Veja como seu negócio pode se beneficiar dessa tendência que cresceu após a pandemia de covid-19.

O que é locavorismo
Locavorismo é a preferência por comprar e consumir alimentos produzidos localmente. O conceito em si não é novidade e o termo “locavorismo” foi cunhado ainda em 2005, por Jessica Prentice, a partir da palavra “local” e do sufixo “-voro”, que significa “comer”.
Uma das mudanças de comportamento do consumidor observadas na fase de pandemia foi a valorização do comércio local, principalmente, dos pequenos negócios. Campanhas como a Compre do Pequeno foram muito importantes para esses varejistas minimizarem os efeitos da crise.
Essa tendência tem impulsionado o crescimento do comércio local e regional, e tudo indica que veio para ficar.
A opção por esse tipo de consumo está relacionada à comodidade e facilidade de suprimento de produtos de alimentação e à procura por uma relação de maior equilíbrio com o meio ambiente. Com o locavorismo, também se busca evitar a perda de nutrientes, de frescor e o impacto ambiental gerados nas longas viagens que os alimentos percorrem até chegar aos grandes mercados.
Consumidores locávoros
É comum que esse público consumidor, conhecido como locávoro, seja engajado de alguma forma no ativismo alimentar e ambiental, buscando práticas mais sustentáveis. Muitos preferem reduzir o consumo de carne vermelha, pois demanda mais recursos para produção e deslocamento.
Os millennials (também conhecidos como geração Y), indivíduos nascidos entre o começo da década de 1980 e o fim da década de 1990, com maior nível de escolaridade e preocupação ambiental, também costumam fazer parte desse público. Eles são responsáveis por dois terços do poder de compra no mundo e suas escolhas levam em consideração o impacto ambiental do consumo.
Produtos mais procurados
Como a preocupação com o meio ambiente é uma das principais características do perfil dos locávoros, entre os alimentos mais buscados por eles estão os orgânicos, que são produzidos sem agrotóxicos. Peixes e frutos do mar também são bastante procurados, já que usam até 150% menos energia do que a produção de carnes bovina, suína e ovina.
Geleias, biscoitos e queijos produzidos em pequenas propriedades rurais próximas ao ponto de venda também ganham a preferência dos consumidores, assim como as marmitas e os pães caseiros em geral, pois são vendidos diretamente em casa por quem produz ou distribuídos para estabelecimentos e empresas vizinhas.
Como contemplar o público locávoro?
Alguns modelos de negócios podem se beneficiar melhor com o locavorismo. Veja quais são esses empreendimentos, e o que deve-se fazer para atrair e contemplar esse público :
- Restaurantes: empreendedores podem estabelecer uma rede de fornecedores locais de alimentos frescos, vegetais orgânicos, carnes e outros insumos para a montagem dos cardápios.
- Marmitas: com insumos da região onde são produzidas, as marmitas ganham um toque caseiro e podem ser comercializadas na comunidade.
- Feiras livres: promovidas nos bairros, são uma ótima forma de comercializar a produção e como estreitar laços com os consumidores, que compram diretamente dos produtores.
- Padarias artesanais: empreendedores podem adotar um perfil tradicional ou mais sofisticado, mantendo as características artesanais de produção e o foco em insumos locais.
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