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Mon Apr 11 12:00:47 BRT 2022
Mercado e Vendas | DEMANDA DE CONSUMO
Páscoa: aproveite a época mais doce do ano para vender mais

A Páscoa é uma data recheada de oportunidades para aumento de vendas no setor de alimentos e bebidas.

· 06/04/2022 · Atualizado em 11/04/2022
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Significado da Páscoa

A história da Semana Santa é a narrativa de uma atitude empreendedora. Comemorada ao redor do mundo por pessoas de diferentes religiões, é naturalmente uma época propicia para vendas, especialmente de alimentos tradicionais das festividades. 

Até mesmo o significado da palavra Páscoa - passagem - traz a ideia de um momento como o que acontece agora. Do outro lado dessa travessia há vida, renascimento, recomeço. A construção de um novo futuro, enfim, não poderia representar um simbolismo mais promissor. O feriado da Semana Santa, que para os cristãos marca a ressureição de Cristo, para os judeus é a conquista da liberdade após 40 anos de escravidão no Egito. Ovos, presentes nas cerimônias em ambas as culturas, podem ser mais do que uma rica metáfora sobre a importância de agarrar oportunidades que podem inaugurar uma nova fase, de abundância e prosperidade. 

Os ovos de chocolate podem ser recheados de brinquedos ou bombons; enquanto a tradição manda presentear com dinheiro quem encontrar um dos "easter eggs" escondidos pela casa. Essa é a analogia: as novas iniciativas da Páscoa podem ser coroadas de êxito, mas é preciso fazer o esforço de abertura para o conhecimento ou procura de soluções.

Páscoa é oportunidade

Como transformar a Páscoa em oportunidade de negócios?

Fabricar e vender ovos de chocolate é a ideia mais óbvia, e realmente é uma ótima ocasião de vendas. Cada povo celebra a Páscoa de uma maneira, mas todos aproveitam para reunir a família e viajar, duas atitudes dificultadas pela atual pandemia. Por outro lado, as pessoas continuam comendo e bebendo, e eventualmente enviando alimentos, bebidas, ovos de Páscoa e presentes para os familiares e amigos distantes. 

Além do já tradicional bacalhau, vários elementos de uma mesa farta participam usualmente da data. Os judeus comem bolos de mel nessa data, entre vários outros alimentos específicos, como o matzá (ou pão ázimo, uma espécie de bolacha água e sal gigante), raiz forte, compotas, vinho doce e suave etc. Pessoas de qualquer religião adoram receber cestas de alimentos, de flores, presentes ou lembranças surpreendentes.

Não é preciso dizer que o coelho é o mascote da Páscoa, e pode estar presente em toalhas, roupas, enfim em qualquer suporte que a imaginação criar. Além, é claro, de serem um bom presente para quem procura um pet diferenciado, para além dos tradicionais gatos e cachorros. 

Presentear com um ovo, símbolo da vida, equivale a desejar uma vida feliz. Esses podem ir muito além do chocolate, inclusive os museus de história exibem os famosos ovos Fabergé, de ouro incrustados de pedras preciosas, que pertenceram, entre outros, à família imperial russa. Presentear com ovos de cristal ou pedras brasileiras pode ser uma alternativa mais viável, bem como de outros materiais criativos e igualmente atraentes. Na verdade, qualquer presente pode vir escondido dentro de um ovo - camisetas, meias, lembrancinhas, a lista é inesgotável. 

Mesmo em tempos em que o turismo está temporariamente suspenso, uma linda ideia é oferecer um vale-viagem ou passagem sem data marcada - que pode ou não vir dentro de um ovo. Enfim, todas as ideias de presentes, listadas aqui e as inúmeras outras que a imaginação alcançar, são oportunidades de negócios. Mais do que isso, o simbolismo da data pode criar o clima para resolver, enfim, empreender. Por vezes dar o primeiro passo de uma travessia é o movimento mais necessário. Ao resolver tomar a iniciativa, o caminho vai sendo traçado e o empreendedor vai se criando com cursos, seminários, consultorias, conforme vai vislumbrando a trilha a percorrer. 

Aliás: que tal presentear alguém especial com uma ideia? Ou com um curso, que pode até ser oferecido como recheio de um delicioso ovo de chocolate? Afinal, um futuro mais doce pode começar a partir de uma atitude empreendedora. O SEBRAE oferece diversos cursos e conteúdos empreendedores, que podem compor um presente original e inspirador.

Novos mercados

Há alguns anos, uma pessoa que declarasse não comer carne vermelha ainda provocaria alguma espécie de estranheza. Aos poucos, o movimento ´segunda sem carne´ foi ganhando espaço e diversos estilos de vida - que refletem na alimentação - foram se consolidando. Hoje, estima-se que 4% da população brasileira, cerca de 7,6 milhões de pessoas, seja de vegetarianos, muitos deles, veganos, ou seja, pessoas que não consomem nenhuma espécie de produto de origem animal, na alimentação ou fora dela. 

