Tais habilidades são essenciais para os profissionais que desejam manter-se competitivos no mercado de trabalho.

O ritmo acelerado das mudanças no mundo atual tem impactado significativamente a capacidade das empresas e indivíduos se adaptarem às transformações tecnológicas e tendências emergentes. Em um cenário como esse, a discussão sobre o desenvolvimento profissional se torna cada vez mais crucial.
Atualmente, as práticas de upskilling e reskilling são essenciais para os profissionais que desejam manter-se competitivos no mercado de trabalho. Essas tendências permitem que os colaboradores aprimorem suas habilidades, adquiram novas competências e se tornem mais produtivos e inovadores.
Embora o tema ainda seja relativamente novo, o conceito de lifelong learning, que enfatiza a importância da aprendizagem contínua, tem sido amplamente difundido e está diretamente relacionado à cultura da inovação.
Estudo realizado pela PwC Global revelou que 4 a cada 5 CEOs estão preocupados com a escassez de habilidades essenciais dos colaboradores. Para eles, este contexto ameaça o crescimento dos negócios.
Outro estudo, realizado pela McKinsey & Company, também demonstra que 80% das empresas já enfrentam lacunas de habilidades em seu time de colaboradores.
Diante desta conjuntura, empresas despertam cada vez mais para a necessidade de investirem no desenvolvimento de habilidades que possam aumentar a competitividade da sua empresa.
Entenda os conceitos de upskilling e reskilling
Em tradução do inglês, o termo skills refere-se a habilidades, competências e conhecimentos que um profissional possui.
O termo upskilling refere-se ao aprimoramento e desenvolvimento de habilidades de um profissional em sua área de atuação. Não envolve uma mudança significativa na direção da carreira, mas sim um aperfeiçoamento das habilidades existentes para atuar de maneira mais eficaz em sua posição atual e construir uma carreira mais sólida.
Já o termo reskilling refere-se à requalificação e desenvolvimento de habilidades em áreas não relacionadas à função atual de um profissional. Esse processo visa capacitá-lo para exercer uma função diferente no futuro.
Quando uma empresa oferece um programa de reskilling, está proporcionando ao colaborador a oportunidade de desenvolver novas habilidades que lhe permitirão trabalhar em áreas distintas daquelas em que atua atualmente.
O processo de reskilling envolve a aquisição de novas habilidades para substituir aquelas que se tornaram obsoletas ou irrelevantes para um novo trabalho. Isso exige que o colaborador seja capacitado e treinado em uma área diferente daquela em que atuava anteriormente.
Já o upskilling consiste em adquirir novas habilidades para aprimorar as competências já existentes. Nesse caso, também é necessário que o profissional seja capacitado e treinado, a fim de manter-se atualizado com as tendências e tecnologias emergentes do setor.
Benefícios de upskilling e reskilling
Investir no desenvolvimento destas habilidades significa investir no conhecimento como uma forma de valorização profissional que beneficia o colaborador - que passa a ter mais valor - e a empresa - que ganha um colaborador especialista em um tema.
É, portanto, um bom caminho para alcançar um diferencial competitivo para se posicionar frente à concorrência.
Conheça alguns benefícios destas estratégias de desenvolvimento:
- Maior produtividade, por meio do aumento do potencial dos colaboradores, visto que vão adquirir habilidades e conhecimentos necessários para serem mais produtivos e eficazes;
- Melhoria da qualidade do trabalho e da eficiência, permitindo que os colaboradores sejam instigados a buscarem o crescimento profissional;
- Reestruturação da força de trabalho, por meio da realocação dos colaboradores diante de possíveis mudanças no mercado ou para reduzir custos;
- Aumento da competitividade da empresa, na medida em que colaboradores se tornam capazes de realizar tarefas mais avançadas, adaptando-se a mudanças tecnológicas;
- Aumenta a motivação dos colaboradores, que passam a sentir-se mais valorizados ao receberem treinamentos e capacitações.
Como aplicar o upskilling e reskilling na sua empresa
Para aplicar essas estratégias na sua empresa, é importante que já exista uma cultura com foco no aprendizado contínuo tanto dos colaboradores como dos gestores. É importante também considerar os objetivos individuais de cada profissional dentro da empresa e os da sua carreira.
Assim, eles poderão ser direcionados de modo que se sintam mais satisfeitos e desejem permanecer na empresa.
Acima de tudo, é importante pensar como o desenvolvimento profissional deve fazer parte da cultura de sua empresa. Já passou o tempo em que se costumava colocar dezenas de pessoas em um auditório ou criar um único programa de treinamento para centenas de colaboradores tinha algum resultado.
O futuro exige uma mudança de paradigma na forma de pensar a educação corporativa, considerando as necessidades específicas de cada colaborador.
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