O PRI é um indicador de atratividade do negócio, pois mostra o tempo necessário para que o empreendedor recupere tudo o que investiu

Cálculo do ROI
Antes de iniciar o cálculo do prazo de retorno do investimento, faz-se necessário que se entenda como proceder ao calcular o retorno sobre investimento. Para tanto, deve-se verificar qual a necessidade de investimento no negócio ou na ação comercial que se pretende realizar.
Assim, quando o empresário quer fazer uma análise de quanto poderá ganhar, terá essa resposta calculando o ROI (Retorno sobre investimento). O cálculo do ROI pode ser assim resumido: o valor arrecadado em uma ação menos o valor investido, dividido pelo valor investido multiplicado por 100%. Complicado? Vamos descomplicar então:
Valor Arrecadado pelo negócio no último ano: $ 100 mil
Investimento efetuado no mesmo período: $ 50 mil
Cálculo do ROI: 100.000-50.000/50.000 x 100 = 100% de lucro
Observação: importante considerar o recorte de tempo, ou seja, qual o período que será avaliado.
Quanto ao prazo de retorno do investimento, esse consiste no tempo que o empresário levará para ganhar, no mínimo, o valor investido. Em resumo: o PRI mostra quanto tempo irá demorar para que um investimento “se pague”.
Como calcular o prazo de retorno do investimento?
O cálculo é realizado por meio da divisão do investimento total a ser realizado pelo valor que se espera ganhar por cada período. Preferencialmente, deve-se escolher o prazo de seis meses para que se tenha uma visão geral da situação do negócio:
PRI: INVESTIMENTO TOTAL/LUCRO LÍQUIDO POR PERÍODO
Exemplo prático:
A empresa Beta fabrica roupas e deseja investir $ 50 milhões para desenvolvimento de novos produtos. A direção da empresa tem a expectativa de que o novo projeto agregue o montante anual de $ 20 milhões. Logo, o cálculo do prazo de retorno do investimento será assim realizado:
PRI (prazo de retorno do investimento) – variável a ser calculada
Investimento inicial = $50 m
Lucro por período: $ 20 m
- Logo:50.000.000,00 = 2,5 anos
- 20.000.000,00
O exemplo acima mostra que os investidores terão de aguardar no mínimo 2,5 anos para que possam recuperar o investimento que fizeram, levando em consideração a projeção de lucro anual. Portanto, caso não possam aguardar esse prazo para recuperação do investimento, a melhor decisão é não investir.
Importante: Limitações do cálculo do prazo de retorno do investimento
- Impossibilidade de se definir com exatidão o tempo ideal para um negócio dar retorno;
- O valor estimado de lucro por período é apenas uma projeção que utiliza métricas que podem não dar resultado fidedigno;
- Não são levados em conta os valores após o retorno do investimento inicial, impossibilitando que se conheça a capacidade de lucro posterior.
Com base nas limitações acima listadas, infere-se que, embora o prazo de retorno do investimento precise fazer parte da sua rotina de negócios, não pode ser o único indicador utilizado para garantir uma gestão financeira eficiente.
Importante destacar que a utilização estratégica do prazo de retorno do investimento e dos demais indicadores de gestão financeira deve ser circunscrita aos investimentos menores, realizados em empresas de pequeno porte.
Além disso, deve-se analisar também os fatores externos à empresa porque impactam o resultado real do prazo sobre retorno do investimento, tais como:
- Situação de crises na economia;
- Desvalorização cambial da moeda nacional frente ao dólar;
- Reconhecimento da marca;
- Campanhas publicitárias; e
- Outros fatores.
Para saber mais, matricule-se em um dos nossos cursos online sobre finanças.
Foi um prazer te ajudar :)