Embora a maioria da população seja onívora, isto é, não faça nenhum tipo de restrição alimentar, a alimentação baseada em plantas (plant-based) é uma tendência que vem crescendo a cada dia, no mundo todo. Em tempos de pandemia, mais ainda, não apenas por consciência ambiental, despertando o desejo de preservar a natureza, como pelo aumento da preocupação com a própria saúde. 

As pessoas resolvem não mais comer carne pelos mais diversos motivos: razões éticas, como compaixão pelos animais; ideológicas, religiosas, sanitárias, dietéticas etc. Ainda, algumas desenvolvem alergias ou já nascem com intolerância à lactose, a proteína encontrada no leite. O mercado também se fortalece com os adeptos de dietas especiais e mesmo aqueles que têm amigos e familiares que, por qualquer um dos motivos citados anteriormente, optam por adotar um dos tipos de dieta sem carne:

- Ovolactovegetarianos: mantém ovos, leite e laticínios na alimentação;

- Lactovegetarianos: abrem mão dos ovos mas continuam consumindo leite e laticínios;

- Ovovegetarianos: utilizam ovos, mas não leite;

- Veganos (adeptos do vegetarianismo estrito) : não consomem nenhum produto de origem animal na sua alimentação, nem mesmo mel; também escolhem produtos de limpeza, cosméticos e vestuário compostos apenas de vegetais e que não tenham sido testados em animais. 

Mesmo quem come "de tudo" tem procurado colocar menos carne no seu prato, ou limitar os produtos de origem animal a alguns dias na semana. Segundo dados do Instituto Ipsos, 28% dos brasileiros diminuíram esse consumo, transformando assim o que era um nicho em um mercado em franco crescimento. Esses, chamados de flexitarianos, formam um público interessante mesmo para marcas mais descontraídas, ou seja, que não ostentam o selo de certificação de produtos veganos, concedido pela Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB).

Já as pessoas que têm restrições alimentares, especialmente os intolerantes à lactose e diabéticos, demandam produtos certificados como isentos de leite e/ou sem açúcar. Ao contrário de quem apresenta alergia ou está de dieta, quem tem intolerância pode apresentar efeitos desagradáveis ao consumir leite inadvertidamente e, da mesma forma, diabéticos podem ter sérias descompensações ao encontrar açúcar adicionado ao ovo de chocolate.

Tomados os devidos cuidados, portanto, fabricar e vender alimentos plant-based ou veganos é uma doce oportunidade de entrar em um mercado amplo, promissor e saudável - em todos os sentidos.

Os números são contundentes: 14% da população brasileira declara simpatia pelo vegetarismo, 55% diz que consumiria mais produtos veganos se estivessem melhor indicados na embalagem e 60% optaria por esses alimentos desde que custassem o mesmo que os tradicionais (IBOPE Inteligência-2018).

Vários ovos, muitas cesta

Personalizar presentes é uma ideia que nunca sai de moda. Pense em produzir ovos de chocolate embalados com a fotografia do destinatário, em cestas de café da manhã customizadas com os itens prediletos, caixas com os bombons nos sabores favoritos etc. Se a ideia de presentear é fazer a pessoa que recebe se sentir especial, quem oferece boas sugestões cria para si um negócio que pode prosperar ao longo do ano todo. A Páscoa ocupa o segundo lugar em vendas de confeitaria, depois, apenas, do Natal. Então, é uma ocasião perfeita para divulgar doces artesanais de forma a transformar os ovos de chocolate em uma galinha de ovos de ouro, propiciando vendas em aniversários, datas festivas, formaturas, casamentos etc. 

Em época de pandemia, alguns diferenciais podem produzir grande aumento nas vendas:

  • Divulgar pela internet é, sempre, essencial. O mostruário deve ser claro e completo, com informações precisas e fotografias capazes de provocar água na boca; 
  • Com o distanciamento social ainda vigente, as redes sociais seguem como uma ferramenta fundamental para atrair novos clientes e se comunicar com os atuais. Fazer um cardápio digital, claro e completo, vai facilitar a escolha do cliente e passar confiança sobre os produtos e serviços do negócio;
  • Bares e restaurantes podem oferecer serviços de delivery temáticos, com cardápio especial para a data, especialmente com foco em pescados;
    O encantamento deve estar presente nessa data especial. Lembre-se que as pessoas não vão deixar de comemorar esse momento, mas que possivelmente ainda farão isso em 2021 com um núcleo familiar menor do que ocorria até 2019. Com isso, bares e restaurantes podem ofertar soluções de refeições de Páscoa para menor número de pessoas; 
  • A Páscoa pode ser uma excelente oportunidade para presentear amigos e familiares distantes com lembrancinhas em forma de doces. Lembre-se de esclarecer cuidadosamente como será a entrega; invista na divulgação da logística (própria ou através de parceiros de delivery) e comunique essa ideia de enviar mimos, para despertar a vontade junto aos seus clientes.

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5 dicas para inovar nessa Páscoa: assista o vídeo

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