A Páscoa é uma data recheada de oportunidades para aumento de vendas no setor de alimentos e bebidas.

A história da Semana Santa é a narrativa de uma atitude empreendedora. Comemorada ao redor do mundo por pessoas de diferentes religiões, é naturalmente uma época propicia para vendas, especialmente de alimentos tradicionais das festividades.
Até mesmo o significado da palavra Páscoa - passagem - traz a ideia de um momento como o que acontece agora. Do outro lado dessa travessia há vida, renascimento, recomeço. A construção de um novo futuro, enfim, não poderia representar um simbolismo mais promissor. O feriado da Semana Santa, que para os cristãos marca a ressureição de Cristo, para os judeus é a conquista da liberdade após 40 anos de escravidão no Egito. Ovos, presentes nas cerimônias em ambas as culturas, podem ser mais do que uma rica metáfora sobre a importância de agarrar oportunidades que podem inaugurar uma nova fase, de abundância e prosperidade.
Os ovos de chocolate podem ser recheados de brinquedos ou bombons; enquanto a tradição manda presentear com dinheiro quem encontrar um dos "easter eggs" escondidos pela casa. Essa é a analogia: as novas iniciativas da Páscoa podem ser coroadas de êxito, mas é preciso fazer o esforço de abertura para o conhecimento ou procura de soluções.
Como transformar a Páscoa em oportunidade de negócios?
Fabricar e vender ovos de chocolate é a ideia mais óbvia, e realmente é uma ótima ocasião de vendas. Cada povo celebra a Páscoa de uma maneira, mas todos aproveitam para reunir a família e viajar, duas atitudes dificultadas pela atual pandemia. Por outro lado, as pessoas continuam comendo e bebendo, e eventualmente enviando alimentos, bebidas, ovos de Páscoa e presentes para os familiares e amigos distantes.
Além do já tradicional bacalhau, vários elementos de uma mesa farta participam usualmente da data. Os judeus comem bolos de mel nessa data, entre vários outros alimentos específicos, como o matzá (ou pão ázimo, uma espécie de bolacha água e sal gigante), raiz forte, compotas, vinho doce e suave etc. Pessoas de qualquer religião adoram receber cestas de alimentos, de flores, presentes ou lembranças surpreendentes.
Não é preciso dizer que o coelho é o mascote da Páscoa, e pode estar presente em toalhas, roupas, enfim em qualquer suporte que a imaginação criar. Além, é claro, de serem um bom presente para quem procura um pet diferenciado, para além dos tradicionais gatos e cachorros.
Presentear com um ovo, símbolo da vida, equivale a desejar uma vida feliz. Esses podem ir muito além do chocolate, inclusive os museus de história exibem os famosos ovos Fabergé, de ouro incrustados de pedras preciosas, que pertenceram, entre outros, à família imperial russa. Presentear com ovos de cristal ou pedras brasileiras pode ser uma alternativa mais viável, bem como de outros materiais criativos e igualmente atraentes. Na verdade, qualquer presente pode vir escondido dentro de um ovo - camisetas, meias, lembrancinhas, a lista é inesgotável.
Mesmo em tempos em que o turismo está temporariamente suspenso, uma linda ideia é oferecer um vale-viagem ou passagem sem data marcada - que pode ou não vir dentro de um ovo. Enfim, todas as ideias de presentes, listadas aqui e as inúmeras outras que a imaginação alcançar, são oportunidades de negócios. Mais do que isso, o simbolismo da data pode criar o clima para resolver, enfim, empreender. Por vezes dar o primeiro passo de uma travessia é o movimento mais necessário. Ao resolver tomar a iniciativa, o caminho vai sendo traçado e o empreendedor vai se criando com cursos, seminários, consultorias, conforme vai vislumbrando a trilha a percorrer.
Aliás: que tal presentear alguém especial com uma ideia? Ou com um curso, que pode até ser oferecido como recheio de um delicioso ovo de chocolate? Afinal, um futuro mais doce pode começar a partir de uma atitude empreendedora. O SEBRAE oferece diversos cursos e conteúdos empreendedores, que podem compor um presente original e inspirador.
Há alguns anos, uma pessoa que declarasse não comer carne vermelha ainda provocaria alguma espécie de estranheza. Aos poucos, o movimento ´segunda sem carne´ foi ganhando espaço e diversos estilos de vida - que refletem na alimentação - foram se consolidando. Hoje, estima-se que 4% da população brasileira, cerca de 7,6 milhões de pessoas, seja de vegetarianos, muitos deles, veganos, ou seja, pessoas que não consomem nenhuma espécie de produto de origem animal, na alimentação ou fora dela.
