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Pessoas | GESTÃO DE PESSOAS
Quer fazer o seu negócio evoluir? Invista nas pessoas

Não basta produtos ou serviços excelentes e alta qualidade empresarial - se os funcionários e colaboradores não estiverem engajados, há um grande risco.

· 06/12/2013 · Atualizado em 19/05/2023
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A parte central de uma empresa são as pessoas, ou seja, os funcionários. Uma empresa pode ter o domínio da tecnologia, dos preços e a exclusividade de determinadas linhas, mas pode colocar tudo a perder com pessoas inadequadas; por outro lado, pode também assumir a liderança no seu segmento com a equipe ajustada e motivada.

Existe aquela máxima do mercado, “o cliente sempre tem razão”, mas deveria existir também uma máxima sobre seus colaboradores, “eles sempre vêm primeiro”. E, se tratando de pessoas, simplesmente atribuir a elas uma tarefa como se fossem um aplicativo não é uma estratégia muito inteligente. Ao invés disso, devemos oferecer a elas uma causa, um algo que seja maior do que a própria empresa ou seus produtos.

A causa é maior do que a missão da empresa, é uma razão para o seu funcionário estar ali e trabalhar oito ou 10 horas por dia satisfeito e confiando na sua organização. A causa depende das atitudes do dono, participação dos funcionários nas decisões e estratégias da empresa e, fundamentalmente, nos lucros.

Ela pode ser traduzida da seguinte forma: “Eu tenho este objetivo que compartilho com vocês. O impacto positivo deste objetivo para os clientes é este, para vocês é aquele e para mim é esse. Essa é uma causa que atinge positivamente as pessoas e o mundo. Se formos juntos e ganharmos, vocês terão parte destes ganhos”.

Não se trata de vestir a camisa, mas de vestir as ideias e acreditar nelas genuinamente. É uma convocação que depende da sua própria crença como empresário para motivar sua equipe. Isso é algo já usado por alguns estadistas e que, agora, é importado para o campo empresarial.

Desnecessário dizer que não se pode criar uma causa com marketing apenas. As verdadeiras causas, aquelas que arrebentam as pessoas para seu cumprimento, dependem de visão, coração e emotividade. Claro que o marketing ajuda a promover a causa, mas ele por si só não é capaz de gerar o engajamento verdadeiro.

Para que sua equipe alcance o melhor resultado, você precisa se atentar a alguns pontos:

  • ouça com atenção seus funcionários;
  • pratique a empatia sem paternalismo;
  • seja transparente;
  • envolva-os nas decisões e nos resultados;
  • cumpra suas promessas;
  • trabalhe sempre profissionalmente;
  • desestimule fofocas;
  • tente não ter nem manifestar preferências; se o funcionário é muito bom, promova-o;
  • treine sua equipe por meio de um plano de necessidades, não por oportunidades;
  • reserve alguns minutos do seu tempo para conversar reservadamente com cada funcionário. Dê e receba retornos sobre seu trabalho e os processos da empresa.

Faça isso de forma sistemática, pois funciona como alívio de pressões, assim como também abre espaços para o diálogo com a equipe.

A equipe de vendedores deve funcionar como uma orquestra. Se alguém desafinar, coloca em risco todo o concerto. É importante que você procure enfatizar o trabalho do grupo e as relações saudáveis entre seus componentes.

É preciso que os funcionários percebam a força do grupo e a segurança de trabalhar com os colegas. Essas relações de interdependência traduzem um clima saudável, facilmente percebido pela clientela.

As equipes são formadas por pessoas. São elas que estarão em contato com o cliente. Assim, é importante que você procure selecionar as melhores do mercado dentro do ramo em que você trabalha. Bons funcionários fazem a diferença na linha de frente. Pesquisas realizadas no ramo do varejo indicam que funcionários adequados, treinados e motivados podem alcançar vendas diárias 20% superiores às médias, dependendo dos produtos.

É muito importante que sua equipe de atendimento seja adequada ao seu público-alvo. Em uma loja para jovens senhoras, por exemplo, não cabem atendentes jovens com roupas de ginástica, mais adequadas a uma academia.

Em uma época em que a tecnologia pode ser comprada ou copiada, e preço e qualidade são pontos de partida, o que vai diferenciar o seu negócio são as pessoas.

Pense que, em última análise, quem estará à frente do seu cliente representando seu investimento são pessoas e, portanto, você deve cuidar para que elas sejam a sua extensão, preservando sua personalidade e vocações.

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