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Sat Jul 09 01:24:38 BRT 2022
Mercado e Vendas | VENDA VAREJISTA
Saiba como aumentar a percepção de valor do seu produto ou serviço

Fazer com que o cliente perceba que seu produto tem valor é uma missão difícil. Saiba como agir para fazer com que ele pague o valor que você pede.

· Atualizado em 09/07/2022
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Há algum tempo, vender já não pode ser considerada uma tarefa tão simples, não é mesmo, empreendedor?  

Falar de vendas, atualmente, é algo complexo, que vai muito além da mera preocupação de fazer com que determinado produto deixe a prateleira e vá para as mãos do cliente. Para vender, é necessário compreender que o perfil do público consumidor muda a todo instante e que isso tem uma influência direta nas estratégias que o empreendedor precisa tomar para melhorar os resultados alcançados por sua empresa. 

Saber como gerar/ampliar a percepção de valor em seus produtos, provocando uma ideia positiva de que aquilo será útil para o cliente, é uma das estratégias a serem adotadas.

O que é valor?

Quando falamos em gerar valor, não estamos falando de preço, de cifras que estão em uma simples etiqueta colada em um produto com letras garrafais. 

Preço é, basicamente, a quantidade de dinheiro que o consumidor investe no momento em que adquire um produto ou serviço. 

Já valor é um conceito que está associado ao grau de satisfação, às expectativas e necessidades do cliente, é algo que não está associado ao próprio produto, mas sim aos benefícios, às vantagens e às memórias afetivas que aquele produto será capaz de proporcionar ao consumidor. 

Percepção de valor

A percepção de valor e sua importância para pequenos negócios

O cliente só vai apostar na sua marca se você conseguir colocar valor no que oferece. É por isso que os empreendedores precisam compreender que as pessoas não estão somente querendo comprar um produto, mas sim um artigo que entregue valores, uma experiência de consumo satisfatória.

Em outras palavras, seu produto ou serviço precisa ter um diferencial, ser uma oportunidade de negócio tão incrível que irá gerar estímulos cerebrais capazes de influenciar o cliente a tomar a decisão de comprar o seu produto, em vez do item anunciado pelo concorrente. Essa experiência, caso positiva, influencia o valor e até mesmo a sua capacidade de fidelizar esse cliente.

Lembre-se: se, de fato, o seu produto for um negócio vantajoso, que atende às expectativas do cliente, cada vez mais ele irá associar valor à sua marca. Não importa, nesse momento, o preço a ser investido por ele. A experiência vai além do preço!

5 dicas

Confira abaixo cinco dicas para aumentar a percepção de valor dos seus produtos:

1 - Investir na qualidade

Acima de tudo, é importante ter atenção com a qualidade dos seus produtos e/ou serviços. Certifique-se de que é capaz de oferecer um produto e serviço que efetivamente atenda às necessidades do seu público-alvo ou todo seu trabalho não vai significar nada. Faça testes e valide o resultado para ter certeza de que atende à demanda dos usuários com as características que eles esperam.

2 - Alinhar a oferta e a marca aos valores do cliente

Já que percepção de valor é uma compreensão que parte do cliente, nada mais sensato do que desenvolver um trabalho estratégico, compreender a sua realidade, suas convicções, de modo a buscar alinhar a sua oferta às preferências deles. É preciso conhecer seu público-alvo, saber o que ele precisa para definir estratégias que causem boas impressões e, consequentemente, uma melhor aceitação.

3 - Ofereça uma experiência de qualidade

Proporcionar uma experiência ao cliente é uma tendência extremamente importante. O cliente não deseja apenas usar um produto/serviço para um fim. Ele quer fazer isso da melhor forma possível, sem estresse, dores de cabeça e fatores inconvenientes. O consumidor não quer que sua vida seja afetada pelo uso de um item, mas que seja melhorada por ele.

4 - Assistência constante (pós-venda)

O relacionamento com o cliente não termina quando o negócio é fechado. É preciso seguir acompanhando o cliente, tendo como meta a sua fidelização. Para isso, se mantenha presente, ofereça suporte, ajude o consumidor a se adaptar. Permaneça próximo a ele, construa um relacionamento baseado na transparência e faça sua empresa se diferenciar das concorrentes.

5 - Ofereça descontos e oportunidades

Independentemente do segmento do seu negócio, o empreendedor precisa oferecer algum benefício para quem compra. Assim, o cliente permanecerá enxergando valor em sua marca.

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