Embora a maioria da população seja onívora, isto é, não faça nenhum tipo de restrição alimentar, a alimentação baseada em plantas (plant-based) é uma tendência que vem crescendo a cada dia, no mundo todo. Em tempos de pandemia, mais ainda, não apenas por consciência ambiental, despertando o desejo de preservar a natureza, como pelo aumento da preocupação com a própria saúde.
As pessoas resolvem não mais comer carne pelos mais diversos motivos: razões éticas, como compaixão pelos animais; ideológicas, religiosas, sanitárias, dietéticas etc. Ainda, algumas desenvolvem alergias ou já nascem com intolerância à lactose, a proteína encontrada no leite. O mercado também se fortalece com os adeptos de dietas especiais e mesmo aqueles que têm amigos e familiares que, por qualquer um dos motivos citados anteriormente, optam por adotar um dos tipos de dieta sem carne:
- Ovolactovegetarianos: mantém ovos, leite e laticínios na alimentação;
- Lactovegetarianos: abrem mão dos ovos mas continuam consumindo leite e laticínios;
- Ovovegetarianos: utilizam ovos, mas não leite;
- Veganos (adeptos do vegetarianismo estrito) : não consomem nenhum produto de origem animal na sua alimentação, nem mesmo mel; também escolhem produtos de limpeza, cosméticos e vestuário compostos apenas de vegetais e que não tenham sido testados em animais.
Mesmo quem come "de tudo" tem procurado colocar menos carne no seu prato, ou limitar os produtos de origem animal a alguns dias na semana. Segundo dados do Instituto Ipsos, 28% dos brasileiros diminuíram esse consumo, transformando assim o que era um nicho em um mercado em franco crescimento. Esses, chamados de flexitarianos, formam um público interessante mesmo para marcas mais descontraídas, ou seja, que não ostentam o selo de certificação de produtos veganos, concedido pela Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB).
Já as pessoas que têm restrições alimentares, especialmente os intolerantes à lactose e diabéticos, demandam produtos certificados como isentos de leite e/ou sem açúcar. Ao contrário de quem apresenta alergia ou está de dieta, quem tem intolerância pode apresentar efeitos desagradáveis ao consumir leite inadvertidamente e, da mesma forma, diabéticos podem ter sérias descompensações ao encontrar açúcar adicionado ao ovo de chocolate.
Tomados os devidos cuidados, portanto, fabricar e vender alimentos plant-based ou veganos é uma doce oportunidade de entrar em um mercado amplo, promissor e saudável - em todos os sentidos.
Os números são contundentes: 14% da população brasileira declara simpatia pelo vegetarismo, 55% diz que consumiria mais produtos veganos se estivessem melhor indicados na embalagem e 60% optaria por esses alimentos desde que custassem o mesmo que os tradicionais (IBOPE Inteligência-2018).
Personalizar presentes é uma ideia que nunca sai de moda. Pense em produzir ovos de chocolate embalados com a fotografia do destinatário, em cestas de café da manhã customizadas com os itens prediletos, caixas com os bombons nos sabores favoritos etc. Se a ideia de presentear é fazer a pessoa que recebe se sentir especial, quem oferece boas sugestões cria para si um negócio que pode prosperar ao longo do ano todo. A Páscoa ocupa o segundo lugar em vendas de confeitaria, depois, apenas, do Natal. Então, é uma ocasião perfeita para divulgar doces artesanais de forma a transformar os ovos de chocolate em uma galinha de ovos de ouro, propiciando vendas em aniversários, datas festivas, formaturas, casamentos etc.
Em época de pandemia, alguns diferenciais podem produzir grande aumento nas vendas:
- Divulgar pela internet é, sempre, essencial. O mostruário deve ser claro e completo, com informações precisas e fotografias capazes de provocar água na boca;
- Com o distanciamento social ainda vigente, as redes sociais seguem como uma ferramenta fundamental para atrair novos clientes e se comunicar com os atuais. Fazer um cardápio digital, claro e completo, vai facilitar a escolha do cliente e passar confiança sobre os produtos e serviços do negócio;
- Bares e restaurantes podem oferecer serviços de delivery temáticos, com cardápio especial para a data, especialmente com foco em pescados;
O encantamento deve estar presente nessa data especial. Lembre-se que as pessoas não vão deixar de comemorar esse momento, mas que possivelmente ainda farão isso em 2021 com um núcleo familiar menor do que ocorria até 2019. Com isso, bares e restaurantes podem ofertar soluções de refeições de Páscoa para menor número de pessoas; - A Páscoa pode ser uma excelente oportunidade para presentear amigos e familiares distantes com lembrancinhas em forma de doces. Lembre-se de esclarecer cuidadosamente como será a entrega; invista na divulgação da logística (própria ou através de parceiros de delivery) e comunique essa ideia de enviar mimos, para despertar a vontade junto aos seus clientes.
