e rentabilidade financeira ao seu negócio, de forma organizada e coerente!


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?