É um momento delicado para o comércio, por isso as decisões devem ser planejadas para atrair o cliente e garantir o lucro da loja

No fim do ano, o comércio tende a vender mais, pois algumas datas comemorativas desse período são muito favoráveis para estimular o consumo, como a Black Friday, o Natal e o Ano-Novo. Mas, como diz aquele famoso ditado popular, “tudo que é bom dura pouco”: no final de janeiro, o comércio já começa a sentir os reflexos da redução das compras.
De acordo com um estudo da Serasa Experian, fevereiro costuma ser o pior mês do ano para o varejo brasileiro. Setores de vestuário, calçados e acessórios são os mais afetados. Isso acontece porque, no começo do ano, costumam chegar às parcelas de IPTU e IPVA, a renovação de matrícula escolar e os demais compromissos financeiros.
Que tal pensar nas vendas do pós-Natal com antecedência para não ser pego de surpresa? O Sebrae, em parceria com o Serasa, selecionou cinco dicas para você manter o desempenho e potencializar seu faturamento no início do ano.
1 – Conheça a situação do seu estoque
O estoque é uma das peças fundamentais para o bom funcionamento da sua empresa, pois uma boa gestão de estoque ajuda a equilibrar o fluxo de compras, definir um espaço de armazenamento das mercadorias e até identificar quais estão sendo os produtos de maior e menor saída.
Depois do Natal, é natural que seu estoque tenha pouca ou nenhuma disponibilidade de um produto e também produtos que não tiveram bom volume de vendas. Identifique, anote e selecione quais serão alvo das suas estratégias de venda.
2 – Crie um plano de vendas
Depois de analisar a situação do seu estoque, é hora de desenvolver um plano de vendas baseado na quantidade de produtos que ficaram “parados”. O plano de vendas é a ferramenta que vai organizar todas as etapas antes da comercialização.
Com o plano de vendas o empreendedor saberá com precisão quais são as suas metas e como elaborar estratégias de atuação, além de analisar o mercado e acompanhar os resultados.
3 – Faça promoções
Os descontos, as promoções e as ofertas podem ser um método integrante do plano de vendas. Afinal de contas, a redução do preço e as facilidades de compra podem representar um atrativo para levar o cliente ao consumo.
As promoções precisam ser planejadas de acordo com a situação do seu negócio e a margem de contribuição para evitar prejuízos. Calcule qual o preço mínimo que pode ser oferecido e qual seria o diferencial da sua empresa em detrimento da concorrência, que também espera vender muito.
4 – Mantenha seus clientes informados
Invista em uma boa comunicação com os seus clientes. Nesse contexto, é válido um e-mail, uma mensagem e até mesmo uma ligação para informar sobre as novidades da loja e os descontos.
Uma forma de abordar os seus clientes sem associar o seu contato meramente com uma nova venda é a solicitação de feedback. O cliente comprou com você no fim do ano? O produto atendeu as expectativas? Ele está satisfeito? Pois bem! Capriche no atendimento pós-venda, e o retorno pode ser surpreendente.
5 – Trabalho em equipe
Por fim, mas não menos importante, o trabalho em equipe fará toda a diferença para projetar o seu negócio e alavancar as vendas em um período de maior dificuldade. O processo contempla todos os setores: estoque, administrativo, financeiro, atendimento e marketing, por exemplo.
A empresa precisa, primeiramente, ter uma organização interna para depois focar no público. Quando cada integrante da equipe se unir e aprimorar o seu departamento, o trabalho alcançará êxito.
Gostou das dicas? Então, acesse o portal do Sebrae e saiba da importância do pós vendas .
Foi um prazer te ajudar :)