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Mercado e Vendas | ESTRATÉGIA DE VENDA
Utilize o WhatsApp Business para manter as vendas

O aplicativo de troca de mensagens vai além dos memes e do bom-dia de seus familiares. Aposte no WhatsApp para atender os seus clientes e evitar prejuízos.

· 17/03/2020 · Atualizado em 09/09/2022
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O WhatsApp Business é uma ferramenta criada para auxiliar o processo de comunicação dos negócios. Em tempos de coronavírus, adotar essa ferramenta pode ser a solução para garantir as vendas da sua empresa. Afinal, o aplicativo permite que você atenda os seus clientes, a distância, para eles continuarem comprando.

Por isso, separamos nove dicas de como o WhatsApp Business pode ajudar a manter o dinheiro entrando no caixa da sua empresa.

1. Envolva o cliente

Antes de começar a disparar mensagens vendendo seus produtos ou serviços, aproxime-se do cliente, envolva-o e explique o diferencial do seu contato. Lembre-se de que, para ele, o WhatsApp é um recurso pessoal, utilizado para interagir com pessoas próximas. Por isso, qualquer mensagem que ultrapasse essa linha pode soar como invasiva, incomodar e fazer com que ele bloqueie o contato da sua empresa.

2. Segmente a sua lista de contatos

Faça um cadastro dos novos clientes de sua empresa, solicite o número de WhatsApp e peça autorização para enviar comunicados sobre seus produtos ou serviços. Crie listas de contatos de forma segmentada para mandar informativos, promoções e ofertas.

3. Divulgue o número de WhatsApp da empresa

Destaque o número de WhatsApp da empresa nos materiais e em todos os ambientes em que sua marca for divulgada. Crie comunicados para redes sociais e espalhe essa informação para que os clientes tenham acesso ao número e entrem em contato por meio desse canal.

4. Atribua tags aos clientes

As tags ajudam a organizar os contatos por ordem de interesse, área de atuação, perfil, dúvidas e outras categorias. Esse recurso pode ajudar em momentos em que a atenção de vendas está concentrada na plataforma.

5. Aproveite os recursos das listas de transmissão

As listas de transmissão são como grupos de WhatsApp, com a diferença de que os clientes recebem as mensagens de forma individual. O conteúdo é enviado para todos os contatos selecionados de uma única vez. É possível criar listas de transmissão com até 256 contatos. Veja como é fácil criar a sua:

  • Vá até a tela de conversas do WhatsApp, clique em “nova transmissão” e escolha a opção “nova lista”.
  • Selecione os contatos que deseja adicionar à sua lista e toque no ícone “criar”.
  • Altere o nome da lista e adicione outras pessoas.

Importante: os contatos precisam estar na agenda do celular, e o seu número deve estar registrado no celular do cliente. Por isso, comunique seus contatos antes de enviar sua lista de transmissão.

6. Invista em um número exclusivo

Você pode utilizar o WhatsApp Web e o WhatsApp pessoal no mesmo aparelho e com o mesmo número, embora não seja o ideal. Ter um número exclusivo para os assuntos da sua empresa vai garantir a sua privacidade e tornará o atendimento profissional, mais organizado e seguro. Invista em um aparelho mais simples e em um número de telefone exclusivo para atender os contatos da empresa.

7. Preste um bom atendimento

Além de um canal de vendas, certamente, os clientes vão utilizar o WhatsApp para solicitar atendimento, tirar dúvidas etc. Aproveite a praticidade e esteja preparado para lidar com esse tipo de situação.

8. Utilize um link direto para o seu WhatsApp

Coloque um link direcionando o cliente para o seu WhatsApp nas redes sociais, no seu site ou e-mail. Assim, você facilita o contato com a sua empresa. Para isso, siga o passo a passo abaixo:

9. Acompanhe as estatísticas das ações

Quer saber se as suas campanhas estão sendo vistas pelos clientes? No WhatsApp Business, é possível verificar o relatório de mensagens, com estatísticas sobre o número de mensagens enviadas, entregues e lidas pelos clientes. Saiba como ver o seu relatório:

  • Clique no ícone de três pontos, no canto superior direito da tela, e vá em “Configurações”.
  • Selecione “Configurações da empresa” e, depois, “Estatísticas”.
  • Verifique quantas mensagens a conta enviou, quantas foram entregues, quantas foram lidas e quantas foram recebidas de contatos ou clientes.

Fonte: Blog do Sebrae de Santa Catarina

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