this is an h1

this is an h2

Mon May 08 22:21:13 BRT 2023
Inovação | STARTUP
Saiba o que são as deep tech

Entender o conceito de deep tech é o primeiro passo para empreender em uma das áreas mais promissoras dos próximos anos.

· 06/03/2023 · Atualizado em 08/05/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Deep techs são startups baseadas em investigação científica apoiada por patentes, que atuam com inovação complexa, lidando com problemas como o tratamento de doenças, mobilidades, aquecimento global e desenvolvimento industrial.

É uma área que enfrenta uma intensa pressão para provar que sua ciência pode resultar em enormes receitas tão rapidamente quanto as empresas do setor de tecnologia geral; é um dos setores mais promissores dos próximos anos e que tem recebido investimentos privados impressionantes.  

Tendo movimentado cerca de R$ 88 bilhões (ou US$ 18 bilhões) em 2021, segundo o divulgado pela instituição Liga Ventures, o setor tem crescido a passos largos no Brasil (cerca de 25% ao ano), e por excelentes motivos: a proposta do modelo do setor inclui resolver questões associadas à desigualdade, meio ambiente e cultura, ultrapassando em muito o desejo de se obter lucro imediato. A visão de futuro deep tech é uma prosperidade coletiva e sustentável.  

Usando ferramentas como inteligência artificial, internet das coisas (IoT), robótica, biotecnologia, computação quântica e outros avanços tecnológicos, praticamente todos os setores da economia e da sociedade devem se beneficiar das inovações científicas trazidas pelas deep techs. 

Esta modalidade, que está impactando o mercado de forma crescente, surgiu como conceito em 2014 através da social media indiana Swati Chaturvedi, com o objetivo de diferenciar empresas de “tecnologia profunda” das startups de internet, dispositivos móveis e comércio eletrônico.

Desde então esse conceito vem ganhando novas camadas de significados, como startups que possuem risco científico para seu produto funcionar (como a Air Street Capital de Nathan Benaich) ou tecnologias que adicionam ao risco ou descoberta científica o fator de soluções aos desafios fundamentais do mundo e aos problemas significativos (como as divulgadas por Joshua Siegel, Sriram Krishnan, J. Siota e Prats).

Por ser baseada em pesquisas que levam a inovações disruptivas, o mercado muda o tempo todo, sempre recebendo novas tendências e abrindo oportunidades de investimentos.  

Impacto social 

A deep tech atua em diversas frentes, procurando soluções novas para grandes problemas da sociedade. Na clínica médica, a tecnologia escuta e traduz a fala do paciente, gerando uma jornada personalizada do indivíduo, com mapeamento genético e testes clínicos descentralizados. A digitalização de serviços de saúde pode fazer o acesso da população a serviços mais eficientes. 

Na mobilidade, a tecnologia pode otimizar o fluxo de pessoas em áreas de grande concentração populacional.

No meio ambiente, as deep techs podem combater o aquecimento global implementando matrizes limpas para geração de energia, desenvolvimento de cadeias de fornecimento sustentáveis e apoio à economia circular. 

Ferramentas tecnológicas concretas oferecem oportunidades de empreender de forma socialmente justa e sustentável.  

Saiba mais: 

Super Conexão EMBRAPII & SEBRAE | Casos de Deeptech - YouTube 

Tecnologia e bases tecnológicas: entenda a relação 

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?