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Fri Feb 17 02:36:31 BRT 2023
Mercado e Vendas | MARKETING
Veja as etapas para desenvolver um bom conteúdo

Sua estratégia de marketing digital precisa levar em consideração o conteúdo de qualidade e relevante para o público.

· Atualizado em 17/02/2023
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O desenvolvimento do conteúdo das suas publicações é, na verdade, a combinação das diferentes etapas do ciclo de vida de uma peça de comunicação. Selecionamos essas fases para você seguir e criar conteúdos relevantes na sua estratégia de marketing digital.

Entenda seu mercado

Para criar um conteúdo pelo qual o seu público-alvo se interesse, é necessário conhecê-lo bem. E se você já fez alguma pesquisa de mercado, deve ter muitas informações sobre seus atuais e potenciais clientes. Mas, se não possui um estudo sobre o perfil dos seus consumidores, você pode conversar com eles ou analisar o conteúdo dos seus concorrentes para entender o tipo de conteúdo que eles mais gostam de consumir.

Objetivo

Cada parte do conteúdo deve ter um propósito claro, seja para gerar tráfego orgânico, autoridade no setor ou aumentar o uso e venda de produtos e serviços. Definir um objetivo também irá ajudá-lo a rastrear as métricas certas que definem o sucesso de qualquer conteúdo.

Planejamento

Você pode ter muitas ideias de conteúdo para trabalhar. Mas, você deve selecionar algumas para começar, de acordo com o potencial de negócios e visibilidade que elas podem gerar.

Faça um cronograma com os temas que você vai trabalhar e defina prazos. Assim, você consegue visualizar o seu planejamento. Você também pode fazer um mapa mental para facilitar essa visualização, com cores diferentes mostrando as prioridades.

Criação de conteúdo

Cada um tem uma forma de abordar a criação de conteúdo. Não há um processo padronizado e definido. No entanto, existem algumas táticas que você pode implementar para agilizar o processo.

Entre elas, criar um guia de estilo de conteúdo e procedimentos operacionais padrão, ou seja, documentos que explicam como realizar tarefas específicas para criação de conteúdo. Assim, todos os envolvidos na produção sabem como proceder, qual a linguagem e cores que devem utilizar.

Feedback

Pode ser difícil identificar erros em seu próprio conteúdo. É aí que o feedback de outra pessoa pode ser fundamental. Você pode, por exemplo, compartilhar seu conteúdo com pessoas em diferentes funções e pedir uma análise sincera sobre a experiência de consumir aquele conteúdo.

Além disso, observe os comentários do seu público. Ali, estão os feedbacks mais valiosos. Para incentivar os comentários, coloque perguntas ou utilize recursos como caixinha de perguntas e enquetes nas suas publicações.

Distribuição

Para garantir que você atinja suas metas de conteúdo desejadas, é necessário ter uma estratégia de distribuição. Novamente, não existe um modelo único para todos.

Você deve ajustar sua estratégia de acordo com o objetivo de cada peça de comunicação. Se você está fazendo vídeos, por exemplo, pode ter um canal no YouTube ou pode investir mais nos reels do Instagram ou no TikTok, por exemplo.

Os canais de distribuição podem ser divididos em canais próprios, ganhos e pagos. Você pode ter o seu próprio site ou blog, por exemplo. Nessas páginas, você pode investir em search engine optimization (SEO) para se posicionar nas primeiras páginas dos buscadores e, assim, gerar tráfego orgânico para o seu site. E, outra opção é o anúncio. Você pode gerar tráfego pago criando anúncios em plataformas como o Google Ads e o Facebook Ads.

Monitoramento

A única maneira de entender se o seu conteúdo está cumprindo as metas estabelecidas é monitorando o desempenho dele. No seu planejamento, você já deve estabelecer seus indicadores e métricas de avaliação.

Também há várias ferramentas no mercado que podem ajudá-lo nesse sentido, como o Google Analytics. Além disso, você pode utilizar os insights nas próprias redes sociais para ver relatórios de métricas a respeito do desempenho do seu perfil e das suas publicações. Pesquise e encontre a ferramenta que melhor se adapte aos seus objetivos.

O importante é acompanhar sua performance constantemente. Assim, é possível ver se a sua estratégia está dando certo ou se necessita de ajustes. Também é dessa maneira que você observa se o seu conteúdo está interessando ao seu público e gerando engajamento.

Para saber mais, veja o conteúdo a seguir:

Aprenda a criar conteúdo atrativo

Confira 7 etapas para criar um conteúdo de qualidade

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