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Baixe planilha gratuita de precificação para vender nos marketplaces
Quem decidiu expandir seus negócios para plataformas do tipo marketplace deve se ligar na precificação, ou seja, na definição do valor cobrado pelos produtos e serviços oferecidos. Cada um dos gigantes brasileiros do setor possui suas próprias regras, o que influencia a margem de lucro do empreendedor que busca a parceria. Saber qual preço cobrar é sinônimo de vender bem. Por isso, o Sebrae criou uma planilha pra ajudar o empreendedor a chegar no valor ideal para se manter na vitrine de uma grande loja virtual. A Calculadora de Marketplace ajuda a definir montantes justos, mantendo o equilíbrio para se negociar on-line com rapidez, visibilidade e, claro, mais retorno para o negócio. Quais são os custos para entrar (e ficar) no marketplace? O marketplace representa uma forma viável de alavancar seus negócios utilizando o serviço de grandes marcas com custos reduzidos. Mas eles existem, não é mesmo? Os principais são: Taxas sobre as vendas: é um percentual ou comissão sobre o faturamento com a venda de cada produto, que vai de 5,99% a 30%, dependendo do marketplace. Frete: quando o envio é feito pela operação do próprio marketplace, é cobrado um fixo que varia de acordo com a categoria e as características do produto, bem como com o relacionamento do vendedor com a plataforma. Além disso, é preciso estar em dia com a documentação que costuma ser exigida, principalmente pelas grandes redes de varejo, antes da autorização para vender no espaço virtual. Ex.: Inscrição na Receita Federal como pessoa jurídica (CNPJ); Certidões negativas de débitos tributários, trabalhistas e previdenciários; Contrato social atualizado; Aquisição de sistema para emissão de nota fiscal; Contrato assinado com a empresa de marketplace. É possível calcular os números ideais para operar em marketplace? A resposta é “sim”! E, para facilitar a sua vida, você pode baixar a planilha de precificação para marketplaces, que também pode ser chamada de calculadora de marketplace. Desenvolvida pelo Sebrae, ela é uma ferramenta de apoio na construção da estratégia de preços para a venda on-line de seus produtos/serviços. Quais são os requisitos para usar a calculadora de marketplace? Ao usar a calculadora de marketplace, é importante verificar: Os produtos que irá comercializar; A taxa da categoria dos produtos; Quanto pagará de frete; Qual a margem de contribuição desejada; Caso já venda em marketplaces, a quantidade de produtos vendidos para analisar e construir a melhor estratégica de margem x giro; Os preços praticados pelos concorrentes. Ah, vale lembrar que, com a Calculadora de Marketplace, você também poderá estimar o impacto dos descontos praticados. A planilha está em formato xlsx (planilha editável), bem simples de usar. E então, que tal descobrir agora mesmo se você está cobrando preços adequados pelos seus produtos? Onde eu encontro a calculadora de marketplace? Você está a um clique de ter a sua! Baixe AQUI a calculadora de marketplace do Sebrae e seja um craque na precificação! Quer mais informações sobre marketing em seu empreendimento? Participe do nosso grupo do Telegram. Telegram Sebrae Marketing Digital Conteúdos exclusivos sobre o mercado digital. Conecte-se com ideias e dicas de sucesso para o seu negócio.
December, 2023
Empresários adotam medidas para evitar o coronavírus
Devido à pandemia de Covid-19, ou novo coronavírus, declarada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), pequenos negócios precisaram se adaptar para minimizar os efeitos das determinações das autoridades de saúde e conter o avanço da doença. Para não oferecer risco aos clientes e aos funcionários, empresas adotaram algumas medidas para evitar uma queda ainda maior no faturamento. Para enfrentar a crise, o serviço de delivery de comida italiana em Brasília Tomatino da Nonna apostou em promoções e facilidades para os clientes. A dona do negócio, Maria Amélia Arena, diz que uma das maiores preocupações é incentivar as pessoas a ficar em casa. "Em momentos de crise, os empresários têm a tendência de querer ganhar mais dinheiro e aumentam os preços. Nós baixamos os preços e fizemos uma promoção online evitar a movimentação de pessoas em restaurantes. Então, agora, quem compra quatro porções, já com o preço reduzido, ganha a quinta. É uma quantidade suficiente para alimentar uma família de até seis pessoas que está em casa", afirma. As entregas também são realizadas de forma diferenciada para evitar o contato direto com os clientes. O pagamento deve ser feito previamente por transferência bancária ou cartão de crédito para dispensar o uso de máquinas de cartão. Além disso os entregadores, que passaram a usar máscara e luvas, deixam as encomendas na portaria dos edifícios ou do lado de fora das residências. Maria Amélia conta que a preocupação se estende aos funcionários que trabalham na produção dos pratos. Quem usa transporte coletivo foi liberado do trabalho e quem tem veículo particular ganha um adicional para arcar com o combustível. "Acreditamos que, se cada um fizer um pouquinho, tudo melhora, inclusive esse pânico que estamos vivendo. Nesses momentos, precisamos desses pequenos atos de cuidado com o próximo, por isso nós nos adiantamos e estamos fazendo o possível para evitar a propagação do vírus", completa a pequena empresária.
