As bases tecnológicas da indústria integram conhecimento, tecnologia e ciência na geração de produtos e processos.

Tecnologia vem dos termos gregos tekhne, que quer dizer técnica, arte, ofício, e logos, que significa conjunto dos saberes. O conceito de tecnologia, portanto, envolve princípios e procedimentos resultantes da aplicação do conhecimento científico, contribuindo para a resolução de problemas da sociedade.
Quando o ser humano começou a desenvolver ferramentas para caçar, como lanças e machados, surgiu a tecnologia. No século 18, com a Revolução Industrial e a criação da máquina a vapor, voltou-se a falar em tecnologia, que, atualmente, tem trazido benefícios e mudanças de comportamento na sociedade.
É possível verificar o desenvolvimento de cidades inteligentes (smart cities), que integram plataformas e recursos em busca do bem-estar coletivo. As áreas da saúde, da educação e da segurança também foram muito beneficiadas pela tecnologia.
A implementação de tecnologias ainda promove a agilidade e a eficiência nos negócios, garantindo segurança e organização dos processos, maior controle da produtividade e melhor atendimento ao cliente.
O que são bases tecnológicas?
As bases tecnológicas, de qualquer área produtiva, são o conjunto sistematizado de conceitos e procedimentos tecnológicos que dão suporte à geração de produtos e processos. Existem diferentes tipos de indústria de base tecnológica, como spin-offs acadêmicas e startups, que desenvolvem conhecimento em suas instituições.
Cada tipo de empresa de base tecnológica produz bens utilizando tecnologia própria da sua área e agregando valor aos seus produtos. A indústria de produtos químicos é um exemplo de base tecnológica que abrange os balanços de massa e energia em equipamentos e sistemas reacionais, equações e gráficos para cálculo, funções matemáticas e acessórios, entre outros.
Também é possível citar as indústrias de alimentos, que aplicam conhecimentos empíricos que garantem a fabricação de produtos alimentares novos ou conhecidos para um consumo seguro pela população. Esses saberes estão relacionados ao processamento (química), conservação (microbiologia), distribuição (logística) e utilização (nutrição) dos alimentos.
Desafios
Um dos principais desafios das pequenas empresas de base tecnológica é a gestão, já que o principal ativo das empresas de IBTs são os recursos humanos qualificados. Tanto para criar quanto para manter essas empresas, é preciso contar com profissionais criativos e inovadores e com gestores especializados.
O setor de recursos humanos precisa reter talentos e motivar suas equipes. Além disso, como as empresas de base tecnológica nem sempre vendem um produto físico, é preciso entender o funcionamento desse tipo de organização.
O Sebrae oferece cursos e outras formas de ajuda para as empresas de IBTs, como o Sebraetec, Startup Summit, Polo de Startup do Sebrae em SC, Catalisa ICT e Inova Amazônia.
Foi um prazer te ajudar :)