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Fri Apr 07 22:19:11 BRT 2023
Mercado e Vendas | CLIENTE
Saiba como lidar com clientes inadimplentes no varejo

Um dos principais vilões para o comércio varejista é o cliente inadimplente. Por isso, é fundamental conhecer algumas técnicas para reverter a situação.

· Atualizado em 07/04/2023
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Para te ajudar, selecionamos as melhores dicas do especialista André Ortiz, do canal TV Vendedor, sobre como lidar com clientes inadimplentes. 

A inadimplência é um problema comum no varejo no Brasil. De acordo com dados recentes, a taxa de inadimplência no varejo brasileiro ultrapassou mais de 10% em 2021, o que representa um aumento considerável em comparação com os anos anteriores. Esse aumento na inadimplência pode ser atribuído a uma série de fatores, incluindo a instabilidade econômica e a alta taxa de desemprego no país.

Além disso, a falta de planejamento financeiro por parte dos consumidores também é uma das principais causas da inadimplência no varejo no Brasil. Muitos consumidores tendem a gastar mais do que podem, o que resulta em dívidas impagáveis e, consequentemente, na inadimplência. Para combater este problema, muitas empresas varejistas estão implementando estratégias de cobrança mais eficientes e programas de fidelização para incentivar seus clientes a pagarem suas dívidas em dia. O comércio varejista também está investindo em tecnologias para aprimorar seus processos de cobrança, tornando-os mais eficientes e eficazes.

Agora, trataremos de um assunto polêmico: a cobrança de clientes inadimplentes. Às vezes, os clientes deixam de pagar o que devem à sua empresa. Por isso, é fundamental abordá-los da forma correta. A seguir, abordaremos algumas técnicas para reaver as dívidas. 

A princípio, saiba que são poucas as pessoas que devem por querer. No entanto, podemos constatar alguns perfis de devedores. O primeiro deles é o esquecido, o cliente que esqueceu a conta a pagar. Este é o mais fácil de efetuar a cobrança. O segundo perfil é o do cliente que está passando por alguma crise financeira. Geralmente, enfrentou uma demissão ou então um imprevisto. Neste caso, é preciso ter paciência, pois ele irá pagar, mas não naquele momento. O terceiro perfil - e o pior de todos - é o cliente de má-fé, aquele que não tem a intenção de pagar. 

Sendo assim, o primeiro passo é identificar qual é o perfil do seu cliente devedor. Após essa identificação, será possível traçar estratégias para reaver a dívida. Ao colocá-las em prática, é fundamental deixar o medo de lado. Afinal, a cobrança é um assunto complicado. Mas, lembre-se de não se exceder para evitar problemas jurídicos. 

Assim, o primeiro meio de contato poderá ser uma comunicação, seja escrita ou virtual. A carta com aviso de recebimento tem vantagens jurídicas, pois atesta a notificação do devedor. Em contrapartida, as comunicações digitais são mais difíceis de validar. Independente do meio da mensagem, lembre-se de ser cordial e pontuar todos os elementos da dívida, como valor, itens e vencimento. Se couber, aponte condições especiais para renegociar o débito. No caso de serviço, aponte o cancelamento em caso de inadimplemento. 

O próximo passo é realizar a cobrança por meio de contato telefônico. Neste caso, o profissional responsável deve ser qualificado para realizar uma abordagem leve e assertiva. Caso contrário, poderá afastar ainda mais o devedor e causar danos à reputação da empresa. Elabore um script com uma linguagem leve e que desperte a empatia no cliente. 

O próximo passo é ligar para o trabalho do devedor. Contudo, fale diretamente com ele. Jamais comunique a dívida a terceiros, pois é passível de indenização por danos morais. Ainda sobre os telefonemas, observe o horário de contato. Os melhores são das 9 horas da manhã até meio-dia ou das 16 horas até às 20 horas. Além do mais, sempre respeitam sábados, domingos e feriados. Não entre em contato nesses dias, pois geralmente são dias de lazer.. 

Há também a cobrança por meio do contato pessoal. No entanto, ela não poderá gerar qualquer tipo de exposição, constrangimento ou ameaça. A conversa deve ser privada, entre o responsável pela sua empresa e o cliente. Lembre-se que o profissional designado para a cobrança deve ser treinado e muito educado para tratar de um assunto tão sensível. 

Por fim, temos uma medida preventiva, que não pode ser considerada uma cobrança. Neste caso, é possível entrar em contato antes do vencimento do débito. Assim, é fundamental deixar claro que a dívida está para vencer,  pois, juridicamente, o cliente ainda não é considerado um devedor. 

Talvez, você conheça algumas empresas, especialmente operadoras de telefonia celular, que têm um departamento financeiro muito inteligente. Você já percebeu que, faltando cinco dias para o vencimento, elas te enviam um WhatsApp, SMS ou e-mail avisando que a fatura está prestes a vencer? É uma estratégia que previne a inadimplência. 

Lembre-se que a abordagem ao cliente inadimplente é um desafio para qualquer empresa do setor varejista. Além dos métodos de cobrança tradicionais, como ligações telefônicas e mensagens, há outras formas que podem ser consideradas na tentativa de resolver a situação.

Uma dessas formas é a utilização de tecnologias, como a inteligência artificial, para identificar o momento certo de realizar a cobrança. Por meio da análise de dados e comportamento do cliente, é possível determinar o momento mais adequado para abordar o assunto. Além disso, o uso de chatbots e ferramentas de automação de cobranças pode ser uma forma eficaz e menos invasiva de cobrar a dívida.

Outra opção é a negociação com o cliente. É importante estabelecer uma comunicação clara e respeitosa, explicando a situação financeira da empresa e buscando soluções que possam ser benéficas para ambas as partes. É possível oferecer opções de pagamento parcelado ou descontos para incentivar o freguês a quitar a dívida. Assim, a empresa pode trabalhar em conjunto com o cliente para solucionar questões financeiras e evitar futuros atrasos no pagamento.

Por fim, a empresa pode optar por buscar soluções jurídicas, como ações de cobrança ou penhora, em casos extremos. No entanto, é importante lembrar que essa opção deve ser utilizada como último recurso, já que pode prejudicar a relação com o cliente e prejudicar a imagem da empresa. É importante sempre buscar soluções pacíficas e negociadas antes de recorrer a medidas judiciais.

Por fim, essas dicas melhoram a comunicação da sua empresa com os clientes inadimplentes. Não esqueça que é um assunto complicado, merece muita atenção, pois pode trazer prejuízos maiores do que a dívida. 

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