November, 2023
Como vender mais na Black Friday: estratégias para o sucesso
A Black Friday é um evento anual aguardado com ansiedade por consumidores e lojistas. É a maior temporada de vendas do ano. A data vai se aproximando e a expectativa de promoções imperdíveis aumenta, uma oportunidade de ouro para você, empreendedor e empreendedora, aumentar as suas vendas. Se você deseja aproveitar ao máximo essa data e descobrir como vender mais na Black Friday em 2023, leia esse artigo até o final e aprenda estratégias poderosas que irão ajudá-lo a se destacar e aumentar suas vendas.
November, 2023
Como adotar práticas ESG e se tornar uma marca responsável
O ESG (Environmental, Social and Governance) é um termo que sintetiza preocupações com questões relacionadas ao meio ambiente, social e governança. É essencial que as pequenas e médias empresas atuem dentro das boas práticas de ESG. Environmental ou meio ambiente diz respeito a uma atuação de baixo impacto ambiental. O social está relacionado à responsabilidade social e à atuação junto aos colaboradores e à comunidade. Já governance ou governança se baseia na transparência, prestação de contas, ética e na gestão eficiente e efetiva. Atualmente, investidores e sociedade esperam uma nova postura das empresas. Ser responsável e manter boas práticas de ESG é um diferencial que traz algumas vantagens, como: Incentiva investimentos Geralmente, as empresas que adotam práticas ESG são estáveis e têm um maior controle dos seus gastos e custos. Elas transmitem mais segurança para investidores e clientes. Performance financeira Um fator leva a outro. Com mais investimentos, melhor a performance financeira. Empresas com práticas de ESG focam mais na performance, na otimização de processo, o que poupa recursos. Fortalecimento do relacionamento com cliente Uma boa reputação fideliza e atrai mais clientes, já que eles se identificam com os valores da organização. Retenção de talentos Como o ESG promove a qualificação e o cuidado com os colaboradores, a empresa consegue reter seus talentos e promover um clima organizacional de qualidade. Diminui o desperdício A redução de custos está presente nos três eixos do ESG, de maneira que acabam promovendo novos hábitos e uma mudança da cultura organizacional sustentável. Também é possível reduzir riscos financeiros, já que a empresa passa a ter uma postura mais consciente, seja no uso dos seus recursos ou no controle das suas ações. Como criar uma marca responsável? Confira boas práticas para se criar uma marca responsável de acordo com os pilares do ESG: Meio ambiente Você pode adotar um modelo de negócio com base na ecoeficiência, propondo, por exemplo, a diminuição do consumo energético e hídrico, evitando desperdícios ou incentivando o uso de garrafas e copos de vidro em vez de plástico. Social Promova a diversidade e a inclusão. Invista na qualidade do ambiente de trabalho. Ofereça condições e segurança no contrato de trabalho dos seus colaboradores. Opte por fornecedores locais e faça parcerias. É uma maneira de contribuir para o desenvolvimento econômico da sua cidade. Governança Defina e promova regras de conduta ética para que todos os colaboradores tenham comportamento adequado e alinhado com os valores da empresa. Faça um planejamento dos gastos e mantenha o controle e a avaliação constante. O ESG não é apenas para as grandes empresas, todo empreendedor deve ter responsabilidade com seu negócio e reverter em boas práticas para a sociedade. Além de ser apropriado, é estratégico e um diferencial que pode atrair investidores e clientes. Para saber mais, leia os textos a seguir: Sustentabilidade: a prática que só gera vantagens 5 tendências para uma indústria de moda mais digital e sustentável
October, 2023
O que é PLR no marketing digital
PLR é a sigla para Direitos de Marca Própria ou Private Label Rights. São infoprodutos com licença de propriedade intelectual, que você adquire e pode modificar e revender no mercado. PLR é um conceito utilizado na comercialização tanto de produtos físicos quanto digitais. No entanto, no marketing digital e de afiliados, ele popularizou-se nos últimos anos com os infoprodutos que podem ser customizados e revendidos. Eles podem ser e-books, cursos on-line, vídeos, landing pages, infográficos, podcasts, entre outros. Quando um infoprodutor opta por um PLR, ele não cria um conteúdo original. Ele adquire os direitos de uso e revenda do material, podendo assim customizar e utilizar como quiser. Uma das vantagens é que ele não precisa investir na produção e pode trabalhar com foco no marketing digital do infoprodutos. Além disso, aumenta a agilidade e escala na produção do conteúdo. Como você já parte de um conteúdo pronto, você ganha tempo, afinal, produzir conteúdo requer dedicação, planejamento e outros fatores. Basta adaptar o material que você comprou à sua identidade e necessidade. Diminuindo esse tempo de produção, também reduzem os custos envolvidos no processo. Por exemplo, se você for fazer um vídeo, precisa ter uma câmera, iluminação, cenários, equipamento de edição, entre outros. O PLR acaba sendo ideal para quem está iniciando seu processo de empreendedorismo e deseja escalar sua produção, com baixo custo. Para decidir qual é o melhor PLR, você precisa, antes de tudo, conhecer o seu público-alvo, o seu nicho de mercado. Quanto mais próximo do seu cliente, menos adaptações serão necessárias no PLR. Lembre-se de ter atenção com a qualidade e a reputação do PLR para não ter problemas futuros. Uma das desvantagens desse tipo de produto é, exatamente, a baixa qualidade. Como o PLR é feito para que outros infoprodutores façam a adaptação e revendam, pode ser que ele fique muito genérico e superficial. Outro problema pode ser o conteúdo semelhante em vários tipos de PLR. Para ter sucesso, o ideal é diferenciar o seu produto, trazer algo novo e relevante ao cliente. Uma dica é utilizar o PLR ao longo do funil de vendas, como brindes e incentivos para que os leads se cadastrem na sua lista de e-mails e, assim, você comece um relacionamento mais próximo com eles. Outra opção é para quem deseja criar um curso on-line mas não tem as habilidades necessárias ou tempo para fazer. Você também pode optar por criar um PLR para outros negócios e afiliados. Entretanto, para isso, é preciso ter experiência e conhecimento na temática do infoproduto para que ele seja de qualidade e atraia potenciais revendedores. Percebe-se que o PLR é mais uma alternativa dentro do marketing digital. Você pode focar nele ou utilizá-lo ao longo da sua estratégia. A garantia do sucesso está no bom planejamento e acompanhamento das métricas das suas ações. Conhecendo seu público, adaptando, testando e avaliando, é possível saber se você está indo pelo caminho certo ou se deve fazer ajustes. Para saber mais, leia os textos a seguir: Quais os benefícios do mercado de afiliados para o empreendedor? Varejo on-line: o programa de afiliados
October, 2023
Confira 5 aplicativos gratuitos para editar suas imagens
Aplicativos de edição de imagens podem ajudar na hora de publicar o seu conteúdo nas redes sociais de forma mais atrativa e profissional. Isso porque eles permitem que as imagens sejam ajustadas e melhoradas com ferramentas, como correção de cor, contraste e brilho. Além disso, esses apps oferecem opções de filtros e efeitos visuais, que dão um toque extra aos posts. Como são fáceis de usar e acessíveis, muitos aplicativos permitem que os empreendedores produzam conteúdo de qualidade, sem gastar muito dinheiro com softwares de edição, que costumam ser caros. São muitas as vantagens de se utilizar os editores de imagem na hora de produzir o seu conteúdo para as redes sociais. Você pode retocar suas imagens, gerenciar sua galeria de fotos pelo celular, fazer ajustes manuais, além de conseguir incluir texto e outros ícones nas suas publicações. Separamos cinco aplicativos de edição de imagens que possuem verões gratuitas para Android e iOS. Confira! Adobe Lightroom Com o Adobe Lightroom você pode ajustar cor, brilho, contraste e textura das imagens. Ele também permite que o usuário crie suas próprias definições ou utilize a função automático, que melhora a qualidade da imagem. O aplicativo é gratuito, mas traz ferramentas pagas, como remoção de pessoas e objetos. Canva O Canva possui uma versão para desktop e o usuário pode acessar a plataforma sem precisar baixar o aplicativo. É possível editar imagens e vídeos, fazer montagens, apresentações e outros documentos, como cartão de visita. É uma plataforma de design que traz layouts prontos para serem personalizados. Pixlr Pixlr possui versões para desktop e smartphones. É indicado para correções ou criação de imagens. O aplicativo tem funcionalidades como filtros, realce de cores, redimensionamento ou corte de fotos. Também tem pincéis, efeitos especiais, filtros, sobreposição, molduras e caixas de texto. O aplicativo é gratuito, mas possui uma versão paga sem anúncios e com mais recursos. Snapseed É o editor de fotos do Google. O Snapseed traz recursos de edição presentes em softwares profissionais, como equilíbrio da iluminação, ajuste de cores, mudança de perspectiva da imagem, entre outros. Você também consegue aplicar filtros e efeitos, ajustar a intensidade e desfazer ações anteriores. VSCO É um aplicativo de edição muito utilizado pelos usuários do Instagram porque tem filtros que podem ser aplicados nas fotos publicadas. Com o VSCO, é possível aumentar e diminuir intensidade, adicionar molduras, ajustar contraste e claridade das imagens. São 12 opções de filtros na versão gratuita. Para obter mais efeitos, é preciso fazer uma assinatura premium. Com esses aplicativos de edição de imagens, você consegue publicar conteúdo de qualidade e atrair a atenção do seu público. Eles fazem com que você transmita uma imagem de profissionalismo e, consequentemente, de confiança. Por isso, aproveite as versões gratuitas e use a criatividade na hora de publicar suas fotos. Para saber mais, leia os textos a seguir: Confira o guia de tamanhos de imagens para cada mídia social Quatro ferramentas fáceis e gratuitas para criar e editar imagens
October, 2023
Como lidar com o aumento dos custos para a indústria
Segundo levantamento da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em julho de 2022, a falta de insumos ou o alto custo das matérias-primas vêm afetando a indústria brasileira. Para te ajudar a enfrentar esse cenário e entender as perspectivas a curto, médio e longo prazo, convidamos o economista-chefe do Sistema Fiergs, André Nunes de Nunes. Ouça a entrevista completa com o especialista aqui. “A gente teve várias fases. Toda essa questão ligada à matéria-prima e ao abastecimento das cadeias de suprimento tem como origem o início da pandemia, quando a gente começa a viver um ciclo econômico sincronizado. Ou seja, todo mundo entra em recessão e lockdown mais ou menos ao mesmo tempo, as atividades param ao mesmo tempo, todos os governos quase ao mesmo tempo começam a oferecer estímulos ao consumo de bens”, explica André. Continue lendo para saber mais sobre os custos da indústria. Custos da indústria após a pandemia No final de 2021, o mercado começou a ver a normalização em alguns segmentos, mas sempre com algum impedimento na cadeia produtiva, como a falta de algum tipo de metal, entre outros. Além da pandemia, a guerra entre Ucrânia e Rússia também gera alta de custos e escassez de matéria-prima para as indústrias. “Até que tivemos o bloqueio do Canal de Suez, depois da invasão da Rússia na Ucrânia. Isso traz, de novo, tensão e aumento muito grande dos insumos e das matérias-primas”, complementa André. Estratégias para indústrias Para o momento, o especialista cita que buscar diversidade de fornecedores é uma boa estratégia. Ele também fala que a análise da linha de produção, para a busca da internalização de processos produtivos, e realização de backup no mercado interno, para reduzir a dependência das importações, são boas estratégias para esse momento nas indústrias. Continue lendo sobre os custos da indústria fazendo o download gratuito do nosso material completo aqui.
September, 2023
Cenário atual da indústria e os próximos passos
A indústria brasileira vem tentando manter o ritmo de crescimento visto na primeira metade de 2021, mesmo com os altos preços de insumos, que têm trazido desafios a diferentes setores. A pressão inflacionária interna e o aumento generalizado dos preços internacionais continuam achatando as margens em praticamente todos os elos das cadeias produtivas. A indústria de transformação, apresentou um tímido crescimento de 0,4% na primeira metade do ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. O resultado, que mostra estabilidade – um fato positivo, em meio a inúmeras incertezas no cenário econômico -, foi puxado pelos têxteis, defensivos agrícolas, componentes eletrônicos e calçados, entre outros. O reaquecimento de alguns setores que são consumidores nacionais e de alguns nichos exportadores, foram importantes para o resultado positivo. O avanço dos indicadores de produção passa por uma organização profunda das nossas cadeias produtivas, bem como pela interlocução entre os setores produtores. Nós aqui do Sebrae RS temos acompanhado de perto a nossa indústria e, recentemente, começamos a pesquisar os principais aspectos das nossas MPEs do setor. A capacidade produtiva das indústrias ainda está sendo utilizada abaixo do ideal e a compra de insumos de mais de 43% das empresas diminuiu no ano passado. Já pensando em 2022, mais da metade das empresas afirmaram que pretendem investir, mesmo com a que falta de capital de giro, o alto custo de matérias primas e uma carga tributária pesada. Quer saber informações da pesquisa? Então acesse o Panorama da Pequena Indústria no RS. Quero baixar o material
September, 2023
O que a indústria pode esperar?
A comemoração do dia da indústria vem com uma mensagem de resiliência: os primeiros meses de 2023 foram tão desafiadores quanto os de 2022. A indústria sentiu isso na pele e alguns setores foram ainda mais afetados pela atividade econômica fraca. De acordo com o Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (IEDI), no primeiro bimestre do ano em relação ao mesmo período de 2022, o setor de bens de capital mostrou encolhimento de 9,5% na produção no Brasil. Esse dado contrasta com uma melhora inicial na produção de bens de consumo, tanto os duráveis (+7,6%) quanto os não duráveis (+2,4%). Em relação aos não duráveis, a nossa indústria de alimentos e bebidas foi um destaque positivo, mostrando força frente aos preços, que ainda pressionam os consumidores. Principais desafios O preço, inclusive, é um dos principais entraves para o avanço da produção industrial. Embora os preços estejam arrefecendo, ainda estão em patamares elevados, levando o consumo a uma desaceleração que perdura. Enquanto os preços se mantiverem altos e a taxa de juros, por consequência, permanecer neste patamar, nossa produção ainda ficará estagnada. Os desafios de ordem mais urgente que identificamos, tanto em pesquisa com as indústrias quanto em análises dos indicadores, estão na gestão dos estoques para indústrias de produção empurrada e na administração dos fluxos financeiros para a manufatura de produção puxada. A CNI estimou, em abril, que o PIB da indústria de transformação no Brasil deve ter uma retração de 1,3% em 2023. O cenário, que traz desafios da porteira para a fora, pode ser vencido de três maneiras: Preparando-se para aumentar a produtividade e ganhar vantagens competitivas. Ampliação da gama de fornecedores e negociações com os já cadastrados. Entendendo profundamente o cenário, as perspectivas e os desafios, evita-se o principal inimigo do planejamento: a falta de preparação e o sentimento de ser pego de surpresa. O que esperar? É fundamental compreendermos que o crescimento econômico e a inflação no Brasil não dependem apenas de fatores internos, muito pelo contrário. Como uma das grandes economias mundiais, somos afetados diretamente pelo que ocorre no mercado internacional. Taxas de juros, flutuações cambiais, comércio internacional e preço das commodities, que são os produtos básicos não industrializados, como soja, trigo, petróleo e carvão, estão entre os fatores que impactam diretamente na nossa economia. Com um cenário mundial com previsão de elevação da inflação e dos juros de queda do nível de atividade econômica, é esperado que ocorra influência também na atividade econômica brasileira. Para iniciar esta jornada de conhecimento sobre e para indústria, trazemos um material preparado em parceria com a Fundação Dom Cabral, que pode auxiliar você a compreender melhor o cenário atual e os próximos passos neste quebra-cabeças.
September, 2023
Aumente seus lucros com a precificação correta da mão de obra
Não existe produto ou serviço de qualidade sem mão de obra qualificada. E encontrar o balanço ideal entre os melhores profissionais a um custo que compense para a empresa é um dos maiores desafios dos empreendedores da construção civil. Afinal, para calcular o valor de uma obra, é necessário avaliar muitos fatores, como materiais destinados à estruturação do local, construção, acabamento e, claro, o trabalho dos profissionais envolvidos. Além disso, a qualidade de tijolos, telhas, seixo, areia, cimento e outros é vital para um bom resultado. Assim, é preciso investir em bons materiais e em mão de obra capaz de utilizá-los corretamente. Como precificar Mas quanto vale uma mão de obra eficiente? Primeiramente, é preciso estabelecer de que maneira o trabalho será cobrado: por dia trabalhado, por m² produzido ou por um valor fixo pela finalização. Independentemente da forma escolhida, tudo deve ser definido por meio de contrato antes do início do serviço. Se os custos da mão de obra forem cobrados por dia trabalhado, a diária pode variar entre R$ 100 e R$ 200, podendo ter reajuste de até R$ 20. Já o valor padrão para os custos com a mão de obra por m² pode variar entre R$ 900 e R$ 1.400, podendo ter reajuste de cerca de R$ 100. Por fim, se o trabalho for avaliado como um todo, sendo combinado um valor total desde o início da obra, tudo deve ser avaliado minuciosamente, inclusive levando em consideração possíveis imprevistos. Normalmente, cobra-se um percentual sobre o valor total da obra. Se o custo ficar no valor de R$ 100 mil, por exemplo, e for acordado com o mestre de obras que ele receberá 20% em cima desse valor, a mão de obra fica avaliada em R$ 20 mil. Outro fator que deve ser considerado é a instabilidade do mercado diante das crises vigentes. Dessa forma, independentemente de ser contratado um profissional autônomo ou uma construtora, é necessário discutir previamente se há possibilidade de reajustes no decorrer do ano e da obra em si. Custo Unitário Básico de Construção A grande lição é que, como qualquer serviço a ser realizado, um planejamento inicial é fundamental. Lembre-se de atentar para todos os materiais e tipos de mão de obra que serão necessários para a realização da obra. Mesmo para os menores trabalhos poderá ser preciso contratar profissionais de diversas áreas, como engenheiros, pedreiros e serventes, além de serviços adicionais, como carpintaria, pintura, entre outros. Outra ferramenta que ajuda nesse processo é o Custo Unitário Básico (CUB), um padrão calculado mensalmente pelos sindicatos da indústria e da construção civil, que considera leis trabalhistas e demais exigências do setor. A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) criou um site que reúne todo o material para você utilizar o CUB. Acesse aqui. E, para saber mais sobre o tema, você encontra muito conteúdo no Portal do Sebrae, como o artigo “Qualificação de mão de obra: entenda a sua importância para a empresa”, que explica como o investimento em seleção criteriosa e no desenvolvimento dos funcionários pode gerar excelentes retornos para a sua empresa. Saiba mais
September, 2023
Mapeamento de Valor para Indústria: mais eficiência e menos perdas
Os desafios da indústria são muitos, mas, com organização e identificando onde podemos melhorar, é possível vencê-los e ter uma produção muito mais fluida e eficiente. Com uma linha de produção, é possível identificar o estado atual de todo o processo e entender a situação em que a empresa se encontra. Depois de uma análise feita, é possível implementar um processo de melhoria contínua, para que os problemas possam ser resolvidos de forma sucessiva. Também é fundamental se atentar a equipe envolvida no processo de produção, ela é protagonista dessa transformação. Todo o processo citado até aqui tem um nome bonito: mapeamento de valor. É com a técnica de Mapeamento de Valor que conseguimos identificar os principais problemas nos processos do negócio, para, assim, resolvê-los de forma eficiente. No mapeamento, identificamos processos que geram valor e que não só devem ser mantidos, mas também melhorados. Além disso, é possível elencar as etapas que não necessariamente geram valor, mas são fundamentais para a manutenção da qualidade produtiva. Eles também devem permanecer no planejamento, visando sempre às melhorias que podem ser implementadas. Por fim, o mapeamento serve para identificar os processos que não agregam valor, tampouco são importantes para a qualidade da produção. Estes, sim, devem ser eliminados. Cada etapa desse mapeamento tem que ser feita levando em consideração uma série de aspectos técnicos. São alguns passos simples e que não exigem muito tempo nem gastos, mas que podem gerar um grande impacto na produtividade da sua empresa. Para identificar os gargalos no processo da sua empresa acesse o infográfico Mapeamento do Fluxo de Valor e otimize a produção da sua indústria. Clique para acessar
September, 2023
Entenda como a experiência do cliente ajuda ou atrapalha seu negócio
Em um mercado disputado, oferecer bons produtos ou serviços não basta para atrair e fidelizar clientes. Com tantas mudanças nas relações comerciais, as pessoas estão mais exigentes e cientes de sua importância e direitos. Sendo assim, é preciso pensar além. Pensar em quem sustenta seus negócios – na experiência que esse cliente mais ciente e exigente terá ao se relacionar com sua empresa. Trata-se de cuidar da relação com o cliente em todas as etapas, desde que conhece a marca até o pós-venda. Superar as expectativas é a ordem do momento. Pode ser uma atitude simples como estabelecer contato para saber sobre sua satisfação com o produto ou serviço ou ações mais elaboradas que o faça sentir especial. Neste e-book, você vai conhecer mais sobre a experiência do cliente, a importância de cuidar dessa relação e sugestões práticas para incrementar seu atendimento. Faça download, leia e prepare-se para atrair e fidelizar novos clientes!